Um Bom Amigo, ofereceu-nos a possibilidade, de efectuarmos uma visita ao porto de Piraeus, Grécia. Uma visita que só podia começar pelo "nosso", "Express Santorini", atracado no porto grego depois de terminada a sua época de Verão nas nossas ilhas.
A seguir visitamos o elegante, "Elyros" da Anek Lines, um ferry com uma capacidade para 2000 passageiros e 650 viaturas. Comprimento de 192 metros, uma boca de 27 metros, um calado de 6,70 metros, atinge uma velocidade de 23 nós.
O "Superfast XII" da Superfast Ferries, um navio com capacidade para 1550 passageiros e 653 viaturas.
Comprimento, 199 metros; Boca, 25 metros; Calado, 6,58 metros; Velocidade max., 31 nós, serviço, 28 nós.
Nestas imagens o, "Highspeed 4", operado pela nossa conhecida Hellenic Seaways, este catamaran, foi construído pela Austal, Austrália, e tem uma capacidade para 1050 passageiros e 188 viaturas. Comprimento, 92,6 metros; Boca, 24 metros; Calado, 3,76 metros; Velocidade máxima, 40,5 nós.
Mais um grande ferry, desta vez o "Knossos Palace", da Minoan Lines, um ferry com capacidade para 2200 passageiros e 600 viaturas. Comprimento, 214 metros; Boca, 26,4 metros: Calado, 7,1 metros; Velocidade máxima, 29,5 nós.
Este é um dos irmãos do "nosso", "Hellenic Wind", neste caso o "Speedrunner 3", da Aegean Speed Lines, com capacidade para 800 passageiros e 148 viaturas. Observem atentamente o tipo de rampa que este gémeo do "Hellenic Wind" utiliza na Grécia. Comprimento, 100 metros; Boca, 17 metros; Calado, 2,75; Velocidade, 38 nós.
O "Highspeed 6", é mais um pertencente à frota da Hellenic Seaways, adquirido em 2010 á Acciona Transmediterranea ( ex Milenium), este catamaran é irmão dos conhecidos deste blog, "Bencomo" e "Bentago" ( da Fred Olsen, Canárias), construídos pela Incat , Austrália, tem uma capacidade de 900 passageiros e 260 viaturas. Comprimento, 96 metros; Boca, 26 metros; Calado, 3,3 metros; Velocidade, 42 nós.
Copyright fotos: Um Bom Amigo, Grécia.Vídeo: Youtube / Canal MrARXIPELAGOS.
Vejam as velocidades médias destes navios e digam-me o que é que andamos a fazer com ferries que vão navegar a 16 nós???
ResponderEliminarBoas Tiago, exactamente aquilo que pensei quando fiz o post.
ResponderEliminarNa minha humilde opinião velocidades de 16 nós é muito pouco, afinal os navios ao serem mais velozes contribuem para encortar distãncias, mas como somos uma região "inventiva" daqui uns dias o ideal é voltar aos barcos à vela!
Abraço
Manuel
boa noite,quero felecitalo pelo seu blog pois sou um seguidor com muita frequencia, gostei de ver estes ferris e avelocidade que atingem na realidade nao se admite mandar construir barcos que nem 16vao dar,mas enfim depois do atlantida ser recusado por causa dos nos voltam ao mesmo .
ResponderEliminarCaro amigo.
ResponderEliminarO Cte do ferry que esta no vedeo, por acaso sera o Cte. do Santorini?
PM
Boas Fernando, Obrigado pela visita e comentário, convido-te a comentares mais vezes, gosto sempre de trocar impressões e ideias, aprendemos sempre.
ResponderEliminarTambém sou da tua opinião, devemos apostar em ferrys com uma velocidade adequada, e preparados para 30 anos, por isso não gosto de velocidades de 16 nós.
Um Abraço,
Manuel
Boas Amigo, o Cmdte do vídeo não o Cmdte. do Santorini.
Um Abraço,
Manuel