© Copyright fotos: Mário Silva, Santa Maria.
N/M "Furnas", do armador, Mutualista Açoreana, hoje no porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria. Registo como sempre do Amigo, Mário Silva, autor do blog, "Atlântico Faróis", que convido a visitarem!
Adoro farois :-)
ResponderEliminarBom espaço para os ver!
Boas Amigo, tem lá belas imagens de faróis!
ResponderEliminarAbraço
Manuel
boas amigo Manuel. Pelos vistos deve ser bem verdade. Saiu hoje na Rtp Açores o caso da atlanticoline! Parece que realmente os novos navios gastam 3 vezes + que os "cruzeiros", e que as reduçoes de viajens e aumento dos preços pode ser realidade... http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=35287&visual=3&layout=10&tm=10
ResponderEliminarnao percebo e como no catalogo dos motores não mostra essa tal diferença!
Boas Kevin,
ResponderEliminarNão se pode comparar uma "canoa" de 1000 cv com uma de 6000 cv! Divide o consumo pelos cv e vê o que dá!
Como alguns ficaram desiludidos com a velocidade e não podendo falar de tal, viram-se agora para o consumo!
Abraço
Manuel
A capacidade de carga entre uma "canoa" e outra também não tem nada a ver. A começar pelos automóveis que as novas podem levar. Esta gente quer milagres.
ResponderEliminarDe qualquer forma não dá para perceber porquê 2 motores com 6000HP. em barcos de 40m e 750 ton. Vejam nos sites de ferries e de navios de passageiros tipo expediçao com 90 a 100m de comprimento a potencia instalada!! Há coisas que nao dao para entender. lembro-me que o velho paquete Carvalho Araujo de 4500 ton dispunha de 4400IHP e o meu Ponta Delgada com cerca de 67m tinha instalado apenas um Sulzer de 1500 HP que dava 13 nos, economico , muito fiável e excelente como tudo o que é made by Suiça
ResponderEliminar