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O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje que a implementação do Plano Integrado dos Transportes (PIT) dos Açores vai permitir aumentar a capacidade de mobilidade de pessoas e bens, reduzir custos de acesso e aumentar a facilidade de interligação e comodidade.
“A diminuição dos custos de contexto decorrentes dos transportes é essencial para um aumento da competitividade das empresas regionais e do bem-estar das famílias pelo consequente aumento do seu poder de compra”, frisou Vítor Fraga, que falava na apresentação do PIT, na cidade da Horta.
O titular da pasta dos Transportes recordou que o Governo dos Açores desenvolveu “um conjunto significativo de investimentos, em todas as ilhas, com o objetivo claro de criar as condições necessárias ao desenvolvimento do setor”, tendo também investido ao nível dos meios, visando a sua modernização, adequação às necessidades e dinamização do mercado.
Hoje, disse Vítor Fraga, “deparamo-nos com novos desafios”, sendo neste contexto que se torna imprescindível a implementação do PIT, para “definir os eixos para uma efetiva coordenação entre todos os meios de transporte, assegurando uma interligação de horários, logística, parâmetros operacionais e gestão de informação, dentro do fisicamente possível, numa lógica permanente de orientação para o serviço prestado aos cidadãos e às empresas”.
“O grande objetivo do Plano Integrado dos Transportes é aumentar a capacidade de mobilidade das pessoas e bens, através da redução do custo de acesso, da facilidade de interligação e comodidade, tanto nas ligações no interior de cada ilha, como nas ligações interilhas e com o exterior da região”, salientou.
Vítor Fraga afirmou que o Governo dos Açores pretende “ter um setor que procure de forma permanente a excelência operacional, ou seja, que associe a eficiência operacional das infraestruturas e meios existentes a uma objetiva orientação para satisfazer as necessidades dos cidadãos”.
O PIT divide-se em três eixos distintos, onde estão integradas as medidas a concretizar até ao final da legislatura, no âmbito das infraestruturas e equipamentos, do quadro regulamentar e dos instrumentos facilitadores.
Ao nível do investimento em infraestruturas e equipamentos, o PIT contempla, entre outras, a remodelação da Aerogare do Corvo, a ampliação do cais comercial das Velas, a ampliação do porto da Casa e a construção do novo cais e terminal de passageiros em São Roque do Pico, além da construção de dois novos navios com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas e da construção do terminal de carga da Aerogare Civil das Lajes, quando for possível, já que é uma obra condicionada pela alteração da Lei da Servidão Militar.
Será também desenvolvida uma plataforma agregadora de informação proveniente de diferentes fontes e bases de dados, “com o objetivo de implementar o Balcão Único, que possibilitará uma escolha mais eficiente dos meios a utilizar, facilitando o planeamento e a aquisição de bilhetes para viagens intermodais (aéreos/marítimos/terrestres)”, revelou o Secretário Regional.
Ao nível do quadro regulamentar, o PIT contempla a revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) do transporte aéreo inter-ilhas, e das OSP atualmente em vigor para as ligações entre a Região, o Continente e a Madeira, estando, no entanto, esta revisão, dependente de decisão do Governo da República.
Serão ainda definidas OSP para o transporte marítimo de passageiros inter-ilhas e elaborada uma proposta legislativa com vista à criação do Tráfego Regional, para flexibilizar o transporte marítimo de carga geral entre as várias ilhas dos Açores.
Por último, ao nível dos instrumentos facilitadores, será implementado o Balcão Único, através do qual será possível efetuar o planeamento de viagens intermodais e adquirir os respetivos bilhetes, com vista à promoção e incremento da mobilidade, através de uma escolha mais eficiente dos meios a utilizar.
Neste sentido, Vítor Fraga anunciou que “a SATA passará a comercializar, em qualquer um dos seus balcões de venda, os bilhetes para viagens marítimas no Triângulo”.
O PIT prevê também a “coordenação de horários de transportes aéreos e marítimos na Região Autónoma dos Açores para assegurar maior interligação entre ambos e uma maior mobilidade de passageiros e carga, quer inter-ilhas, quer nas ligações com o exterior”, disse o Secretário Regional.
Será ainda implementado o Serviço de Bagagem e Carga Aérea Integrada (SBCI), que permitirá garantir que qualquer utilizador possa levantar a sua bagagem no destino final, aquando de uma deslocação intermodal, reduzindo os tempos de espera, aumentando os níveis de conforto para o passageiro e permitindo ainda otimizar as rotas de carga aérea com o objetivo de abreviar o tempo de entrega no destino.
Na apresentação deste plano, Vítor Fraga salientou que o PIT ”não sendo um fim, é o meio" para que se possa aumentar os níveis de mobilidade dos Açorianos e de quem visita o arquipélago, “para que seja mais fácil, mais comodo e mais económico deslocar-se dentro da Região”.
O PIT vai agora ser apresentado à população em todas as ilhas dos Açores, iniciando-se esta fase hoje à noite na cidade da Horta.
As medidas a concretizar no âmbito do PIT e no decorrer desta legislatura estão inscritas em três eixos:
• Infraestruturas e Equipamentos
• Quadro Regulamentar
• Instrumentos Facilitadores
No eixo “Infraestruturas e Equipamentos”, com vista a aumentar a operacionalidade e os níveis de conforto e segurança dos passageiros, iremos:
• Remodelar a Aerogare do Corvo
• Requalificar a aerogare e construir uma nova torre de controlo na Graciosa
• Ampliar o cais comercial das Velas
• Ampliar o Porto da Casa, no Corvo
• Reabilitar o cais -12 do Porto da Praia da Vitória,
• E construir o novo cais e terminal de passageiros de São Roque do Pico.
Para incrementar a mobilidade dentro do Grupo Central dotaremos o Porto da Calheta de uma Rampa Roll On/Roll Off e melhoraremos a operacionalidade do Porto das Pipas.
As medidas a concretizar no âmbito do PIT e no decorrer desta legislatura estão inscritas em três eixos:
• Infraestruturas e Equipamentos
• Quadro Regulamentar
• Instrumentos Facilitadores
No eixo “Infraestruturas e Equipamentos”, com vista a aumentar a operacionalidade e os níveis de conforto e segurança dos passageiros, iremos:
• Remodelar a Aerogare do Corvo
• Requalificar a aerogare e construir uma nova torre de controlo na Graciosa
• Ampliar o cais comercial das Velas
• Ampliar o Porto da Casa, no Corvo
• Reabilitar o cais -12 do Porto da Praia da Vitória,
• E construir o novo cais e terminal de passageiros de São Roque do Pico.
Para incrementar a mobilidade dentro do Grupo Central dotaremos o Porto da Calheta de uma Rampa Roll On/Roll Off e melhoraremos a operacionalidade do Porto das Pipas.
Caro MMCB
ResponderEliminarQuanto ao novo cais no Cais do Pico, pelo que vi do projecto, julgo que vai ser uma obra que trará alguns amargos de boca.
A profundidade a que se vai construir é de loucos, e desconfio que o mar do norte vai ser implacável.
Penso que deveriam pensar bem antes de repetir a asneira que foi feita antes.
Aprende-se com os erros, não se repetem.
Mas como esta gente é especialmente dotada, admito a minha possível ignorância.
Abraço
ErrE
Amigo Manuel,fiquei satisfeito pelas novas medidas contemplarem a rampa Roll ON/RollOff na Calheta,pois como ja foi falado a ligaçao a Angra com os novos barcos justifica as rampas nos dois portos.Espero que nao fique so a intençao. Cumprimentos
ResponderEliminarInfelizmente a obra que era necessária no Pico (um porto num local em condições, de raiz) nunca será feito, e continuaremos a ter 2 portos deficitários em muitos aspectos (Madalena e São Roque), 3 (se quiserem contar com um pequeno elefante branco de Mota Amaral: o porto das Ribeiras). Nenhuma ilha dos Açores tem, à excepção do Pico, o seu porto (ou principais portos) a Norte... Disseste tudo dito ErrE...
ResponderEliminar"Nenhuma ilha dos Açores tem, à excepção do Pico,o seu porto (ou os principais portos) a Norte..."
ResponderEliminarÉ verdade!
Também nenhuma ilha dos Açores tem proximidade tão evidente de outras ilhas, como o Faial e S. Jorge.. e isso confere um peso enorme na protecção das ligações que perduram...e se querem intensificadas!
Se não estou em erro e sendo leitor deste seu blog, o Manuel anda a pregar estas ideias por aqui há uns anos... será que alguém do Governo Regional o começou a ler recentemente?
ResponderEliminarcumprimentos,
Amigo Luís Henrique,
ResponderEliminarOs meus "sermões", tem por inspiração o que acontece em outros arquipélagos, esta malta ter todas as condições para saber o que por lá se passa :)
abraço
Manuel