A Maersk Line fundada em 1928, é parte do Grupo Maersk, possui actualmente uma frota de mais de 600 navios e um número de contentores que ultrapassa 3 800 000 Teus ( Twenty-foot- equivalent). Antes do surgimento da contentorização, (ideia genial de Malcon Mcclean Ver aqui), o carregamento/descarregamento e transporte de cargas era lento e expendioso, a contentorização mudou totalmente esta questão penalizadora, e hoje 90% dos bens circulam pelo mundo em contentores.
Viver com o mar respeitar a natureza e eficiência, fazem parte do ADN deste gigante dinamarquês. Com base na política de constante evolução do serviço da Maersk Line, esta idealizou o futuro "Rei dos Oceanos", o "TRIPLE-E".
A classe "TRIPLE-E", será composta por 20 navios, com um comprimento de 400 metros, 59 metros de boca , altura de 73 metros, e uma excepcional capacidade de 18 000 Teus (mais 16% que o Emma Maersk -2500 contentores). Os 20 gigantes construídos nos estaleiros da Daewoo Shipbuilding, Coreia serão entregues em 2013-2014, os primeiros 10 navios e a segunda dezena em 2014-2015, totalizando um espaço de carga de 380 000 Teus. Como exemplo um comboio com 18 000 teus, teria um comprimento de 110 kms, a class Triple-E conseguirá viajar 184 quilómetros consumindo 1 kWh de energia por tonelada de carga, enquanto que um Jumbo viaja apenas meio quilómetro .
O TRIPLE-E, significa em inglês "Economy of scale, Energy efficiency and Environmentally improved", será o futuro "Rei dos Oceanos"!
(©) Copyright imagens e fonte: Maersk Line, Dinamarca.
Amigo Manuel.
ResponderEliminarNuma conta rápida , em 52 semanas , 18 mil contentores , divididos por 9 ilhas dá quase 40 contentores por semana em cada ilha durante todo o ano. Realmente é um montanha de carga . :)
Caro Amigo, pensando bem, manda-se os actuais para Alang e fico com este e nem se fala mais nisso;)
ResponderEliminarSerá depois de concluido um navio impressionante.
Engraçado, estou eu a pensar, que dizemos serr um país de marinheiros blábláblá, mas quase nem frota mercante temos, enquanto pequenos países como a dinamarca e a holanda teem navios e empresas de nível mundial.
Quando deixarmos de ser um país de marinheiros? Será que algum dia voltaremos a ser?
Abraço,
Manuel