O nosso Amigo Francisco, habitual colaborador deste blog ( também é seu), partilhou uma série de fotos da primeira fase da sua importante missão, que consiste em receber das "mãos" de um dos maiores estaleiros navais do mundo a Samsung Heavy Industries -Geoge Shipyard , o N/T "Montesperanza", um "recém-nascido" com 274 mts de comprimento ( a seu tempo apresentaremos o navio).
As fotos do post transmitem-nos uma pequena ideia da dimensão do gigante da construção naval coreano fundado em 1974, SHI-Geoje Shipyard é o primeiro estaleiro certificado por 3 normas internacionais reconhecidas; ISO 9001(Management Quality), ISO14001(Environment Management) and OHSAS 18001(Safe and Healthy Working Environment Management). Aqui situa-se também a maior doca-seca do mundo (Dock No. 3), com 640 metros de comprimento, 97.5 metros de largura, e 13 metros de fundo.
(©) Copyright fotos: Francisco Nunes, Coreia do Sul.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
domingo, 29 de janeiro de 2012
O N/M "Ruby", navegando rumo a Leixões
N/M "Ruby", navegando hoje rumo a Leixões. Captura do prog. Localizatodo
"Excelente" ideia tiveram os reponsáveis da, Boxlines Navegação SA, em retirar o N/M"Ruby", da linha dos Açores, pensando bem num espaço curto de tempo registei a despedida do N/M "Ruby", a estreia do "Ponta do Sol" e em breve a estreia do "Furnas", estreias que obviamente me deixam contente, mas... Enquanto por cá notícias não faltam ( avarias, trocas e afins), na linha da Madeira o N/M "Ruby", mantém a sua habitual regularidade e pontualidade, ainda não perdi a esperança de um dia o voltar ver.
"Costa Concordia"- Smit Salvage faz apresentação do processo de remoção do combustítvel ( com vídeo)
A Smit Salvage, fez ontem no decorrer de uma conferencia de imprensa, uma apresentação técnica, ilustrando com imagens e vídeos a forma como irá decorrer o processo de retirada do combustível que se encontra nos tanques do acidentado "Costa Condordia". Nesta conferencia de imprensa estavam presentes, o Sr. Brat Huizing, Salvage Master da Smit, o Sr. Martijn Schuttevaer, porta-vos da Boskalis ( Grupo holandês, ao qual pertence a Smit), e o Sr. Corrado Neri, da Fratelli Neri, parceiro italiano da Smit nesta operação.
As imagens e o vídeo ilustram os vários passos desta operação, quanto a mim o que mais me chama à atenção é a utilização (vídeo) das válvulas "Hot Tap", que permitem perfurar sem haver os inconvenientes derrames. Este tipo de válvulas é muito utilizada nos trabalhos em condutas, o que permite efectuar determinadas reparações sem interromper a circulação dos produtos.
(©) Copyright imagens e info: Smit Salvage, Holanda.
Vídeo: Youtube, Canal Smitcom.
sábado, 28 de janeiro de 2012
Inverno canadiano
Quebra gelo "Grifon", abrindo caminho
Ice fishing
Hoje, as fotos que o nosso Amigo, Paulo Renato nos oferece, são referentes a dois pontos na zona dos grandes lagos, onde a navegação não parou( ver post relacionado), trata-se do canal que liga os lagos Erie e Huron e que se chama de estreito de S.Clair, devido à corrente muito forte do lago Huron forma-se nesta zona muito gelo tornando-se necessário recorrer aos quebra-gelo (Grifon,na foto), para assegurar a navegação. Podemos também observar uns pescadores de águas congeladas, a famosa "ice fishing", que não é mais do que uma pequena casota com um buraco no meio e que em alguns casos tem uma pequena cama e um aquecedor, alem de muita bebida e comida...
