O ferry "Express Santorini", estreou ontem a rampa roll-on/roll-off, do porto das Velas, S. Jorge, ficando este ferry mais uma vez associado à entrada em funcionamento de mais uma rampa. Nesta altura nos Açores, as ilhas de Santa Maria, S. Miguel, Terceira, S. Jorge e Flores as rampas estão concluídas e operacionais, enquanto que no porto da Horta embora a rampa esteja concluída, aguarda-se a inauguração do caís de cruzeiros e ferrys. Em fase de construção encontra-se a do porto da Graciosa e S. Roque e Madalena, ilha do Pico, contudo estas duas terão de estar concluídas em menos de 2 meses para que seja possível entrarem em funcionamento durante esta operação ferry.
My thanks, to Captain Stefanos, and is Crew, for this important and historic pictures. My "Santo", have a Great Soul!
(©) Copyright fotos: Cpt Stefanos Papadopoulos- Master of "Express Santorini".
Caro MMB
ResponderEliminarE Ponta Delgada, como é que os iluminados vão resolver o problema de Ponta Delgada ?
Abraço
ErrE
Caro ErrE,
ResponderEliminarImagino como, mas n~~ao vou dizer aqui.Digo-te pessoalmente.
Saludos
Manuel
E como é que os mesmos "iluminados" ou outros quaisquer vão resolver o problema da Praia da Vitória com dois barcos a operar muitas vezes em simultâneo???
ResponderEliminarResposta: ? Construindo um cais de cruzeiros em Angra com duas rampas RO-RO ?
http://oportodagraciosa.blogspot.pt/2010/11/pontencialidades-do-porto-da-praia-da.html
ResponderEliminarBoas João, o Rui tem isso previsto no seu projecto.
O meu é o mesmo do Rui, não somos ricos para ter 2 portos na Terceira, ou este projecto ou então mais fácil deixa-se de ter escalas em simultâneo.
Os super hiper mega iluminados ???? Constroem um porto novo heheheh
Abraço,
Manuel
Caro MMB e João Mendonça
ResponderEliminarFaço minhas as vossas palavras.
No filme CONTACTO (1997), do livro de Carl Sagan com o mesmo nome, quando confrontada Elie Arroway (Jodie Foster) com a destruição da máquina espacial que permitiria o contacto com outros mundos, alguém lembrou a verdadeira regra de ouro dos "ILUMINADOS" para o orçamento: "Porque gastar dinheiro fazendo uma quando podes gastar o dobro fazendo duas ?"
Os iluminados fazem um segundo porto !!!
Abraço
ErrE
caros amigos
ResponderEliminarDesculpem a ignorancia do emigrante mas qual e o problema em P Delgada? por ser nas portas do mar??ou o porto ja nao tem mais para dar?
Um abraco
Paulo
Amigo Paulo, a rampa de PDL, está num caís que tem uma linha de atraque de 90 mts(+-) e a sua zona de manobra está condicionada pela próximidade da marina.
ResponderEliminarPelo menos estas duas questões já ouvi referidas, mas penso que tem outras limitações.
Um Abraço,
Manuel
Obrigado amigo Manuel.agora ja sei...
ResponderEliminarUm abraco
do Canada
Paulo
Manuel, independentemente dos problemas ou condicionalismos dessa rampa nas Portas do Mar, ir pensando na tal rampazinha no molhe comercial no local onde costuma atracar o Ro-Ro da logistica para o rallye seria bom. Nem sequer digo construir ou projectar. Digo apenas "ir pensando"...
ResponderEliminarP.S. - Quando puder não se esqueça do tal mapazinho actualizado das rampas.
Boas Amigo Manuel
ResponderEliminarLindo Post e registo fotográfico, como se costuma dizer isto é uma luz ao fim do túnel, agora só espero do túnel não ser muito comprido, espero de ver dentro em breve o mesmo na Graciosa e são Roque do Pico.
Cumprimentos, Jorge Azevedo.
Amigo Paulo, Jorge e Victor, é sempre um prazer vê-los por cá, afinal este espaço também é vosso.
ResponderEliminarÈ necessário pensar Ponta Delgada, sei que encarregaram alguém de fazer um estudo ou dar uma opinião sobre o futuro do porto, vermos se sabemos algo.
