O Porto da Graciosa registou ontem com imensa satisfação a estreia do N/M "Furnas", da Mutualista Açoreana, o navio do armador açoriano, chegou-nos ao inicio do dia proveniente do porto da Praia da Vitória, e largou ao inicio da tarde rumo ao seu porto de registo, Ponta Delgada.
Curioso o facto de a sua estreia no porto da Graciosa se dever praticamente à mesma razão que o levou a estrear-se no porto de Santa Maria, ou seja uma avaria no N/M "Ponta do Sol", veremos que episódio se segue, pois as conversas de caís dizem que vou ter mais uma estreia, algo que me ilumina a alma de alegria. Bem-vindo "Furnas"!
Nome: Furnas
Data e hora da entrada: 31-01-2012 / 08:00
Nº IMO: 9164548
MMSI: 204708000
Ind. chamada: CSBK
Bandeira: Portuguesa
Porto de registo: Ponta Delgada
T.A.B.: 4450 tons
T.A.L.: 2141 tons
D.W.T.: 5555 tons
Operador: Mutualista Açoreana
Ano: 1998
Estaleiro construtor:Yichang Shipyard, China; casco nº YC96006
Lançamento à água: 05-06-1997
Comprimento: 100,58 mtsNome: Furnas
Data e hora da entrada: 31-01-2012 / 08:00
Nº IMO: 9164548
MMSI: 204708000
Ind. chamada: CSBK
Bandeira: Portuguesa
Porto de registo: Ponta Delgada
T.A.B.: 4450 tons
T.A.L.: 2141 tons
D.W.T.: 5555 tons
Operador: Mutualista Açoreana
Ano: 1998
Estaleiro construtor:Yichang Shipyard, China; casco nº YC96006
Lançamento à água: 05-06-1997
Boca: 18,80 mts
Calado: 6,65 mts
Capaciade Teus: 518
Gruas: 2 x Liebherr 40 tons
Máquina principal: MAN-B&W, 5384 hp
Agente: Bensaude Agentes de Navegação- Jimmy Cunha
Mome do comandante: Paulo Abreu
Piloto de serviço: Miguel Conceição ( ex-Cmdte N/M Hydra J)
Ex-nomes: 1998 Hydra J; 2000 Mekong Star; 2002 Hydra J; 2007 Furnas.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Vídeo: Youtube-Canal TheMM1971
Já tinha tido a oportunidade de observar em fotos esta flat (denominada de flat/car), dedicada ao transporte de carros idealizada pelo Cmdte. Grego Dias, da Mutualista Açoreana, hoje tive a possibilidade de a fotografar (com a devida autorização) e apreciar os pormenores. De facto tal equipamento deverá certamente contribuir para uma redução do tempo de descarga e de avarias que o sistema habitual pode facilmente ocasionar, aumentando a produtividade da operação de descarga/carga, e reduzindo custos.
Carga pesada com destino à ilha de Santa Maria, o N/M "Furnas" irá utilizar suas duas gruas Liebherr de 40 tons em tandem, para a operação de descarga.Quero aproveitar este post para Agradecer a Simpatia e colaboração do Sr Cmdte. Paulo Abreu.
Parabéns Manuel.
ResponderEliminarAcho que as tuas "preces" tem sido ouvidas lá no Alto.
De um porto com alguma monotonia quanto à variabilidade de navios, passaste nestes últimos dias para um stress quase estonteante, tal é a alternancia de navios cargueiros das cerreiras regulares que tem atracado no porto da Graciosa.
A carga pode ser até menor, mas os posts tem aumentado estatisticamente.
Gostei tb de ver a Flat/car. Parece que agora vamos ter menos amolgadelas em carros novos. Já agora, quantas flat foram desembarcadas aí?
Um abraço
João
Manuel, que outra estreia é que vão ter? Conte à gente! É o "Lagoa"? Nunca tinha estado na Graciosa como "Açor B"? :)
ResponderEliminarAmigo João, isto está animado vamos ver o que vem a seguir.
ResponderEliminarQuanto à flat/car, é exclusivo da Mutualista e como esta não escala a Graciosa não teremos a possibilidade de voltar a ter um navio com este equipamento.
Gosto deste sistema, aliás se fosse possivel ter uma flat/car de 20´ acho que se ganhava tempo nas descargas/cargas e peamento, e na troca de cabos ou spreader para operar os contentores, mas é apenas uma opinião pessoal.
Um Abraço
Manuel
Amigo Victor, já te digo espera mais um pouquinho!
Abraço,
Manuel
João esqueci-me de dizer que esta flatcar não foi descarregada aqui, calculo que seja para PDL.
ResponderEliminarFoi o Sr. Cmdte que me explicou o seu funcionamento, vantagens e quem a idealizou e autorizou-me a tirar as fotos para partilhar esta ideia.