A ultima foto é referente ao porto de Goderish onde o laker "Algomarine" carrega sal proveniente da enorme mina que fica no lago Huron (que é de água doce),esta mina abastece praticamente o Ontario e grande parte do norte dos Estados Unidos.
(©) Copyright fotos e info: Paulo Renato, Canadá.
Porto de Goderish, laker "Algomarine", carregando sal.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
FAROLIM DAS FORMIGAS
FAROLIM DAS FORMIGAS
Localizado num rochedo localizado a 23 milhas a NE de Santa Maria, a construção deste Farol já estava projectada desde 1883, mas só em 1948 é que começou a sua construção, cientes de que representava um enorme perigo para a navegação, não foi por acaso que um navio de bandeira Grega o “Olimpya” encalhou em Junho de 1921 apesar do azar houve alguma sorte, o mar estava calmo e não houve vitimas mortais.
Obra difícil de se realizar devido a toda a logística que teria de ser realizada e programada, como foi o caso de zonas de desembarque, a construção começou a 10 de Junho de 1948 e foi realizada em 36 dias úteis de trabalho!A energia era assegurada por gás acetileno.
No ano de 1988 foi montado neste Farol e simultaneamente no Farol de Gonçalo Velho o sistema de monitorização com controlo á distancia que consistia enviar o sinal via rádio do estado das lâmpadas, este sistema foi abandonado em 1990 devido á falta de fiabilidade.
No ano de 2004 o aparelho óptico e lanterna foram substituídos, foi instalado o moderno sistema ML300 com lâmpadas de 50W/12V e dois painéis fotovoltaicos de 40W, conferindo-lhe um alcance de 12 milhas, com esta alteração o Farol fica com mais autonomia, fiabilidade e um consumo de energia ainda menor.
A manutenção é assegurada pelo Faroleiros que prestam serviço na Balizagem de Ponta Delgada, em situações normais é feita manutenção uma vez por ano, geralmente entre Junho e Julho, com o reforço dos Faroleiros que prestam serviço nos Faróis de São Miguel (Arnel, Cintrão, Ponta Garça, Ferraria), o transporte marítimo utilizado é a corveta da Marinha que está em comissão de serviço nos Açores.
Durante a noite o pessoal que presta serviço no Farol de Gonçalo Velho assegura a vigilância do seu funcionamento, a uma distância de 22 milhas náuticas.
Altura: 19mtsAltitude: 22mts
Período: 12seg
Alcance: 12mn
(©) Copyright texto: Mário Gomes Silva, Santa Maria.
(©) Copyright fotos: V. Mendes; Direcção de Faróis.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
N/M "Furnas", substitui N/M "Ponta do Sol" na viagem à Graciosa
Uma avaria no N/M "Ponta do Sol", levou a um cancelamento da sua rotação esta semana nos Açores( excepção a Ponta Delgada), uma vez que a avaria registada implica reparação em doca-seca. O navio é esperado nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Como solução para este contratempo a Boxlines irá recorrer ao navio "Furnas" da Mutualista Açoreana, para escalar a Graciosa na próxima 3ª-feira.
(©) Copyright fotos :Mário Gomes Silva, Santa Maria; MM Bettencourt, Graciosa.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
N/M "MISTRAL" na Praia da Vitória
O vento a que se chama Mistral é sentido normalmente nas regiões costeiras do sul de França, principalmente durante o inverno e a primavera, originando frequentemente fortes tempestades dos quadrante oeste e noroeste que se abatem desde a Córsega até às ilhas Baleares, afectando essa zona do mediterrâneo por vezes por longos períodos de tempo. Estas massas de ar frio e seco desenvolvem-se quando se encontra um anticiclone na Biscaia e uma baixa pressão no Golfo de Génova. De qualquer modo este "MISTRAL" que cá nos chegou é muito fraquinho, constituindo-se no 3º navio de cereais/aditivos para rações da época 2012 - nada mau - declarando 3.300 toneladas de palmiste e sêmea de trigo carregadas em Abidjan para os recebedores TERCEIRENSE RAÇÕES e RATER. O total até agora está em 11.706 toneladas.