Nessa zona do ro-ro devia ser construída uma rampa mesmo que cortada no caís sem grande investimento.
O mapa se correr bem este fim de semana faço-o.
O pior é a minha rampa avançar lentamente, tinha planos para um dia de estreia em grande mas ... vamos esperar e ter esperança.
Um Abraço para Todos vós
Manuel
Olá Manuel, daqui a dias já existe via-rápida para todas as ilhas Açorianas.
ResponderEliminarEspero em breve poder ver também fotos do Santo, na rampa da Graciosa ainda este Verão. Abraço
Ricardo
Boas Ricardo, obrigado pela visita, espero que tenhas ganho juízo e não desista do Mytakkes!
ResponderEliminarQuanto ao Santo estrear a rampa da Graciosa este ano, estou com muitas dúvidas, mas tenho que manter a esperança, não te esqueças que o Santo faz a última escala a 24 de setembro, logo apenas 2 meses para terminar a dragagem, colocar a base, "pilares", etc, mas isso é a tua área, vou enviar mais umas fotos desta semana, logo com vês como está.
Um Abraço,
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarNão vejo grandes possibilidades de uma rampa dedicada aos ferrys ser colocada no cais comercial de Ponta Delgada onde atraca o RO-RO do Rallye como diz o amigo Vitor, apenas por uma razão, obrigaria a parar toda a operação portuária de contentores e carga geral por questões de segurança.
Além do mais as pessoas e as bagagens ficariam expostas às condições meteorológicas, o que não acontece nas Portas do Mar.
Também por questões de proteção da infraestrutura isso faria regressar os pesadelos do passado em termos de ISPS.
Os iluminados que projectaram o complexo Portas do Mar preocuparam-se com a beleza da obra e com o furo financeiro chamado "PAQUETES", apenas por vaidade, agora têm um berbicacho nas mãos.
Como de costume vão resolver para baixo e os Srs. Comandantes serão de certo pressionados para manobrar naquela armadilha.
Abraço
ErrE
Caro Rui, tens razão, mas ali dava jeito uma rampa, se não para ro/pax, que seja para os ro-ro, embora sejam pouco habituais.
ResponderEliminarApetece-me perguntar qual o futuro da rampa ro-ro das portas do mar? A construção das rampas altera a organização dos portos, tudo isso deve ser tido em conta. Falas e bem na questão dos passageiros, os portos têem que criar condições para os mesmos e para o tráfego que se gera no porto com estas operações.
Dou o exemplo do meu porto, fala-se na construção da via Rochela-Lagoa, alguém levou em conta que essa via será construída junto a um porto, pensaram que estacionamento nessa zona poderá ser uma mais valia, será que depois de construída continuaremos a ter um parque de gado junto à saída do porto com os inconvenientes de higiene? Com um serviço ferry anual não se devia criar condições para os operadores terem espaços junto ao porto para com a devida antecedência poderem preparar as cargas para embarque? As rampas podem alterar muita coisa, mas também originam que muita coisa seja pensada com a devida ponderação.
Um Abraço,
Manuel
Esqueci-me de uma coisa, nem Bertinha nem Vasquinho,(o sr Artur Lima muito menos) vão deixar as rampas funcionarem normalmente, os seus "afilhados" vão pedir(a chorar que nem crianças a quem se tira o chupa.chupa), para que as rampas não lhes lixem o negócio.
ResponderEliminarOs dois candidatos teriam que ter muita Coragem e colocar o Povo dos Açores como sua primeira preocupação, ou então calem-se sobre assuntos como a desertificação!
Saludos,
Manuel
O que podiam fazer em Ponta Delgada era deixar de receber esses navios de contentores era a 1º coisa que se devia de fazer. Acho que fica feio um porto assim cheio de barcos com esses contentores. Depois desses barcos não estarem nos Açores, devia-se de fazer um barco com tem nas Canárias como os Volcan del Teide etc... isso sim fica giro nos portos dos Açores. E depois a única solução para o porto comercial de Ponta Delgada era fazer uma limpeza naquele porto porque acho que aquele porto é horrível para receber cruzeiros, era fazer uma gare marítima como na Madeira e uma rampa RO-RO no porto comercial assim o porto ficava com muita mais condições.
ResponderEliminarCumprimentos.