ALGUMAS
NOTAS SOBRE O TRANSPORTE MARÍTIMO DOS AÇORES - 5
José Ribeiro Pinto
Acabámos
o artigo anterior analisando qual era o movimento de navios entre o Continente
e a Região até muito recentemente. Nos últimos tempos verificaram-se algumas
alterações que passamos desde já a ver:
As actuais ESCALAS NAVIOS são geralmente as seguintes:
TRANSINSULAR
Monte
da Guia – Lisboa/P. Delgada/P. Vitória/P. Delgada/ Lisboa
Insular
– Lisboa/P. Delgada/P. Vitória/P. Delgada/ Lisboa
Sete
Cidades – Leixões/P. Delgada/Flores*/Pico/Velas/P. Delgada/ Leixões
Sete
Cidades – Leixões/P. Delgada/Caniçal/ Leixões
*- Leva a carga da Mutualista e da
Boxlines
MUTUALISTA
Corvo
– Lisboa/Leixões/P.Delgada/ P.Vitória/Horta*/Velas**/P.Delgada/Lisboa
* - Leva a carga da
Transinsular
**- Leva a carga da Transinsular e da
Boxlines
Furnas
– Lisboa/P. Delgada/P. Vitória/Pico*/Santa Maria**/P. Delgada/Lisboa
* - Leva a carga da Transinsular
**- Leva a carga da Transinsular e da
Boxlines
BOXLINES
Ponta
do Sol – Lisboa/P.Delgada/P.Vitória/Graciosa*/Pico/P.Delgada/LIsboa
* - Leva a carga da Transinsular e da
Mutualista
Madeirense
3 – Lisboa/Leixões/P. Delgada/P. Vitória/Horta/P. Delgada/Lisboa
Cada navio faz normalmente 2
viagens por mês, com excepção do Sete Cidades que faz as viagens semanalmente. Os
navios que vão à Horta (Corvo e Madeirense 3) alternam, semana um, semana
outro.
Deste
quadro podemos concluir que, em termos médios, os Portos de S. Maria, Graciosa
e Flores continuam a receber 1 navio de contentores de quinze em quinze dias; o
das Velas recebe um navio por semana, o porto da Horta passou a receber apenas
um navio por semana, o de S. Roque recebe 2 navios de contentores numa semana e
1 na semana seguinte; o porto da P. Vitória recebe 3 navios por semana do
continente e o porta-contentores americano de 3 em 3 semanas aproximadamente;
finalmente o porto de P. Delgada recebe em média 7.5 navios de contentores por
semana.
Verificamos
que para os portos de Ponta Delgada, Praia da Vitória, S. Maria, Graciosa e
Flores a situação mantém-se como em 2009.
O
Porto da Horta passou a receber um único navio por semana alternadamente da
Mutualista e da Boxlines. A Transinsular deixou de ir a este porto levar
contentores. No caso do Pico dois dos armadores vão numa semana e o outro vai
na semana seguinte.
As
conclusões que tirámos no último artigo mantêm-se. É curioso verificar que os
dois principais (e maiores) navios da Transinsular apenas vêm a Ponta Delgada e
à Praia da Vitória, deixando portanto a carga para as outras ilhas especialmente
no primeiro daqueles portos. Os outros dois armadores encarregam-se da sua
distribuição para o Pico, S. Jorge, Faial, Graciosa e S. Maria.
Constata-se, por outro lado, que os 3 armadores praticam
um frete Continente – Açores da ordem dos 1250 € (valor de tabela – sabe-se que
praticam descontos comerciais para grandes clientes ou para quantidades
especiais) por contentor de 20” e o dobro para um de 40”.
Constata-se, igualmente, que cobram uns aos outros cerca
500 € pelo transporte de um contentor de um porto (Ponta Delgada, por exemplo)
para qualquer outro porto da Região (slot)
e vice-versa.
Pode-se concluir que um armador que não queira ir à
Graciosa, por exemplo, (só lá vai a Boxlines) paga à Boxlines 500 € para que
esta leve o seu contentor de P. Delgada à Graciosa, e certamente ainda ganha
lucro no frete Continente – Graciosa. O mesmo acontece com as outras
ilhas.
No
próximo artigo podemos a começar a tirar conclusões que nos parecem imediatas.
(©) Copyright texto: José Ribeiro Pinto, Engenheiro
Civil
(©) Copyright fotos: José Modesto, Leixões; Mário Silva, Santa Maria
Boa noite
ResponderEliminarO Porto da Horta recebe um navio da Transinsular, Mutualista, Transinsular, Box Lines, cada um na sua semana
Cumprimentos
José Manuel Lopes
Faial
Caro Amigo, José Lopes, obrigado pelo comentário.
ResponderEliminarTem razão, e existe outros pormenores que podem não estar actuais.
A explicação é simples este artigos do Eng Ribeiro Pinto, foram escritos algum tempo atrás e publicados no DI.
Por isso foram publicados no seu texto original.
Penso que essas questões não tem grande influência na conclusão final.
Um Abraço e obrigado por permitir o esclarecimento!
Manuel
O custo de cada contentor do continente para qualquer uma das REGIÕES AUTONOMAS é muito alto, tambem um contentor a viajar noutra empresa entre as ilhas desse arquipelago é um absurdo, 500€? Fogo é mesmo caro.
ResponderEliminarBoa tarde gostava de saber quanto tempo leva um navio de carga tipo contentores e carros do porto para são Miguel
ResponderEliminarBoa tarde Andreia,
ResponderEliminarA forma mais correcta de te responder é pedir que acedes a este link, é o itinerário dos navios vês em que dia eles partem de Leixões e quando chegam a PDL http://www.transinsular.pt/images/itinerarios/acoresexpresso.pdf
Cumprimentos
Manuel
Os preços prsaticados sao um roubo
ResponderEliminar