No dia em que o ferry "Atlântida", regressou ás docas dos estaleiros de Viana do Castelo, agora subconcessionados à WESTSEA (Fotos AQUI), publico dois vídeos relativos a dois navios diferentes, ambos construídos e desenhados nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e galardoados pela Royal Institution of Naval Architects ( RINA) , com o prémio de "Ship of the year", pelo design, inovação e funcionalidade, algo que na altura foi certamente motivo de orgulho para o estaleiro e para a industria de construção naval nacional. Com o programado "renascimento" do, "Atlântida", espero que o estaleiro também ganhe uma nova vida e que daqui por uns tempos possa voltar a ganhar prémios como estes!
Os ENVC, construíram dois navios reefer gémeos , um com o nome de "Carmel Ecofresh", em 2003 e o "Carmel Bio-Top", em 2004, as duas unidades para o armador alemão, ORIZONT SCHIFFAHRTSGESELLSCHAFT mbG, enquanto que os navios tanque foram construídos em 2004 o, "Kiisla" e o "Suula" em 2005, para o armador,FORTUM OIL OY, Filandia.
Nome: Cala Paradise ( ex Carmel Ecofresh)
IMO: 9267534
Ind chamada: ZCDQ4
Bandeira: Bermuda
Tipo de navio: Reefer
Ano: 2003
T.A.B.: 18 931 tons
T.A.L.: 8827 tons
D.W.T.: 16397 tons
Porto de registo: Hamilton
Operador: Ofer Ships Holding
Estaleiro construtor: Estaleiros Navais de Viana do Castelo- casco 213
Comprimento: 185, 8 mts
Boca: 25,14 mts
Calado: 9,28 mts
Navios gémeos: Cala Pira ( ex Carmel Bio-Top)
Capacidade Teus: 880
Máquina: Wartsila, 22 461 hp
Velocidade de serviço, 20,5 nós; velocidade máxima, 21,5 nós.
Nome: Kiisla
IMO: 9267558
Ind chamada: OJKY
Bandeira: Filandia
Tipo: navio químico
Ano: 2004
T.A.B.: 9910 tons
T.A.L: 4596 tons
D.W.T.: 14 750 tons
Porto de registo: Porvoo
Estaleiro: Estaleiros Navais de Viana do Castelo-casco nº 224
Operador: Neste Shipping Oy, Filandia
Comprimento: 139,75 mts
Boca: 21,73 mts
Calado: 9 mts
Nº tanques: 14
Máquina principal: Wartsila, 11 489 hp
Bowthruster: 1088 hp.
Boas Cláudio,
ResponderEliminarNa verdade este post foi sugerido por um amigo que trabalhava nos ENVC, infelizmente dizem-me que já faleceu, e neste dias com o regresso do Atlântida lembrei-me dele, daí ter repescado o post!
Gosto especialmente do navio de contentores e reefer, muito interessante!
Abraço
Manuel
Obrigada. Por cá esta história ainda cheira muito a esturro...
ResponderEliminarIvone
Boas Cara Ivone,
ResponderEliminarPenso que te referes à história do Atlântida, essa na minha opinião é o espelho do funcionamento do país! Infelizmente existe muito Atlântida no nosso país!
como bem diz o povo, quem se lixa é o mexilhão!
Cumprimentos
Manuel
Boas Cláudio,
ResponderEliminarGosto do conceito dos reefer/container, são navios polivalentes, tenho um amigo que defende uma conceito semelhante para o serviço ferry nos Açores, um dia destes faço um post sobre isso!
Um Abraço
Manuel