O navio sísmico, "Western Regent"(IMO 9017757), escalou o porto de Ponta Delgada, no passado dia 19 de Novembro. Este navio desenhado pela Ulstein International, AS, em estreita colaboração com a Western Geophysical, foi construído em 1992 nos estaleiros da Ulstein, na Noruega com o casco nº232, tendo 92,5 metros de comprimento, 20 de boca e um calado de 6,4 metros. O navio tem como proprietário registado a WesternGeco LLC, dos E.U.A., e é operado pela WesterGeco AS, Noruega.
(©) Copyright fotos: António Simas, S. Miguel.
Este navio veio de Las Palmas. Não é só navios offshore que tenho detectado em quantidades acima do normal por estas paragens. É navios deste tipo também.
ResponderEliminarBoas Amigo Victor, ainda hoje coloco mais um navio sísmico, mas em Las Palmas.
ResponderEliminarEsta "malta" anda cheia de trabalho.
Abraço,
Manuel
Só espero que estes "bicharocos "de investigação que ultimamente tem aparecido nas nossas águas com uma frequencia anormal, nada tenham a ver com estudos sobre a poluiçao radioativa emanada do submarino nuclear americano Scorpion, afundado com armamento atomico a centenas de milhas a Sul de S. Maria na década de sessenta. Na altura nada se disse,para não causar alarme, mas houve varios navios cientificos da Nato em pesquisa, a operação Famous, que para alguns foi uma capa para português ver e calar.Cheguei em serviço a ir a bordo dalguns desses barcos, onde se incluia o cabo-submarino italiano Salernum. Por acaso??os Açores têm grande incidencia de doenças oncológicas!!!
ResponderEliminarCaro Visitante Obrigado pelo seu interessante comentário, fiquei preocupado pelas suas afirmações, de facto existe um grande incidência de casos de oncologia.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
De facto esse navio é de investigação sísmica, porém há "boatos" que a sua missão é prospeção petrolifera. Contudo, não há interesse na divulgação desse motivo. Fica a dúvida no ar.
ResponderEliminarMickey,
Caro Mikey, obrigado pelo comentário e visita, de facto antes deste esteve outro navio científico em PDL, logo que tenha oportunidade publico as fotos.
ResponderEliminarCumprimentos
Manuel
O caso desse submarino nuclear americano referido pelo anónimo acima eu desconhecia. Agora também fiquei preocupado.
ResponderEliminarEm relação ao fenómeno do aumento da presença de navios cientificos e/ou offshore nestas zonas da Macaronésia, penso que muita gente não terá ligado ou dado importância a esta noticia há dias mas que parece-me relevante:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=607276&tm=9&layout=123&visual=61
e já agora também:
http://noticias.pt.msn.com/projeto-de-extens%C3%A3o-da-plataforma-continental-%C3%A9-exemplo-do-fazer-com-poucos-meios-passos-coelho-1
Amigo Victor,obrigado para ser sincero não tinha ouvido esta notícia, embora tenha ouvido falar na extensão da plataforma.
ResponderEliminarUm Abraço
Manuel