Hoje ao ver cruzarem-se no porto da Graciosa o porta-contentores "Ruby" e o ferry "Express Santorini", lembrei-me do que havia escrito em anteriores posts, a começar por um dedicado ao Sr.Malcon Purcell Mclean, o pai da contentorização, sem dúvida uma ideia genial, que lhe valeu o titulo de "Homem do século “ atribuído pelo International Maritime Hall of Fame. Na minha humilde opinião este sistema não pode ser posto em causa, muito menos, alguém ter a ideia "genial" que a evolução dos transportes marítimos nos Açores, deve ser em sentido contrario ao efectuado pelo Sr. Malcon Mclean e o resto do mundo.
Outro post que me passou pela memória foi o do "Serviço ferry nos Açores e Madeira", após tantos anos ainda não vi a classe política açoriana defender uma evolução deste serviço no sentido de este ter mais influência no desenvolvimento dos Açores, criando entre ilhas uma verdadeira "Ponte". À quem pense que nesta altura o importante é as rampas, e até pode ser, mas nesta altura para mim o mais importante era definir qual a politica a adoptar para o futuro, será que: Podemos ter operações ferrys anuais? Podemos incluir carga rodada? Vamos continuar apenas com uma operação sanzonal? Optamos por navio(s) próprios ou afretados? Qual o tipo de navio ideal para essa operação? bem sei que foi efectuado um estudo pela BTM, mas não acredito que um HSC, seja um navio adequado para uma operação anual. Em relação a estas perguntas até pode alguém ter as respostas, mas a verdade é que gostava de saber o que realmente pensam os nossos políticos ( nunca saberei).
Lembro que o sistema na ligação Madeira-Porto Santo, passa pela utilização de um ferry e também um porta-contentores, algo que na minha opinião se poderia adoptar nos Açores.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
Amigo Manuel
ResponderEliminarApós esta dissertação que acabaste de lançar sobre transporte marítimo de carga e passageiros, quase me apetece dizer que o Governo dos Açores tinha ganho uns valentes milhões se não tivesse encomendado aquele “dáparatudo” estudo feito pela BTM e concretizasse na prática as tuas ideias.
A roda já foi inventada. Portanto basta pô-la a andar. A diferença é que os lobbys foram inventados depois da roda!!!
Além disso, não nos podemos esquecer que já tivemos o N/M Ponta Delgada e o N/M Vitorino Nemésio a funcionar nos Açores o ano inteiro. Avalie-se e adapte-se o que tiver de ser adaptado e complemente-se o modelo com os exemplos de outros arquipélagos.
Um abraço.
João Mendonça
Boas Amigo João, de facto a roda já foi inventada por outros arquipélagos, eu não inventei nada aquilo que refiro no post apenas copiei e o que se faz noutras ilhas, como dizes teria que haver adaptação, mas não seria impossivel, seria um sonho termos uma Ponte que liga-se todas as ilhas dos Açores, mas tu dizes ainda melhor que os lobbys foram inventados muito depois da roda, por isso acho que vamos ccontinuar com "rodas" quadradas.
ResponderEliminarUm Abraço,
Manuel
Acho que a solução ideal seria mesmo um ferry diario e um porta contentores semanal ou quinzenal, o tipo de ferry teria que ser e atendendo as dificeis condiçoes de mar no inverno, principalmente, um navio do tipo Santorini Express, talvez uma versão mais recente. Sou de Porto santo, e tambem aqui as condiçoes de mar saõ duras no inverno, pelo que tammbem aqui a solução é esta e esta bem. Cumprimentos
ResponderEliminarelvio
Obrigado Elvio, pelo teu importante comentário, que pelo facto de viveres em Porto Santo ainda mais valor têm. Penso que um porta-contentores um ferry, e um navio tanque seriam sufecientes para assegurar o transporte marítimo de passageiros e carga, obviamente com os necessarios ajustes á realidade açoriana, mas assim teriamos um economia mais dinâmica e maior intercambio social, com todas as vantagens associadas.
ResponderEliminarCumprimentos e volta sempre
Manuel
A solução para a Graciosa seria sem dúvida uma solução mista ferry/porta-contentores como a que foi adoptada para o Porto Santo, incluindo um ferry com capacidade para carga rodada. Tenho uma pequena dúvida: No Porto Santo existe há muitos anos um terminal cimenteiro dentro do porto, com duques d´álba, visivel neste post deste mesmo blog: http://oportodagraciosa.blogspot.com/2009/08/ponta-de-sao-lourenco-no-porto-santo.html
ResponderEliminarà semelhança do que acontece na Praia da Vitória. Gostaria de saber na Graciosa como se faz o transporte de cimento em grandes quantidades.
Caro Visitante Obrigado pelo comentário, em relação ao cimento este vem nos navios dos TMG, em paletes ou em big bags.
ResponderEliminarEste meu post dá uma pequena ajuda na explicação e tem algumas fotos. http://oportodagraciosa.blogspot.com/2011/02/logistica-da-distribuicao-do-cimento-no.html
Cumprimentos e volte sempre
Manuel
Caro Manuel, obrigado pela resposta. O post que refere é esclarecedor.
ResponderEliminarDe nada eu é que agradêço a sua participação neste blog.
ResponderEliminarCumprimentos e volte sempre
Manuel