Visitando hoje o portal do porto do Porto de Lisboa, verifico que o navio "Madeirense 3", já mudou de bandeira, trocando a portuguesa pela de Malta, enquanto se ouve dizer que os marinheiros são agora de nacionalidade romena, parece que as alterações não se ficam apenas pela bandeira e marinheiros.
Será que a troca de bandeiras na marinha mercante nacional se fica por aqui? Ou será que haverá mais navios a alterar o registo?
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, S. Miguel.
Imagem: Captura do portal do porto de Lisboa
Não percebo o porquê da mudança de registo. Se o problema eram os impostos e obrigação de ter tripulação portuguesa, mudando simplesmente do registo tradicional do "Funchal" para o registo MAR "Madeira" não resolvia parte do problema? Penso que é muito mais fléxivel mesmo em percentagem de tripulação obrigatoriamente da UE embora não esteja bem dentro do assunto.
ResponderEliminarBoas caro Visitante, também não domino estas questões, mas ouve-se dizer que poderá haver mais navios a mudar de bandeira, a questão que põe é interessante, pode ser que alguém nos dê uma ajuda.
ResponderEliminarCumprimentos,
Manuel
Caro Manuel, sou armador e confesso-lhe que se pudesse mudar de bandeira também não hesitava...
ResponderEliminarBoas,Caro MC, eu sei, mas como disse não domino este assunto, mas posso dizer que neste caso o dono do navio também mudou de nome e país.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Qualquer dia os únicos barcos portugueses com registo nacional são os barcos de pesca e os iates nas marinas...
ResponderEliminarEu sou do tempo da Soponata e da Sacor Maritima, ou seja, do tempo em que não tinhamos de alugar sempre navios dos outros para transportar os nossos combustiveis.
Soponata:
http://faroefaro.blogspot.pt/2011/02/soponata-quando-portugal-tinha-marinha.html
Sacor Maritima:
http://ptlis.blogspot.pt/2007/09/sacor-martima.html
Provocação? Não senhor. O futebol dos outros depende cada vez mais dos nossos jogadores, mas nós dependemos cada vez mais dos navios dos outros.
Caro Velho do Restelo, obrigado pela visita e comentário. Infelizmente assim acontece, cada vez menos navios cada vez mais dependentes dos outros.
ResponderEliminarEnfim pelo caminho que isto leva não será fácil corrigir.
Cada vez mais irrita-me ouvir os politicos falar da aposta no mar, eles que se calem e em vez de falar tomem as decisões necessárias para que não sejam erradicado dos oceanos os navios nacionais.
Cumprimentos,
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarMuito bem dito !
Abraço
ErrE
Amigo Rui, sabes bem que à dois ou três dias falamos sobre isto fazendo referência a umas construções que não foram realizadas em Portugal, quando podiam e com muita qualidade.
ResponderEliminarQuando os ouvimos falar só apetece é....
Um Abraço,
Manuel
Amigo Manuel
ResponderEliminarO mal esta na porcaria de politicos que nos temos,vai do nacional ao regional,nao temos ninguem com categoria para se chamar de politicos,ninguem capaz de mudar o rumo as coisas,andam todos de gravata a falar mal um dos outros e o Ze povinho fica todo contente e depois e isto,menos postos de trabalho? nao faz mal o governo da um subsidio,com o dinheiro dos outros e depois aperta... e assim anda o carrocel,vai mais uma volta???
Um abraco
Paulo
Amigo Paulo, os politicos defendem os interesses que estão por trás dos partidos e não o povo açoriano, pelo menos é a minha opinião.
ResponderEliminarUm Abraço, para o Canadá
Manuel
Caros Amigos
ResponderEliminarA marinha mercante portuguesa morreu.
Paz à sua alma.
Abraço
ErrE
ErrE, morrer ainda não morreu, mas está muito doente.
ResponderEliminarJá agora tive por cá no Golfinho Azul, marinheiros romenos, lembro-me bem deles, gente boa.
Um Abraço,
Manuel
Muitos mais iram sair do Registo Madeirense se o governo Portugues continuar a tratar mal o Centro Internacional de Negocios da Madeira .
ResponderEliminarO Centro Internacional de Negocios da Madeira , que muitos criticam , engloba 3 vertentes :
A Zona Franca e industrial no caniçal
O registo Internacional de Navios (MAR)
e o Serviços internacionais que a parte mais conhecida que é a sede de empressas na maioria internacionais que tem vantagens financeiras , por isso se instalam na Madeira .
Estas empressas tem sede no Funchal e não no Caniçal como a comunicação social teima em mostrar
voltando ao barco , sera que foi vendido ? para o armador comprar um ferry ...
Boas Caro DavidB, o navio pertence pelo que sei na mesma ao "tio" Luís Sousa, apenas a empresa dona agora do M3, com nome diferente está registada noutro país, julgo que no Luxemburgo
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarDisse-me uma abelinha que os próximos a mudar de registo são os navios da Mutualista Açoreana que irão para o registo da Bélgica.
Espero que não muito sinceramente.
Era mau de mais.
Agora será verdade ou não ?
Abraço
ErrE
SE´´a que n conseguem tambem transferir a ESCOLa Náuica para um outro país?:P
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