Abraço,
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarNão, não é o "MADEIRENSE 3" que aí vai, se era o que estavas a pensar.
Quem provavelmente estará na forja para estrear na Graciosa é o "LAGOA" ex-"AÇOR B", dizem as más línguas.
E para ainda ficares mais contente terás a companhia do rebocador "O BRAVO" que acompanhará o "LAGOA". Isso é certo.
Portanto vamos aguardar serenamente.
Até pode ser que vá novamente o "FURNAS" que é para se ir habituando.
Abraço
ErrE
Amigo ErrE, como diria o nosso ex-primeiro ministro Socrates "porrero pá", venha ele e o Bravo, o EN vai ficar contente de o ver por aqui.
ResponderEliminarQuanto ao Ponta do Sol, hummm pode ser que o EN nos diga algo.
Rui, como te disse verbalmente fiquei encantado com o Furnas, por mim pode voltar sempre, e se observares bem quando o Furnas foi a Santa maria com as Gruas da vendap acabou por lá ficar, como elas estavam novamente abordo será que é um presságio ?
Abraço,
Manuel
Não percebo porque é que não foi a Transinsular a escalar a Graciosa uma vez que foi o Ponta de Sol que avariou. Se o navio Ponta do Sol está afretado pela Transinsular à BoxLines era à TI que competia ir à Graciosa. ~
ResponderEliminarCada vez se percebe menos das escalas dos navios nas diversas ilhas.
Caro Visitante, também não, talvez tenha sido um acordo entre a Transinsular e Mutualista, digo eu!
ResponderEliminarMas ainda bem que apareceu por cá, como escrevi gostei, e por mim pode voltar.
O Sr que se segue é o Lagoa, que deve estrear na próxima semana.
Um Abraço,
Manuel
Boa Noite foi com muito gosto que vi o navio Furnas na manobra de atracagem no porto da Graciosa novamente os meus parabens ao trabalho do sr Manuel pelos bonitos videos do seu, nos ca pela Calheta de S. Jorge vamo-nos contentando com reunioes para mudar o local da Grua de varar e arriar os barcos e mais uns passeios na envolvente a Gar e barcos com ligaçao a Angra, nada de novo resta-nos o Navio Espirito Santo dosTMG e a simpatia do seu Mestre e sua tipulaçao que todas as sextas-feiras da um colorido e movimento ao nosso porto.
ResponderEliminarBoas!
ResponderEliminaro Ponta do Sol vai demorar um pouco mais
O Ponta do Sol tem um problema no passe da helice que vai obrigar a desmontar e a retirar a linha de veios do navio
Como a reparaçaão do veio vai ser demorada, vão aproveitar esta paragem para fazer a substituição da chapa degradada no fundo e duplo fundo do navio.
Aqui neste pequeno video podem ver como se processa a montagem do veio
http://www.youtube.com/watch?v=6fWxGyonPZ0&feature=related
Nao é o Ponta do Sol
Abraço EN
Amigo Manuel
ResponderEliminar"Gande" video! ainda bem que va aparecendo algumas novidades por ai,para tu ires realizando estes videos,venham mais!! digo eu
Um abraco
Paulo
Amigo Fernando Henrique, Obrigado hoje tenho por cá o nosso amigo Mestre Manuel, vou tentar umas fotos.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Amigo EN, Obrigado pela info, e pelo link, como já viste vou ter o "teu" Lagoa por cá, mas não é este que será a tal surpresa que te falei.
Quanto ao Ponta do Sol, trata bem do bicho pois é um dos "meus" navios, aproveita e troca o bowthruster por um mais potente, dava jeito acho eu, como "piloto de bancada" heehhe
Abraço,
Manuel
Amigo Paulo, estou contente com este reboliço, desde que me tiraram o "meu" Ruby, que cada viagem é um navio. Como diz o povo tudo tem um lado positivo.
Na estreia do Lagoa vou tentar um novo filme, talvez colocar mais uma camara a filmar.
Um Abraço,
Manuel
Boas manuel
ResponderEliminarTalvez tu ou outro amigo do Blog me ajudem, perdi o rasto a 3 navios construidos nos ENVC no ano de 1989 para a Portline
o nome com que sairam do Estaleiro era
Port Lima
Port Sado
Port Faro
o Portt Vouga da mesma serie e actualmente o HOLSTENTOR - IMO 8801125
desta serie de navios é unico que sei por onde anda
os outros 3 perdi-lhes o rasto pois nao sei o IMO deles
Abraço EN
Boas Amigo EN, vou pesquisar depois envio-te por mail.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Boas EN, já enviei a info para o teu mail.
ResponderEliminarabraço,
Manuel
Obrigado pelos irmãos do Vouga
ResponderEliminar