Catamaram "Expresso do Triângulo", em manobras no Terminal Marítimo do Porto da Horta. Aproveito as minhas primeiras fotos deste catamaran para fazer referência a um artigo do Jornal "O Breves" em que este refere que em 2014 o "Expresso do Triângulo", irá efectuar a ligação Calheta-Angra do Heroísmo (Ver Aqui).
Nome: EXPRESSO DO TRIANGULO.
IMO: 8205644.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Horta.
Numero de Matricula: H-228-TL.
Operadores: Transmacor- Horta, Faial, Acores.
Class: Det Norske Veritas.
Ano de Construcao: 1983.
Data de Entrada ao Activo: 30/04/1983.
Estaleiro: AS Fjellstrand Aluminum Yachts- Omastrand, Noruega. Casco#1558.
Construcao de Casco: Aluminio.
Comprimento Fora a Fora: 31,50 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 29,62 metros.
Boca Maxima: 9,40 metros.
Pontal: 3,51 metros.
Calado: 1,75 metros.
Arqueacao Bruta: 287,00 toneladas.
Arqueacao Liquida: 92,00 toneladas.
Porte Bruto: 50,00 toneladas.
Numero de Passageiros: 160.
Potencia de Maquinas: 2X M.T.U. (Alemanha), 16V396TB83, 165 X185, 16 cilindros, 3,560 hp (2,618 kw), 2 helices FP, 2,000 rpm.
Velocidade de Servico: 24,00 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 48,00 kw.
Nomes Anteriores: Helgeland (1983-1997), Helgeland II (1997-1998), e Fjordtroll (1998-2001).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Nome: EXPRESSO DO TRIANGULO.
IMO: 8205644.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Horta.
Numero de Matricula: H-228-TL.
Operadores: Transmacor- Horta, Faial, Acores.
Class: Det Norske Veritas.
Ano de Construcao: 1983.
Data de Entrada ao Activo: 30/04/1983.
Estaleiro: AS Fjellstrand Aluminum Yachts- Omastrand, Noruega. Casco#1558.
Construcao de Casco: Aluminio.
Comprimento Fora a Fora: 31,50 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 29,62 metros.
Boca Maxima: 9,40 metros.
Pontal: 3,51 metros.
Calado: 1,75 metros.
Arqueacao Bruta: 287,00 toneladas.
Arqueacao Liquida: 92,00 toneladas.
Porte Bruto: 50,00 toneladas.
Numero de Passageiros: 160.
Potencia de Maquinas: 2X M.T.U. (Alemanha), 16V396TB83, 165 X185, 16 cilindros, 3,560 hp (2,618 kw), 2 helices FP, 2,000 rpm.
Velocidade de Servico: 24,00 nos.
Potencia de Geradores Auxiliares: 48,00 kw.
Nomes Anteriores: Helgeland (1983-1997), Helgeland II (1997-1998), e Fjordtroll (1998-2001).
Pesquisa de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Bom Dia Manuel,
ResponderEliminarMuito obrigado por a publicacao destas fotografias do porto da Horta. Como sabes a minha familia e toda da ilha. Se tu andares mais um bucado vais ver o outro catamaran "Expresso das Ilhas" em estado de degradacao no antigo porto de passageiros. Ainda nao sabem o que vai ser o futuro dele. Nesta altura vai ser vendido para sacuteiros com certeza. E pena.
Abraco,
Paulo Peixoto
Caro Amigo Paulo,
ResponderEliminarNão vou deixar escapar o Expresso das Ilhas, pois fez muitas viagens à Graciosa principalmente durante as obras e não tenho muitas fotos dele, aliás minhas apenas uma de telemóvel!
Abraço,
Mnauel
Da maneira que este expresso é bonzinho vai ser para avariar ao passar na ponta do topo, e na minha opinião acho que não vai dar para a despesa apesar de ser uma boa iniciativa...
ResponderEliminarAbraço