Foto: www.ferriesingreece.com
O HSC "Alkioni", irá juntar-se ao ferry, "Express Santorini", na operação de 2016 da Atlânticoline. Trata-se de um catamaran em alumínio, construído no Japão em 1994. Na altura da sua construção era o maior navio de alumínio do mundo e o primeiro Hight Speed Craft projectado para transportar grandes camiões (11 tons por eixo), o "Hayabusa" (primeiro nome) foi classificado pela Sociedade Naval de Arquitectos Japoneses, como "Navio do Ano" em 1995.
Interessante referir que este navio dado as características das suas duas rampas de popa ( quase 17 metros de comprimento), pode operar sem a necessidade de haver rampa ro-ro no caís.
Este hight speed craft, substituí assim o habitual, "Hellenic Wind", que muitos passageiros classificavam como pouco confortável na navegação. Será interessante durante a operação verificar o comportamento deste catamaran no mar dos Açores.
Interessante referir que este navio dado as características das suas duas rampas de popa ( quase 17 metros de comprimento), pode operar sem a necessidade de haver rampa ro-ro no caís.
Este hight speed craft, substituí assim o habitual, "Hellenic Wind", que muitos passageiros classificavam como pouco confortável na navegação. Será interessante durante a operação verificar o comportamento deste catamaran no mar dos Açores.
Foto: asiandragonintl.com/inventory
Foto: www.arxipelagos.com/forum/
Nome: AlkioniTipo: HSC/Catamaran
Ano de construção: 1994
Estaleiro: KAWASAKI HEAVY INDUSTRIES, Japão
Reconstruído: Em 2006 -Estaleiro Salamis, Grécia
IMO No.: 9106211
Indicativo de chamada: SVAF7
Bandeira: Grécia
Porto de registo: Piraeus
Comprimento: 99,78 metros
Boca: 19,98 metros
Calado: 3,19 metros
T.A.B.: 3330 tons
D.W.T.: 398 tons
Capacidade viaturas: 173
Capacidade passageiros: 1125
Máquina: 2x3616 & 2x3612 Caterpillar at 1000 RPM 5585 kw 4120,9kw
Potência Total: 25180 BHP
Propulsão: Waterjets - 4 sets KAWASAKI KPJ169A
Velocidade de serviço: 15 nós 1,000 litros (two engines)
17 nós 1,450 litros
20 nós 1,850 litros
22 nós 2,300 litros
25 nós 3,500 litros
Velocidade máxima com carga: 30 nós
Velocidade máxima sem carga: 35 nós
Duas rampas de popa para viaturas, uma rampa de popa para passageiros, ar condicionado, excelentes poltronas para os passageiros, são mais algumas das características de HSC.
Boas Manuel, considero uma boa opção, visto esse tipo de navio ser muito confortável e versátil, sendo no meu entender o tipo de navio ideal para ligações curtas.
ResponderEliminarGrande abraço
Elvio
Espero que passe por Lisboa para a classificação. E era bonito ver um navio assim Azul, uma cor bonita :-D
ResponderEliminarCumprimentos Manuel!
Bom dia
ResponderEliminarAqui fica uma reportagem de uma viagem feita no Alkioni, que encontrei no youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=mWPpFwadBRk
Um abraço
Ildefonso Ávila
Caros Visitantes,
ResponderEliminarObrigado pela visita e comentários.
Para já o que de facto me chateia é a cor! Devia ser verde :)
Quanto ao vídeo logo que possível vou ver.
Abraço
Manuel
Viva Manuel!
ResponderEliminarPelo que é possível visualizar numa das fotos vê-se passageiros no exterior, resta saber se é só em manobras em que a velocidade é pouca, para ficar "preso" já bastava o H.W.
Nestas ilhas tão bonitas e navegar sem poder tirar pelo menos um "retrato" não faz muito sentido, então para quem fuma até dava dó...
Vamos aguardar!
Sr. Manuel
ResponderEliminarQue raio de proa é esta ?
Será que é o ideal para os mares dos Açores ?
Será que vamos ter pernas e braços partidos ?
Espero bem que não !
Mas prevejo muito desconforto para que lá viajar.
MC
CM
Caros amigos,
ResponderEliminarQuanto ao fumo tenho solução :) Proibir fumar!
Quanto à proa, como não toca na água não faz mal :)
Amigos temos de esperar para ver as primeiras impressões dos passageiros.
Um abraço
Manuel
Amigo Manuel gostei dos vídeos e julgo que navegará melhor ,quanto á cor gostaria mais se fosse vermelho. Abraço
ResponderEliminarEra meter uma águia no casco e estava óptimo.
ResponderEliminarQuanto ao conforto na navegação, nada como experimentar em condições digamos, mais adversas.
Abraço
Caros Amigos,
ResponderEliminarQue falta de gosto brutal! Uma águia e um navio pintado de vermelho???
Sugiro consulta imediata a um psicólogo :)
Abraço e Parabéns pelo campeonato!
Manuel
Será que cabe na rampa ro-ro do cais das Portas do MAr ? Ou vai ser como o outro que não operava lá embora esta rampa seja novinha em folha !!!
ResponderEliminarOlá Sr.Manuel,
ResponderEliminarO barco "Alkioni" é mais rápido do que o "Hellenic Wind" ??
Obrigado. :)