"Panagia Soumela", Aliaga Turquia ( autor desconhecido).
A primeira foto, foi enviada pelo amigo e colaborador Paulo Peixoto, embora não sabendo o nome do seu autor, não resisti em pública-la. Esta foto assinala o fim da vida do ferry "Panagia Soumela", que para mim será sempre o "Lady of Mann", navio que deixou saudades, em Inglaterra, Madeira, Açores e provavelmente na Grécia, o navio tem como data da desmantelamento, dia 8 de Agosto de 2011, em Aliaga Turquia.
O "Lady of Mann", foi construído nos Estaleiros Ailsa Shipbuilding Co. Ltd, com o casco nº 547, tendo sido lançado à água a 4 de Dezembro de 1975. Nos Açores e nomeadamente no "meu" porto sempre se destacou pela manobrabiliade, e pontualidade, fruto da sua boa velocidade, nos registos consultados, estes apontam para uma velocidade máxima de 21 nós, fornecida por um motor da marca Primier Engines Ltd, com uma potência de 11 002 hp. Adeus Lady!
"Lady of Mann", no porto da Graciosa.
(©) Copyright fotos: António Deodato e Anabela Bettencourt, Graciosa; Panagiotis Kyriadis, Grécia; Autor desconhecido, Turquia.
E inevitavel estas situacoes acontecerem mas este navio deixa-me saudades, vi-o bastantes vezes em Liverpool
ResponderEliminarAbraco
Meu Amigo obrigado pela visita, a mim também, eu confundo muitas vezes os navios com as pessoas, como trabalho no porto e lido com as tripulações, identifico por exemplo o lady com aquelas pessoas que por aqui passaram, infelizmente perdi o contacto de alguns nomeadamente um piloto Rui, que andou no lady e no Ponta do Sol, se algum dos visitantes me poder ajudar agradecia.
ResponderEliminarUm Abraço amigo Francisco
Manuel
Manuel, mais um navio para recordar pela positiva nos Açores, possivelmente por outros mares que tenha navegado tenham gostado, depois dele vieram alguns "pés de chumbo", bem sabes do que falo !
ResponderEliminarolá Mário, tens razão, de cumbo e toscos, também sabes a que me estou a referir.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Fiz umas boas 4 ou 5 viagens nele, para a Graciosa, S. Jorge e, imagine-se, para as Flores. Esta última foi para não repetir.
ResponderEliminarMuita cervejinha se bebeu naquela rampa à popa. Bons tempos :)
Cumprimentos,
Boas Luís, infelizmente não tive oportunidade de viajar nele, mas tinha boa impressão nunca nos originou problemas no nosso porto.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Tambem a mim me deixa saudades. Foi o primeiro ferry de passageiros a operar na linha Funcha/Porto Santo com viaturas.Ainda me lembro da primeira viagem, em Agosto, em que a população encheu o porto, dificultando o desembarque das viaturas e passageiros.
ResponderEliminarTempos passados que deixam sempre saudades. Viajei nele com mau tempo e tinha um excelente comportamento alem de ser muito rápido nas manobras. Para mim tambem será sempre "Lady of Mann"
Abraço
Elvio
Amigo Elvio, aqui também era apreciado, rapidez e facilidade de manobra, deixa saudades.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel