Algumas fotos obtidas pelo Amigo Bruno Rodrigues relativas ás obras de construção do porto de cruzeiros e ferrys da Horta. As fotos são referentes ao dia 19 de Agosto.
Correcção: porto de cruzeiros não...apenas porto de passageiros, pois com as alterações impostas ao plano inicial, e com as consequentes reduções da bacia, do molhe e das cotas, os únicos CRUZEIROS que lá vão encostar serão o cruzeiro do canal e cruzeiro das ilhas!!!
Boas, és capaz de ter alguma razão, para te ser sincero tenho ouvido muitas criticas acerca desta obra. Sabes com que cota de fundo fica o caís principal? também gostava de saber que comprimento tem o cais onde tem as rampas? Caro visitante se poder dar uma ajuda agradeço. Um Abraço Manuel
Pelo que ouvi dizer, o cais que tem a rampa ro-ro para os ferrys da região tem 300m de comprimento, dos quais 36 são ocupados pela rampa ro-ro e a profundidade desse cais é de 8 m .
Da última vez que saíram notícias acerca das cotas (e que eu tenha conhecimento), o molhe principal ia ficar com -8 metros, logo, os cruzeiros que para lá vão são os mesmos que hoje em dia atracam no porto comercial, salvo algum navio mais comprido que não atraque no molhe comercial (tem cerca de 180 metros). O molhe comercial tem também cerca de -8 metros de cota. Infelizmente os grandes cruzeiros vão continuar a fundear fora do porto (até ao dia em que não queiram fundear...).
Mas entretanto podem ter sido feitas outras alterações ao projecto inicial... enfim...
O que sei está aqui: http://cruzeirospdl.blogspot.com/2010/10/alteracoes-no-novo-cais-norte-da-horta.html
e aqui: http://cruzeirospdl.blogspot.com/2010/06/1-fase-da-requalificacao-do-porto-da.html
Nesta parte nova, que o cais principal, quer o outro para os navios da Transmaçor, têm rampas RO-RO, no cais principal para os navios da Atlanticoline e no outro para os novos navios que hão-de vir para a Transmaçor. Isto é aliás visível nas fotos. Não sei qual o comprimento do "cais da Transmaçor". O Principal "disporá de um molhe-cais de 264 metros úteis de acostagem (300 metros de comprimento de plataforma, com 36 metros de ocupação por uma rampa para operações ro-ro, roll-on/roll-off)." Em 2008 era público que o novo cais teria "um comprimento útil de serviço na ordem dos 320 metros". Portanto não sei quantos metros terá...
Alguns documentos que usei como base para os artigos no blogue Azores Cruise Club, nomeadamente os do site do Governo, já foram retirados. Mantém-se este, que na página 7 tem alguns dados (como se sabe a cota do cais-molhe deverá ser -8 metros em vez dos -6 metros mencionados): http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/7BBCB7CB-30F9-4944-A186-32A8B20A803D/0/PortoHortaSumExeFaseI.pdf
Portanto o mais provável é concretizarem-se estes comprimentos: 320 metros para o cais-molhe e 100 metros para a ponte-cais.
Por isso o cais é capaz de receber alguns dos navios de cruzeiros que escalam o Faial e também os mega iates. A Horta ganharia muito mais se os iates deixassem de ficar no porto comercial
Só aqui nesta imagem vê-se 4, no meio de descarga de peixe:
Parece que avanzan las obras ...las imagenes del Santorini muy bonitas saludos
ResponderEliminarObrigado Bermaxo
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Correcção: porto de cruzeiros não...apenas porto de passageiros, pois com as alterações impostas ao plano inicial, e com as consequentes reduções da bacia, do molhe e das cotas, os únicos CRUZEIROS que lá vão encostar serão o cruzeiro do canal e cruzeiro das ilhas!!!
ResponderEliminarBoas, és capaz de ter alguma razão, para te ser sincero tenho ouvido muitas criticas acerca desta obra.
ResponderEliminarSabes com que cota de fundo fica o caís principal? também gostava de saber que comprimento tem o cais onde tem as rampas?
Caro visitante se poder dar uma ajuda agradeço.
Um Abraço
Manuel
Pelo que ouvi dizer, o cais que tem a rampa ro-ro para os ferrys da região tem 300m de comprimento, dos quais 36 são ocupados pela rampa ro-ro e a profundidade desse cais é de 8 m .
ResponderEliminarAbraços
Marcelo Sousa
Da última vez que saíram notícias acerca das cotas (e que eu tenha conhecimento), o molhe principal ia ficar com -8 metros, logo, os cruzeiros que para lá vão são os mesmos que hoje em dia atracam no porto comercial, salvo algum navio mais comprido que não atraque no molhe comercial (tem cerca de 180 metros). O molhe comercial tem também cerca de -8 metros de cota. Infelizmente os grandes cruzeiros vão continuar a fundear fora do porto (até ao dia em que não queiram fundear...).
ResponderEliminarMas entretanto podem ter sido feitas outras alterações ao projecto inicial... enfim...
O que sei está aqui:
http://cruzeirospdl.blogspot.com/2010/10/alteracoes-no-novo-cais-norte-da-horta.html
e aqui:
http://cruzeirospdl.blogspot.com/2010/06/1-fase-da-requalificacao-do-porto-da.html
Nesta parte nova, que o cais principal, quer o outro para os navios da Transmaçor, têm rampas RO-RO, no cais principal para os navios da Atlanticoline e no outro para os novos navios que hão-de vir para a Transmaçor. Isto é aliás visível nas fotos. Não sei qual o comprimento do "cais da Transmaçor". O Principal "disporá de um molhe-cais de 264 metros úteis de acostagem (300 metros de comprimento de plataforma, com 36 metros de ocupação por uma rampa para operações ro-ro, roll-on/roll-off)." Em 2008 era público que o novo cais teria "um comprimento útil de serviço na ordem dos 320 metros". Portanto não sei quantos metros terá...
Alguns documentos que usei como base para os artigos no blogue Azores Cruise Club, nomeadamente os do site do Governo, já foram retirados. Mantém-se este, que na página 7 tem alguns dados (como se sabe a cota do cais-molhe deverá ser -8 metros em vez dos -6 metros mencionados):
http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/7BBCB7CB-30F9-4944-A186-32A8B20A803D/0/PortoHortaSumExeFaseI.pdf
Portanto o mais provável é concretizarem-se estes comprimentos: 320 metros para o cais-molhe e 100 metros para a ponte-cais.
Um abraço
Aqui estão algumas informações sobre o projecto inicial:
ResponderEliminarhttp://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sram-dra/textoImagem/Proj+Reordenamento+Porta+Horta.htm
Este projecto foi alterado, constando aqui as alterações:
http://cruzeirospdl.blogspot.com/2010/10/alteracoes-no-novo-cais-norte-da-horta.html
Por isso o cais é capaz de receber alguns dos navios de cruzeiros que escalam o Faial e também os mega iates. A Horta ganharia muito mais se os iates deixassem de ficar no porto comercial
Só aqui nesta imagem vê-se 4, no meio de descarga de peixe:
http://2.bp.blogspot.com/-cYOVqynlN5g/Te1hOmgAh9I/AAAAAAAAAqM/nu691I-11is/s1600/DSCN0337.jpg
Certamente que a Horta ganharia outra imagem se estes iates escalassem o novo porto. Esperamos q assim aconteca
Amigos Marcelo, Francisco e Bruno, Obrigado pela participação e informação e ao Bruno Obrigado pela partilha das fotos.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel