Meus Amigos, esta duas primeiras fotos são uma fotomontagem, mas que reflecte de uma forma perfeita aquele modelo que defendo, ou seja um sistema ferry/porta-contentores. No inicio da outra semana o navio porta-contentores "Sete Cidades", encarregue da escala no porto das Velas, viu-se impossibilitado de descarregar e carregar contentores, devido a uma avaria numa da suas gruas, trata-se de uma situação que pode acontecer a qualquer navio, mas que causa transtornos à economia da ilha.
Se tivéssemos um serviço ferry anual, coordenado com o serviço de porta-contentores, seria perfeitamente possível, que num caso destes os contentores prioritários podiam desembarcar no ferry, isto após serem descarregados num dos portos com gruas portuárias (S. Miguel, Terceira). O caso de S. Jorge, embora grave, fica amenizado pelo facto de esta ilha felizmente possuir escalas semanais, se aplicarmos este principio ás ilhas com escalas quinzenais, maior valia teria quanto a mim o ferry com a chamada carga rodada.
Servindo o, "Express Santorini", como exemplo este tem uma capacidade de transportar cerca de 35 atrelados de 10 metros na original configuração da sua "garagem", sendo que a actual capacidade situa-se entre 18 a 20 atrelados de 10 metros, diminuição originada pela construção da sua rampa lateral.
Cada vez mais, penso que os armadores nacionais poderiam ter uma palavra a dizer neste sistema, de forma a que este fosse um complemento e não um concorrente. Obviamente trata-se de uma opinião pessoal.
(©) Copyright fotos: Cpt Stefanos Papadopoulos, "Express Santorini"
Montagens: MM Bettencourt
Amigo Manuel
ResponderEliminarTenho frequentemente passado pelo teu blogue e concordo contigo nalgumas coisas e estou em desacordo noutras.
No que diz respeito ao transporte marítimo de carga o que a região está necessitando é de uma alteração ao sistema actual. Nos Açores teremos que ter duas portas de entrada e haver um "Vitorino Nemésio" novamente.
Ferry nos Açores nos moldes actuais todo o ano, discordo. Para termos um serviço de ferry com passageiros e carga, é preciso que a Mutualista, Transinsular e Boxline se entendessem e não acho que isso seja possível nos próximos tempos.
José Pastor
Boas Amigo Pastor, seja bem vindo. Pelo que leio não discordamos muito.
ResponderEliminarGostava de ter um serviço ferry anual, e de preferência com a participação do 3 armadores, nisto estamos de acordo, para ser todo o ano terá que incluir carga inter-ilhas principalmente, e ser como explico no post uma alternativa em casos especiais.
O sistema tipo Vitorino Nemésio, não discordo totalmente, mas tenho medo da ideias de alguns em relação a isso, se estivéssemos a conversar particularmente explicava do que tenho medo, mas aqui posso ser mal interpretado.
Concordamos que o actual sistema precisa ser melhorado para o bem dos Açores e das suas gentes. Efectivamente existem vários modelos possíveis, o que é preciso é ponderar correctamente as opções. As duas primeiras imagens são exemplo do que os ferrys podem trazer à economia açoriana devido à sua natural polivalência.
Vários sectores da economia podem tirar partido de um serviço ferry anual, acho que ainda não percebemos isso.
Claro que não sou dono da razão, mas preocupa-me estas questões, não fazemos mal algum em conversar sobre eles, mesmo que seja ideias discordantes aprendemos sempre algo.
Um Abraço e volta sempre
Manuel
Manuel, começa a ficar especialista nas fotomontagens. Por momentos fiquei a pensar e já ia perguntar afinal se já tinham carga rodada. Não sei se a montagem está feita à escala correcta mas começei a pensar sobre a altura do atrelado e a altura da porta do Santorini.
ResponderEliminarA única maneira desses senhores armadores se entenderem só se fosse uma empresa por quotas que incluisse todos e cada um levava o seu quinhão de "lucro". De outro modo não estou a ver aceitarem concorrência Ro-Ro... Ou isso... Ou o estado tomar uma posição firme e usar da força para defender o bem comum.