DADOS TÉCNICOS:
Nome: MISTRAL.
Data e Hora da entrada: 25.01.2012 - 08:00.
Indicativo de chamada: TCCH.
Nº IMO: 9045651.
Bandeira: Turquia.
Ano de construção: 2000.
Estaleiro: SC Santierul Naval SA - Nº 1323 - Roménia.Comprimento f. a f.: 125,99 mts.
Boca máxima: 16,40 mts.
Porte (DWT): 7.322 tons.
Arqueação bruta: 5.469 Mtons.
Arqueação líquida: 2.759 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,80 Mts.
Último porto: Ponta Delgada.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 1.100 Tons. de Palmiste + 2.200 Tons de Sêmea de Trigo.
Recebedor: TERCEIRENSE RAÇÕES e MOAGEM TERCEIRENSE.
Auxiliar de proa: 145 Kw.
Potência da Máquina Principal: 2.750 Kw.
Armador: Bora Denizcilik.
Agência: Agência Oceânica Lda. - Marco Mouro.
Nome do Comandante: Mithat Ulker.
Piloto de serviço: Guilherme Bettencourt.
(©) Copyright texto : Cmdte. Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: Duarte Lourenço, Praia da Vitória.
"Ocean Team", Gas Renovatio" e "Mistral" em Ponta Delgada
Navio de carga pesadas, "Ocean Team", ontem em Ponta Delgada, este navio pode carregar utilizando duas modalidades a "ro-ro" e a "lo-lo", sendo operado e pertença da Team Ship S/A, Dinamarca.
Nome: Ocean Team
IMO: 7528130
Ind Chamada: J8B2656
Bandeira: St. Vicente e Granadines
Porto de registo: Kinsgtown
Ano: 1976
T.A.B.: 3285 tons
T.A.L.: 1511 tons
D.W.T.: 2758 tons
Comprimento: 81,82 mts
Boca: 15,70 mts
Calado: 5,55 mts
Gruas: 2 x160 tons
Potência da máquina principal: 2498 hp
N/T "Gas Renovatio", o "rapaz do gás". Este navio abastece as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, sendo as restantes ilhas abastecidas a partir destas, nas tradicionais botijas.
N/M "Mistral", chegando ontem ao porto de Ponta Delgada, sua primeira escala nos Açores, a próxima paragem é no porto da Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: António Manuel D. de Simas, S. Miguel.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
O gémeo do Costa Concordia.
Tenerife. Hoje temos recebido a visita de três grandes cruzeiros, o mais destacado pela actualidade desgraçada, o "Costa Serena" de 2007, gémeo do siniestrado "Costa Concordia" de 2006.
Ademais têm estado em porto o "MSC Fantasia" de 135.000 tons. e uma eslora de 333 mts. e o "Mein Schiff 1" com 76.000 tons e 260 mts. de eslora.
Desplazamiento: 114.000 tons.
Eslora: 290 mt.
Manga: 35,5 mt.
Motores: seis Wärtsilä con 75.600 kw.
Velocidad: 20 nudos crucero (max. 23n.)
Pax: 3.700 (max)
Trip: 1.000 (aprox.)
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.
"Costa Concordia" - Smit Salvage inicia os trabalhos (câmara em directo)
Câmara em directo de Giglio, para aceder clique na imagem ( apenas transmissões diurnas).
Hoje a Smit Salvage, iniciou os trabalhos preparativos no acidentado "Costa Concordia", afim de serem removidas as 2200 MT de IFO (intermediate fuel oil) e 185 MT MGO ( Marine gas oil/ deisel), que se encontram distribuídos por 17 tanques.A Smit Salvage, tem junto ao navio a barcaça/grua, "Meloria", enquanto os mergulhadores da Smit efectuam uma inspecção ao casco do navio e avaliam os preparativos necessários para a remoção do combustível.