sábado, 3 de setembro de 2011

500 trabalhadores dos ENVC nas ruas de Lisboa


Cerca de 500 trabalhadores dos ENVC,  partiram ontem rumo a Lisboa com o objectivo de entregarem à Empordef um memorando, infelizmente parece que a Administração da Holding do Estado, já tinha partido para fim de semana, tendo o referido memorando sido entregue a um segurança do edifício.
Tudo isto num País a sério, devia ser alvo de uma profunda e séria reflexão, afinal quem paga os erros dos "intocáveis" são sempre os mesmos.
Quero apenas com este simples post, demonstrar a minha Solidariedade para com os trabalhadores dos ENVC, é minha convicção de que são mais umas vitimas da  intocável  classe politica.
Vídeo: RTP

21 comentários:

  1. Caros amigos,
    Segundo notícia no JN de hoje, corre rumores que o ferry "ATLÂNTIDA" ainda pode ir para os AÇORES!Também se falou que na viagem de Viana do Castelo para Lisboa,o navio atingiu velocidade de 19 nós. Será verdade!?
    Seria uma notícia excelente para ambas as partes.
    Sousa de Castro

    ResponderEliminar
  2. Boas Amigo, como sabe existe várias versões uma delas a que publiquei baseada no SEA-WEB, mas na altura da partida sabe bem que se falava em russos e açorianos.
    Continuo á espera da situação se clarificar para corrigir o post, mas como tudo é possivel vou esperar.
    Se o navio vier para os Açores logo se verá, mas que desculpa vão agora dar para aceitar o navio depois de tanta trapalhada? Reparei numa foto na net que já apagaram o logo dos açores do Atlântida, vamos esperar.
    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  3. Anónimo do link.

    Sim, o logo dos açores e da Atlanticoline foi apagado pouco tempo antes da visita do Chavez!

    Muito sinceramente nem sei que dizer!
    Ao fim desta trapalhada toda o navio acabar mesmo por ir para os Açores; acho um coisa tao hilariante que nem consigo acreditar,
    Pessoalmente acho muito improvável

    Mas o que me contaram e que ele se fosse para os Açores ira fretado e nao vendido a Atlantiline, o que torna a história ainda mais insólita!

    Uma coisa é certa o Atlantida Alugado o ano inteiro pelo mesmo preço que se tem pago pelo Express Santorini, seria uma mina de ouro para o seu propriatário!!
    Um negocio bem mais rentável que vende-lo simplesmente.

    Desculpem o aparte mas o preço pago pelo fretamento dos navios que tem operado no Açores é um Roubo!!

    Eu nao acredito que seja possível o Atlantida ir para os Açores

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas Amigo, de facto a análise que fases tem razão de ser, ainda um deste dias lia que o projecto de viabilização dos ENVC prevê a venda do navio por 25 ME, ora se em dois anos pagamos 21 ME à hellenic seaways (por dois navios), 5 ME por 6 meses ano era uma maravilha economica para o estaleiro digo eu assim pensando om os meus botões.
    Um Abraço
    Manuel

    PS: isto é um país de loucos

    ResponderEliminar
  5. Presidente da Atlanticoline rejeita qualqier possibilidade de compra do Atlantida:



    http://www.radiogeice.com/geicefm/index.php?option=com_content&view=article&id=3662:acores-presidente-da-atlanticoline-rejeita-qualquer-possibilidade-de-adquirir-ferry-atlantida&catid=35:informacao-regional&Itemid=70

    Ja foi aberto novo concurso internacional para os novos ferry´s?

    Abraço do anónimo do link

    ResponderEliminar
  6. Entretanto a fama da Atlntico line espalha-se pelo mundo fora....

    http://www.ferryvolution.com/2011/08/19/strange-relationship-between-atlanticoline-and-shipyards/#permalink

    ResponderEliminar
  7. Amigo do link, já sabia das declarações do Dr Carlos Reis, se eliminarnos os Venezuelanos, os açorianos, resta agora os russos, parece-me que ainda muitatinta vai correr.
    Quanto ao concurso dos dois ferrys na altura ouvi falar num prazo de um mês, mas penso que ainda não avançou. Estarei atento e depois digo.
    Um Abraço
    Manuel

