Na passada quinta-feira dia 21 de Março, o navio porta-contentores, "Ponta do Sol", operado pela Box Lines, efectuou a 6ª escala no porto da Graciosa no corrente ano. Sendo do conhecimento geral, que as condições atmosféricas nos Açores não tem facilitado quer o tráfego marítimo, quer o aéreo, esta escala prova a excelente regularidade (quinzenal) do serviço prestado pelo armador do "cavalo marinho"!
Sendo a Box Lines, propriedade do Grupo Sousa, cada vez que penso nesse pormenor, leva-me a pensar no modelo porta-contentores/ferry, existente na Madeira, continuo a pensar que na minha humilde opinião este seria o modelo a apostar nos Açores.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Eles (Grupo Sousa e o outros armadores) correram com o Armas da Madeira, achas que iam juntar-se à festa de criar um serviço ferry entre os Açores e o Continente?
ResponderEliminarFerry dentro dos Açores já nós temos nos meses de Verão, falta é deixarem transportar carga em carrinhas e paletes. E aqui as pressões dos armadores (Boxlines, Transinsular, Mutualista) far-se-á sentir certamente... Será que o secretário Vitor Fraga tem tomates para avançar e aguentar as pressões?
Caro Visitante, obrigado pelo comentário e visita.
ResponderEliminarEu neste post não disse que queria um ferry entre Açores e Continente.
Quando faço referencia ao modelo da Madeira, apenas quero dizer que um sistema que assentasse no ferry (carga inter-ilhas) e os porta-contentores (carga de e para continente e Madeira), seria o que mais ia de encontro à minha forma de pensar.
Sobre o serviço ferry, o que penso está escrito em vários post´s neste blog! Defendo um serviço ferry anual com carga rodada, mas com um logística eficiente em terra.
Vamos esperar pelo inicio da operação, e depois veremos!
Cumprimentos
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarO grupo Sousa esteve com o serviço ferry nos Açores com os navios GOLFINHO AZUL, LADY OF MANN e BAJAMAR, através da AÇORLINE.
lembro-te que as zonas escuras dessa operação foram tantas que o governo regional criou a ATLANTICOLINE, mas para criar mais zonas de sombra.
Abraço
ErrE
Amigo ErrE, apenas me estou a referir ao modelo, assente na sincronização ferry/porta-contentores.
ResponderEliminarAbraço,
Manuel
Caro MMB
ResponderEliminarPercebi perfeitamente e apoio, mas não com estes intervenientes.
Não que tenha algo pessoalmente contra (ou não), mas porque uns já tiveram a sua oportunidade e todos os meios (em tempo de vacas gordas) e os actuais que não têm a vocação (o estado não é bom a explorar destas coisas).
Abraço
ErrE
Amigo ErrE, tu sabes bem o que eu penso sobre tudo isto, também sabes que não posso ser muito claro quanto ao como conseguir o modelo que idealizo.
ResponderEliminarEncaro a Atlânticoline como uma ferramenta, basta coloca-la ao serviço dos Açores que evoluímos, até aqui existe uma protecção de alguns interesses que nem são os da Atlânticoline, mas sim de outros, esse é o problema.
Abraço,
Manuel