© Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
O navio “Espirito Santo" é o mais pequeno da frota dos TMG,Lda.- Transportes Marítimos Graciosenses, com 37,5 metros de comprimento e 8,5 metros de boca, este navio foi construído em 1964 em Løland MV, Leirvik, Noruega, como um ferry ro-ro combinado com o transporte de carga, tinha capacidade para 50 passageiros e 11 viaturas, seu primeiro nome foi “Nauma II” nome que ostentou até 1985 quando então mudou de nome e passou a chamar-se "Vefsna", de 1985 - 1993 fez a rota entre a pequena cidade Sandnessjøen e a ilha Træna para a Helgeland Trafikkselskap. em 1993 os TMG,Lda., adquiriram-no e passou então a chamar-se “Espirito Santo”.
Este navio embora pequeno é versátil, a sua lotação de passageiros foi sendo reduzida e é agora de 12 passageiros, um bilhete Graciosa-Terceira, custa cerca de 20 euros, ( esta viagem pode estar condicionada se for transportado gás), carregamento das viaturas e carga é feita pela grua do navio com capacidade para 3,5 tons. O, “Espírito Santo”, mantém na popa as suas portas e o suporte para a rampa, que usava na Noruega, e que não escondem a sua identidade de ferry, nas suas cargas transportadas para o porto da Graciosa, também se inclui embora em caso especiais contentores de combustível (TK) e contentores frigoríficos, de 20´.
Bom preço, não é? :-)
ResponderEliminarMas com mar chão :-)
Tive a oportunidade de fazer algumas viagens nele Horta/São Roque do Pico com destino à Praia da Vitória e ao Porto de Pipas.
ResponderEliminarDepois de 9 horas de mar, nada como o contorno Negro do Monte Brasil, à noite, como que a antecipar as luzes da bela Angra do Heroísmo marcando a chegada a bom porto. Outros tempos, diferentes mas igualmente bons!
Bom preço é o 65+ :)
Caros Amigos Cap Créus e Miguel Morais,
ResponderEliminarObrigado pela vossa visita e comentário!
Preço Grw-Ter 20 euros! Ao ler a história norueguesa do ES, chama-me à atenção a ligação entre uma cidade e a ilha de Traena, uma pequena ilha com cerca de 400 habitantes. Pergunto aos dois o seguinte: Sendo este um pequeno navio com capacidade para passageiros, carga (geral e paletizada) e sendo um ferry, poderia ser este uma opção para as ligações entre as Flores e Corvo? Obviamente com as devidas e necessárias adaptações, e estou-me a referir a um projecto de futuro, onde fosse possivel ir de carro de S. Maria ao Corvo.
Abraço aos dois,
Manuel
Huuum....
ResponderEliminarEu penso que sim, apesar de ser contra ou algo contra a ida de carros para o corvo.
Mas porque não?
Estude-se e haja quem invista nisso.
Mas com conta, peso e medida.
Não se estrague nada.
Meus Caros,
ResponderEliminarO ES possui na minha opinião o handicap de só ter uma máquina.
Penso que com as devidas adaptações um dos cruzeiros poderia ser uma excelente opção.
São embarcações com provas dadas e com muita fiabilidade.
Outra coisa que o "ilhas" ainda não esqueceu foi a carga e as viaturas que já transportou.
Abraço
Concordo com a ideia acho-a bem interessante! Apenas usei o ES como referencia de um conceito mais abrangente! Em vez de duas embarcações uma com mais valências!
ResponderEliminarLembro-me de descarregar viaturas do "ilhas" por cá em tempos de Verão em que não havia ainda os ferrys e a Transmaçor apareceia por cá!
Abraço
Manuel