    Boas Caro visitante, sim estou a ver que a Atlanticoline está a ficar famosa além fronteiras, vejo também que a foto mais famosa do Atlantida do L. Ré ( The Pilot boat) já o é também fora de fronteiras.
    Isto dava um belo argumento para uma novela da TVI.
    Abraço,
    Manuel

    ResponderEliminar
  8. Boas!

    com tanta brincadeia eu pergunto:

    Se fosse entregue o transporte maritimo entre ilhas a algum Armador que entenda do assunto Nao estariamos todos muito melhor?

    http://1.bp.blogspot.com/_JEyWq_q9EiI/S7UUxUnk5bI/AAAAAAAABRg/BX1Q5F3_eek/s1600-h/P4011524.JPG


    Quais sao os portos dos açores com capacidade para este tipo de ferry operado pela Balearea+ ou pela Armas?

    180m x 26m x 5.3m

    PS: Sei que sao ferrys grandes demais para a povoaçao de algumas das ilhas


    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Boas Caro Visitante, esse é muito grande, não te esqueças que depois existem limitações de comprimento de caís e de cotas de fundo.
    Um que eu gostava da Baleária e que também passou por Viana foi o "Passio per Furmentera" com 100 metros e mais ou menos as mesmas capacidades do Atlântida só que a velocidade é superior a 20 nós.
    Outra solução simples teria sido clonar o Lobo Marinho, estariamos todos muito melhor.

    Um Abraço
    Manuel

    PS: a brincadeira não é para chatear é mesmo para não ficar chateado com tanta asneira.

    ResponderEliminar
  10. Bem!

    O segundo navio e uma serie ficaria com certeza uns 10/15 milhões mais barato

    todo trabalho de arquitetura, engenharia, testes e certificação estaria feito.

    ResponderEliminar
  11. Se calhar o problema seria: "alguem ou melhor vários deixavam de ganhar 10 a 15 milhões"
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  12. Amigo Manuel por mais que a gente se esforce esta convrsa vai sempre parar ao mesmo!



    Noutras palavras por alma de quem a Atlantico line insiste em projectos de navios próprios, quando o mercado esta cheio de ferrys com provas dadas?
    mesmo no mercado de usados aparecem inumeras oportunidades!!

    De uma vista de olhos por estes sites especializados! vai ficar surpreendido
    O aluguer do Santorini e do Hellenic wind nos ultimos anos dava para dotar cada ilha dos Açores com o seu proprio ferry!

    http://www.maritimesales.com/TOM10.htm

    este ficava pago com o preço do aluguer de ano e meio

    http://www.yachtworld.com/boats/
    2000/FAST-FERRY-Passenger-Cars-1962831/France

    Dá que pensar nao dá?

    Abraço
    do amigo do link :D

    ResponderEliminar
  13. Boas Amigo do Link, exactamente a roda já foi inventada, e como diz o povo quem não sabe copia.
    Nestes ultimos dias tenho feito uma pergunta a mim mesmo, porque andamos a brincar aos ferrys? duvido que se faça uma aposta séria neste serviço, prejudicaria alguns interesses que se esforçam em limitar o serviço.
    Já reparaste que o serviço ferry nos Açores têm muitas diferenças dos outros arquipelagos, á quantos anos andamos a brincar com ferrys? o que evoluiu? qual o futuro? navios novos? todo o ano? com carga? sem carga? com carga mas com um preço proibitivo para não tirar carga à concorrencia? querem que o ferry seja uma ponte ou apenas um passadiço? qual no fundo o projecto das várias "organizações" politicas para o futuro?
    Enfim eu tambem não consigo perceber certas coisas, e acredita que vivendo numa pequena ilha tudo isto tem mais importancia, espero dentro em breve falar disto.
    Vou ver agora os links
    Um abraço,
    Manuel

    PS: vi o Lula falando dos ENVC, espero que não seja só conversa.

    ResponderEliminar
  14. O ferry do 2 link è o Garcia lorca ex -Baleaia+

    16 milhoes de dollars! pelo cambio actual cerca de 10 milhões de euros!


    http://www.youtube.com/watch?v=5RWpEUtkSpE
    uma verdadeiro achado!

