Ontem dia 28 de Maio foi a estreia do N/T "CHEM DAISY", no porto da Graciosa, aliás neste caso trata-se de uma dupla estreia, pois para além do navio ser novo por cá, este também é o primeiro com sistema de Azipods a manobrar no nosso porto, e de facto os seus dois azipods garantem uma boa capacidade de manobra, notando-se ser rápido na rotação sobre o seu eixo.
Este é como sabemos o substituto do N/T "Eberhart Essberger" e tal como este será operado pela Transinsular, espero pois que desempenhe a sua função com éficácia tal como tem acontecido até aqui, não me lembrando de ter havido rupturas de combustíveis. Bem-vindo!
Dados técnicos:Data e hora da entrada: 28-5-11 / 13:00 horas.
Nome: CHEM DAISY.
Nº IMO: 9479644.
Ind. chamada: 9HA208.
Tipo: Oil chemical tanker type II.
Sociedade classificadora: Bureau Veritas.
Bandeira: Malta.
Porto de registo: Valletta.
Ano construção: 2010.
Estaleiro: Cicek Tersanesi, Turquia, casco 48.
Lançamento à água: 2010-10-26.
Porte ( D.W.T.): 3074 tons.
T. arqueação bruta: 2105 tons.
T. arqueação líquida: 904 tons.
Comprimento f. a f.: 84,98 mts.
Boca: 12, 60 mts.
Calado: 5,40 mts.
Potência da máquinas: 2x 1278 hp ( Mistubishi).
Sistema propulsão: 2 azipods.
Bowthruster: 1
Velocidade: máx. 13 nós, serviço 11,5 nós.
Operador: Transinsular.
Agência: Nelly e Filha, lda.- Brites Rosário.
Piloto de serviço: Entrada- Henrique D´Almeida/ Saída- Rui Carvalho.
Comandante: Bugrahan Simsek, Turquia.
Navios irmãos: Brezzamare; Chem Violet; Frecciamare.
(©) Copyrights fotos: 1ª a 8ª MM Bettencourt; 9ª e 10ª Emanuel Sousa, Graciosa.
Vídeo: Canal TheMM1971/ youtube.
2 comentários:
Vídeo muito bem conseguido. Parece ter boa manobrabilidade. O navio
é bonito. Acho engraçado que não se nota as ondas, mas estavam umas ondas grandes. Parabéns.
Por cá está o Essberger a tirar as cores da chaminé ao que me pareceu hoje, mas de muito longe.
Boas Ricardo, para a proxima vou tentar apanhar toda a rotação, estava a tirar fotos quando reparei que rodava bem rápido passei para filme mas perdi o incio da rotação, aqueles azipods dão bastante agilidade. Quanto ao Essberger, deve estar quase a zarpar, para te ser sincero não simpatizo com esse navio ( depois explico-te e não é só por causa da cor), só tenho mais um post em mente para ele.
Abraço
Manuel
Enviar um comentário