Ah! Existe ainda aquela hipótese de aparecer um "maluco" com dinheiro para queimar e que avance sozinho mesmo sofrendo "sabotagens" e pressões constantes de todos os outros mas já ouvi dizer que mesmo os milionários alguns são excêntricos, mas não são parvos.
Amigo Victor já estava a estranhar não aparecer por cá!
ResponderEliminarBem a montagem serviu apenas para chamar à atenção sobre esta possibilidade, até começamos a ter rampas e sazonalmente o ferry, logo temos as ferramentas, temos é que saber tirar partido delas.
Os 3 armadores (não esquecendo a Atlânticoline), podem entender-se, basta olhar para o controlo das linhas insulares,para a ultima reorganização da frota, aproveite e dê uma vista de olhos no site da Transinsular, lá encontra a programação das rotações dos 3, enfim todos vivem do mesmo, seriam loucos se permitissem concorrência.
A verdade é que eles em termos logísticos seriam uma mais valia para este serviço.
Mas como calcula nem imagino o que eles pensam, por mim criava a BTM-Ferrys, SA!
Um Abraço,
Manuel
Boa noite, caros comentadores.
ResponderEliminarConstruir rampas RO-RO em todas as ilhas e manter o serviço ferry nos moldes atuais, é razão suficiente para decapitar todos os políticos que tomaram tal medida.
Assim, alguma coisa tem de mudar a partir do próximo concurso para o serviço de ferrys nos Açores, já que quanto a construir novos ou adquirir navios próprios, só para o próximo século.
Achei curioso que a minha alternativa está espartilhada nas duas propostas anteriores. Ou seja: Criar duas "portas" de entrada nos Açores, com um "Vitorino Nemésio" a tocar semanalmente as restantes ilhas, complementado com um serviço ferry anual com possibilidade de transportar carga rodada.
E caso não haja entendimento entre armadores, temos um Governo Regional que existe para "TOMAR AS MEDIDAS MAIS ADEQUADAS E RACIONAIS PARA SATISFAZER AS 9 ILHAS DOS AÇORES".
Ou seja: Colocar na ordem todo o tipo de lobbys sorvedouros do dinheiro do contribuinte.
Amigo João, como sempre comentários inteligentes, com portas ou janelas gosto especialmente destas tuas palavras "TOMAR AS MEDIDAS MAIS ADEQUADAS E RACIONAIS PARA SATISFAZER AS 9 ILHAS DOS AÇORES".
ResponderEliminarOu seja: Colocar na ordem todo o tipo de lobbys sorvedouros do dinheiro do contribuinte. "
Sim somos 9 e não duas, isso é que me preocupa!
Um Abraço,
Manuel
Manuel qualquer dia estás em Hollywood nos efeitos especiais. Já nao acredito nas tuas fotos . Só vendo mesmo. :) Abraço
ResponderEliminarAmigo Miguel, são sonhos tal como os filmes de Hollywood, normalmente nos filmes os bons vencem, mas na vida real nem sempre é assim.
ResponderEliminarPor falar em viajar que tal um dia irmos até Roterdão?
Um Abraço
Manuel
Manuel, vi este post:
ResponderEliminarhttp://portodamadalena.blogspot.pt/2012/07/curiosidade.html
O que se passa? Afinal vai ou não vai ser usada a rampa? Será que neste escala não havia nenhum veículo para carregar ou descarregar?
Provavelmente a forma como arrumam as viaturas no interior do navio está condicionada à utilização da rampa lateral. O Manuel poderá corrigir-me, uma vez que conhece o comandante do Santorini, mas penso que só passarão a utilizar as rampas RO-RO quando estas tiverem disponíveis em todos os portos de escala do itinerário, de modo a deixarem de utilizar a rampa lateral.
ResponderEliminarDesculpem , mas só agora tive tempo para a net, não falei sobre esse assunto, mas tenho a certeza que se trata de uma questão de gestão da garagem do ferry, não se esqueçam que só Velas tem a rampa operacional no grupo central, a arrumação terá que ser feita a contar com os restantes portos que não tem.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Pareceu-me ver hoje (quinta-feira) no climaat o Santorini a operar nas Velas novamente utilizando a rampa RO-RO.
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