Para mim o mais importante em qualquer navio são as pessoas, são elas que lhe transmitem alma. Essas pessoas são tripulação, Staff ou os seus passageiros, um ferry transporta viaturas e passageiros, "transportando" com eles a Amizade, a Saudade, e muitos mais sentimentos, promove encontros e desencontros, resumindo transporta Vida, por isso e por muito mais para mim os ferrys são Especiais, sonho com um dia em que eles sejam um ainda maior factor de desenvolvimento sócio-económico destas pequenas ilhas.
Um destes dias o "ferry" "O Porto da Graciosa", recebeu uma passageira Especial, a Dona Rosa Silva, natural da vizinha ilha Terceira, uma mulher de cultura já com obra feita na área da rima e da prosa.
Após a sua viagem abordo do ferry, "Express Santorini", entre a Terceira e Pico, com escala na Graciosa e S. Jorge, escreveu esta bela prosa inspirada nos ferrys:
Entre a Praia da Terceira
E a Praia da Graciosa
A manobra é certeira
Quer em rima quer em prosa.
Quer em rima quer em prosa.
Os ferry's galgam o mar
E os portos com fartura
Quando querem atracar
Têm de haver rampa segura.
Somos os bons passageiros
O luxo da Região
No Verão bons marinheiros
Com direito a diversão.
Bem-haja quem nos recebe
Em cada porto de mar
E também pra quem concebe
O "roll" pra sair e voltar.
(©) Copyrights: Poema de Rosa Silva ("Azoriana") -Azoriana Blogue
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Belo artigo! Obrigada por tudo.
ResponderEliminarAté uma nova viagem :)
Abraço
Eu é que lhe Agradêço, o poema e a inspiração.
ResponderEliminarUm Abraço
Manuel
Boas Amigo Manuel.
ResponderEliminarPelas fotos que apesar de já ter uns anitos o ferry está em excelentes condiçoes. Já agora gostava de saber se utilizam apenas a rampa lateral, muito limitadora, ou a rampa de popa, isto claro nos portos que já estam preparados para tal.
Abraço
Elvio
Boas Elvio, também acho que o navio tem boas condições, um dia destes tenho que fazer uma viagem nele e então faço uma reportagem mais detalhada.
ResponderEliminarQuanto à tua pergunta apenas se utiliza a rampa lateral dos ferrys, mesmo onde existe rampas, no actual formato de apenas viaturas e passageiros excluindo carga rodada não vejo grandes problemas por utilizar as rampas laterais, mas dizes bem seria mais vantajoso as rampas de popa, mas isso vai ser outra história, pois não acredito que circule carga rodada tão cedo nos Açores..
Abraço,
Manuel
Olá, atenção que em relação à carga rodada, o problema que se põe nem é só utilizar-se uma rampa na popa ou lateral mas sim a dimensão dessas mesmas rampas/portas (largura e altura das mesmas). Esse é que é o problema. Claro que em ferrys de pequena dimensão uma rampa lateral trás muitas limitações a camiões Tir por exemplo, e outros véiculos maiores, mas 1º interessa saber se os ferrys que estão sendo alugados permitiriam sequer a operação de todo e qualquer tamanho de veículo mesmo que se usasse as rampas de popa.
ResponderEliminarBoas Caro Visitante, Obrigado pela visita, nos actuais moldes em que decorrre a operação ferry ter rampas laterais ou de popa é indiferente, talvez se ganhe rapidez, mas até aqui sempre se efectuou com rapidez a descarga e carga, quanto a camiões TIR na actual rampa lateral está fora de questão.
ResponderEliminarQuanto à sua questão de alturas, deixo aqui um link que talvez lhe tire a duvidas pelo menos em relação ao Express Santorini:
http://oportodagraciosa.blogspot.com/2010/12/express-santorini-operando-na-grecia.html
à pouco tempo escrevi um post sobre as rampas, onde digo que o mais importante que as rampas é defenir uma politica de transportes e isso passa por muitas questões importantes para se poder enquadrar as rampas, pode ler a minha opinião aqui:
http://oportodagraciosa.blogspot.com/2011/07/as-rampas-e-o-futuro.html
Abraço
Manuel
Tanto quanto sei pelo menos o Ferry EXpress Santorini tem rampa á popa para operar com todo o tipo de carga. Os portos é que já não sei. Cumps
ResponderEliminarElvio
Tens razão Elvio, quanto aos portos, ainda não existe rampas em todos os portos, mas existe em alguns e o Santorini já as experimentou.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel