O N/T "Chem Daisy", efectuou ontem a sua 7ª escala no porto da Graciosa, no corrente ano, enquanto que no ano anterior pela mesma altura contabilizámos 12 escalas. Esta redução verifica-se essencialmente devido ao facto da empresa Bencom, ter efectuado um aumento da sua capacidade de armazenamento.
A redução de escalas deste navio tanque podem no futuro se acentuar ainda mais, isto porque na ilha se irá realizar um projecto pioneiro levado a cabo pela empresa alemã, Younicos, com sede em Berlim, e que visa submeter a ilha a uma revolução verde. A Graciosa pode vir a ser a primeira região insular do mundo, livre de CO2.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Ao ver no Marinetraffic, que o destino do "Chem Daisy", era "Viva German", fiquei a pensar, será que este quer agradecer à Alemanha pelo projecto que irá reduzir as suas escalas na Graciosa? Ou será que a ilha foi vendida e mudou de nome?
Amigo Manuel
ResponderEliminarSerá que esse projecto é algo semelhante a este ?http://marportosanto.blogspot.pt/2012/05/producao-de-biofuel-com-algas.html
Abraço
Elvio
Amigo Elvio, interessante o teu projecto, veremos o que realmente irá trazer de positivo para as nossas ilhas.
ResponderEliminarPara já resta-me esperar pela chegada dos equipamentos.
Um Abraço,
Manuel
Manuel, conforme as ilhas forem ficando mais auto-sustentáveis em termos energéticos, seja através da produção de energia eólica, geotérmica, hidroeléctrica etc, e conforme o parque automóvel das mesmas depender cada vez menos de combustíveis fósseis, menos escalas de navios quimicos/petroleiros vamos ter, e isto é válido para todas as ilhas em toda a parte. É uma desvantagem para o spotter de navios e o entusiasta em geral, mas é por uma boa causa.
ResponderEliminarAmigo Victor, tem razão, estou curioso para ver a implementação deste projecto na Graciosa, penso que para breve está a chagada de algum equipamento. Obviamente que se trata de valorizar a ilha no aspecto ambiental, espero que os responsáveis saibam tirar partido deste e de outros projectos que se vão implementando por cá.
ResponderEliminarComo portuário, obviamente que tem implicações para mim, mas como digo em relação aos ferrys, não se pode proteger 2 ou 3 em detrimento de muitos, que avance o desenvolvimento energético da ilha.
Um Abraço,
Manuel
PS: já vi o tal post, vou esperar para ver.
Caro amigo Bettencourte.
ResponderEliminarEu valorizo há muito tempo as energias renováveis, e esta notícia apraz-me imenso.
Agora, sem de modo algum querer contradizer o exposto, a ilha de Hierro (Canárias) com cerca de 11000 habitantes, desde o ano passado produz energia verde 100%.
Mas, a primeira ilha, a produzir energia verde 100% foi a ilha dinamarquesa de Samso, em 2006.
A ilha da Graciosa é das regiões portuguesas mais verde! agora com este projecto, ainda mais verde ficará. Parabéns.
Um abraço.
Paulo Farinha
Amigo Paulo Farinha, obrigado pela explicação, isto de energia 100% verde não será bem assim pois carros, tractores, barcos etc, vão precisar de combustíveis, durante muitos anos.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Ola Manuel
ResponderEliminarFaço votos para que este projecto seja um sucesso e que se estenda às restantes ilhas, pois nós temos óptimas condições para a produção de energias renováveis.
Seria também importante que o nosso governo cria-se mais e melhores incentivos à aquisição de carros eléctricos, temos a obrigação de cuidar do presente para que os nossos filhos e gerações seguintes tenham um futuro melhor.
Cumprimentos
Jorge Azevedo