Panama Canal Gatun Locks ® Wikipédia
“Os Açores vão estar no centro do futuro do mar português. O arquipélago será determinante para o transporte marítimo ...” Jornal Expresso 21/12/2013
Autor: Gonçalo Almiro Matos Costa
Só quem andar, muito, distraído não se terá apercebido do alcance da ideia acima transcrita.
Na verdade, é já no ano de 2014 que se irá inaugurar o alargamento do Canal do Panamá, permitindo assim que uma nova geração de navios chamados de post-panamax (que podem atingir os 366 metros de comprimento, 49 de largura e 15 de calado) cruzem os oceanos, pacifico e atlântico, entre a Asia e a Europa .
Esta renovada “autoestrada” marítima tem a particularidade de se situar, grande parte dela, em aguas sob jurisdição Portuguesa e é aqui que entra a importância do arquipélago dos Açores, situado no meio do oceano atlântico, onde haverá um grande aumento de trafego marítimo, mais concretamente a Sul do Grupo Oriental .
Ok e qual será a melhor maneira de os Açores aproveitarem a sua estratégica localização?
Vamos por partes, em primeiro lugar é necessário gerir, vigiar e garantir a segurança desta nossa autoestrada marítima ou seja o Estado Português deverá reforçar os meios navais e aéreos, entre outros, para assim poder garantir uma efetiva soberania Portuguesa em toda a área da sua jurisdição, legitimando por esta via a cobrança de taxas e serviços relacionados com a segurança, gestão de tráfego, monitorização ambiental, resgate de feridos etc .
Imagem retirada daqui
Em segundo lugar é necessário obter mais valias para a economia dos Açores devido ao intenso tráfego marítimo espectável. Desde a prestação de serviços de saúde de emergência , reabastecimento em alto mar (combustíveis, mantimentos, correio etc) , rotação de tripulação (possibilidade de utilização da capacidade hoteleira para descanso da tripulação), acesso a redes de telecomunicação de redes moveis (voz e dados), rebocadores (em caso de acidentes e avarias), reparações de emergência, etc.
Enfim aguardemos mais desenvolvimentos deste novo desígnio nacional que é o mar em que incontornavelmente os Açores não só fazem parte como são, em grande medida, a razão desse mesmo desígnio.
PS: Há quem defenda a utilização de alguns portos dos Açores como escala de navios post-panamax, esta opção é completamente inviável pois não se “desvia “ um navio desta dimensão para descarregar/carregar alguns contentores, alem de que nenhum porto dos Açores tem capacidade de receber navios com mais do que 12 metros de calado, alias o único porto português com capacidade para receber este tipo de navios é o Porto de Sines.
PS: Desejo aos meus leitores uma boa passagem de ano e boas entradas para o ano de 2014, Gonçalo Almiro Matos Costa
Boas Manuel
ResponderEliminarCada vez fico mais estupefacto com ideias destas.
Um abraço
JPastor
Sem desprimor, vejo especialmente castelos no ar!!
ResponderEliminarVotos de um Feliz 2014