    ResponderEliminar
  15. Amigo visitante, lembre-se que esse bicho deve ser um "grande bêbedo" ou seja deve beber uns bons litros de gásoleo por hora tornando mais dificil a sua rentabilização, segundo me dizem um navio desse tipo precisa de uma taxa de ocupação acima dos 70 % para começar a ser rentavel.
    Mas como diz certamente haverá muitas hipóteses no mercado, mas continuo a pensar que antes de avançar para a compra ou não dos ferrys temos que refletir sobre a politica de transporte regional, se fôr apenas para transportar carros e apenas 5 a 6 meses ano então teremos que pensar bem, pois neste moldes uma operação anual seria muito dificitária.
    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  16. Boas, ja num outro post eu havia referido o facto de com o dinheiro gasto nos fretamentos ja se tinha comprado ferries para garantir o ser viço todo o ano, mas são opções que não entendo. Quanto ao ferry da Balearia, acho que é inadequado para o Atlantico, ainda por cima nos Açores, que quando dá mau tempo é a serio. Os fast ferries são bons com bom tempo,com mau não navegam, alem do mais tem um consumo elevadissimo pelo que se traduzirá em transportes carissimos. Acho que há muitos usados Ver no http://www.apolloduck.com/ a bons preços . E na melhor das hipoteses..o Atlantida.
    Cumps
    Elvio

    ResponderEliminar
  17. Boas Elvio obrigado pelo comentário, de facto existem muitas oportunidades, e tempo para refletir pois penso que para o ano será Santorini e Hellenic, pois estão adaptados aos portos e o proximo ano e mais barato.
    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  18. Pois talvez, mas ja não existem rampas rol-of rol-on na maior parte dos portos? Eu continuo com certeza que o fretamento sai sempre mais caro pois só é feito de verão. a compra se ferries garante o serviço todo o ano, e eu considero isso uma mais valia para as ilhas.Basta dizer que aqui, no Porto santo, de inverso o dia em que não há barco isto para. Aí deve ser igual.
    Cumps
    Elvio

    ResponderEliminar
  19. O ferry da Balearia+ que eu apresentei foi apenas uma referencia para se comparar os preços de venda de ferrys no mercado de usados e o valor pago pelos fretamentos!

    O Amigo Manuel tem algum mapa com a média diária de passageiros entre ilhas?
    Seria interessante saber!

    Existe nos Açores algum serviço de Taxi boat, semlhante ao que existe em alguns arquipelagos ou grandes metrópoles

    Esse serviço e prestado por embarcaçoes de alta velocidade ate 20/25 passageiros
    Um colega meu de Universidade Açoriano aqui há uns 10 anos chegou mesmo a dizer-me que o sonho dele era criar um negocio de Fast Taxi Boat entre ilhas nos Açores

    Os anos passaram e ele nem aos Açores regressou, provabelmente os interesses instalados teriam tornado o negócio inviavel, ou mesmo incapaz de sair do papel!

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. O ferry da Balearia+ que eu apresentei foi apenas uma referencia para se comparar os preços de venda de ferrys no mercado de usados e o valor pago pelos fretamentos!

    O Amigo Manuel tem algum mapa com a média diária de passageiros entre ilhas?
    Seria interessante saber!

    Existe nos Açores algum serviço de Taxi boat, semlhante ao que existe em alguns arquipelagos ou grandes metrópoles

    Esse serviço e prestado por embarcaçoes de alta velocidade ate 20/25 passageiros
    Um colega meu de Universidade Açoriano aqui há uns 10 anos chegou mesmo a dizer-me que o sonho dele era criar um negocio de Fast Taxi Boat entre ilhas nos Açores

    Os anos passaram e ele nem aos Açores regressou, provabelmente os interesses instalados teriam tornado o negócio inviavel, ou mesmo incapaz de sair do papel!

    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Boas, sim calculei que fosse um exemplo, quanto ao nº de passageiros não tenho ideia, sei que por exemplo na altura das principais festas da minha ilha numa semana transportaram cerca de 2000 passageiros o que tendo em conta a dimensão da ilha foi muito bom.

    Quanto à tua questão dos taxis marítimos existe várias opções nas várias ilha até tem sido um segmento que tem evoluido bastante deixo-te dois exemplos da minha ilha:
    http://www.divingraciosa.com/
    http://www.gracipescas.com/
    Olha como falaste no teu Amigo só por curiosidade o dono da Divingragiosa e do continente e fez um investimento cá pelo que dizes e podes ver no site parecido com o que o teu amigo queria.

    Um Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar