A Transinsular, apresentou hoje no porto de Ponta Delgada o N/T "Chem Daisy", navio com o qual ganhou o concurso de distribuição de combustíveis inter-ilhas. A cerimónia contou com a presença de vários convidados. Como já referimos aqui aquando da estreia do navio no porto da Graciosa, trata-se de uma navio construído em 2010 nos estaleiros Turcos de Cicek.
Este navio têm ainda a particularidade de ter um sitema de propulsão que consiste em dois Azipods, algo que traz maior manobrabilidade, notando-se uma maior facilidade nas suas manobras, como podemos constatar no vídeo relativo à sua saída do porto da Graciosa a 14 do corrente mês.
Faço Votos para que os Deuses dos Mares o protejam e que permita a Transinsular cumprir a sua missão com tranquilidade.
Dados técnicos:
Nome: CHEM DAISY.
Nº IMO: 9479644.
Ind. chamada: 9HA208.
Tipo: Oil chemical tanker type II.
Sociedade classificadora: Bureau Veritas.
Bandeira: Malta.
Porto de registo: Valletta.
Estaleiro: Cicek Tersanesi, Turquia, casco 48.
Lançamento à água: 2010-10-26.
Porte ( D.W.T.): 3074 tons.T. arqueação bruta: 2105 tons.
T. arqueação líquida: 904 tons.
Comprimento f. a f.: 84,98 mts.
Boca: 12, 60 mts.
Calado: 5,40 mts.
Potência da máquinas: 2x 1278 hp ( Mistubishi).
Sistema propulsão: 2 azipods.
Bowthruster: 1
Velocidade: máx. 13 nós, serviço 11,5 nós.
Operador: Transinsular.
Comandante: Bugrahan Simsek, Turquia.
Navios irmãos: Brezzamare; Chem Violet; Frecciamare.
(©) Copyrights fotos: António Manuel Dias de Simas, S. Miguel.
Caro MMB
ResponderEliminarO que me impressiona é que até para uma coisa simples como substituir um navio de um serviço que funciona 365 dias por ano seja necessário "conspurcar" tudo com a porcaria da política e os seus actores.
Já enoja o cunho político que esta gente tem de dar a tudo o que faz nem que seja a mais simples operação técnica.
Estão pior que no últimos tempos do Mota Amaral.
É uma tristeza.
Abraço
ErrE
Boas ErrE, pensando bem vou retirar essa parte do post.
ResponderEliminarAbraço
Manuel
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarVejo ali uma tenda montada aparentemente para a dita festarola (cerimónia), que ocupa a largura utilizável do molhe e ponho-me a pensar enquanto esteve ali, por onde é que passavam os camiões e outros veículos que tivessem que operar ou passar em direcção ao resto do molhe. Inadmissível.
ResponderEliminarCaro visitante, obrigado pelo comentário e visita, já não vou a PDL a algum tempo, mas parece-me que ao lado da "barraquinha" têm um edificio e do outro lado passa os camiões e máquinas, pelo menos é a ideia que tenho do local.
ResponderEliminarQuanto a cerimonia ou festarola, não faço ideia, não sei em que consistia os convites, mas devia de haver uns docinhos e uns salgadinhos digo eu.
Abraço
Manuel
Manuel, realmente tem razão. Não conheço o molhe mas já estive a ver imagens de satélite no google maps e realmente existe alternativa de passagem do outro lado do tal edificio. Em relação aos salgadinhos e docinhos, só é pena os das outras ilhas que o navio serve, não terem direito a nada... ou se calhar até foram convidados e pagaram-lhes a deslocação a PDL e tudo, sabe-se lá. Uma coisa parece certa, deve ter sido só gente "VIP", senão o Manuel tinha estado lá e já lhe pedia uma foto dos salgadinhos e docinhos, porque com os olhos também se come.
ResponderEliminarP.S. - Curiosidade: Reparei que quando ando em navios, seja ferry ou outro qualquer, dá-me uma fome "alucinante", diferente do tipo de fome que me dá quando estou em terra. Deve ser dos ares do mar não sei. Já outras pessoas comentaram comigo o mesmo fenómeno.
Caro Amigo, esta "festinha" teve a presença de politicos, mas também de vários convidados, sei que convidaram várias pessoas também da Graciosa e das outras ilhas ( agentes de navegação, etc) mas como cada um tinha que pagar a deslocação, os que conheço apenas viram as fotos do blog ( uma gentileza do Amigo António).
ResponderEliminarBem a Transinsular encarrega-se de apresentar o navio aos VIPs, aqui no blog eu e os meus Amigos continuaremos a apresentar o navio ao País e não só.
http://delacontecerportuario.wordpress.com/2011/05/30/chem-daisy-al-servicio-de-transinsular/
Já agora aproveito para dizer que gosto bastante deste navio, mas ainda não tive a sorte de o receber com bom tempo.
Abraço e volte sempre
Manuel
Caro Visitante ( coment offtopic) já vi o link obrigado parece interessante, fiquei com uma duvida que é se aquela estrutrura se adapta à ondulação.
ResponderEliminarContudo fiquei um ouco confuso, gostava que fizesse-mos um post sobre estas mangas?
Abraço
Manuel
Manuel, ao que parece são mangas de última geração que se adaptam a tudo e mais alguma coisa. Um colega entusiasta dos navios de cruzeiro disse-me que os novos navios de cruzeiro da Royal Caribbean por ex, têm as baleeiras saídas em relação ao casco e requerem mangas especiais, e que neste momento nesta zona do atlântico e mediterrâneo só os portos de Barcelona, Málaga e Funchal estão preparados com mangas que se adaptam a essa nova geração de navios. Se quiser fazer um post sobre estas ou outras mangas está ao seu critério. Seria interessante também saber afinal o que se passa com a de PDL (Portas do Mar). Tenho ouvido e lido muitas criticas e há quem defenda até retira-la pois só atrapalha.
ResponderEliminarBoas, logo que tenha tempo vou fazer um post, se calhar como ali atracam também os ferrys estou a pensar nas que tenho visto nos terminais da Fred Olsen e da Armas.
ResponderEliminarAbraço e Obrigado
Manuel