domingo, 10 de julho de 2011

Visita ao Porto Comercial de Ponta Delgada

N/M "Monte Brasil"
 À precisamente uma semana publicávamos aqui fotos de 3 dos 4 porta-contentores que na semana anterior estiveram nos Açores ( Ver Aqui), hoje graças ao amigo Mário vamos fazer nova visita ao porto micaelense, deste vez encontramos, o "Furnas" da Mutualista Açoreana, o "Madeirense 3" da BoxLines e o "Monte Brasil" da Transinsular, faltando aqui o "Sete Cidades" para completar o quarteto da semana.
Segundo ouço dizer o "Monte Brasil" vai trocar a linha dos Açores pela da Madeira, o navio foi construído em 1994 no estaleiro J.J. Sietas em Hamburgo Alemanha , tem 126,25 metros de comprimento, 19,4 metros de boca, 7,45 metros de calado, 2 gruas de 40 tons e capacidade para 621 Teus.
Para além dos "nossos" porta-contentores também lá operavam os graneleiros, "Hermann Schoening" e "Kelly C".
N/M "Furnas"
 Características:
Nome: Furnas
Construtor: Yichang Shipyard, China
Construção nº: YC 96006
Porto de registo: Ponta Delgada
Bandeira: Portuguesa
Indicativo de chamada:CSBK
Nº IMO: 9164548
Tipo de navio: Porta contentores
Comprimento f. a f.: 100,6 mts
Boca: 18,80 mts
Pontal: 8,40 mts
Calado máximo: 6,65 mts
Deslocamento máximo: 8567 tons
Porte: 5555 tons
Arqueação bruta: 4450 tons
Arqueação líquida: 2141 tons
Máquina principal: 2 MAN 6L 14/24+ 1 MAN D 2866 E
Velocidade: 15,5 nós
Bowthruster: 500 KW
Total de contentores: 505 TEUs
Gruas: 2 x 40 tons swl 24,8 mts
N/M "Madeirense 3"
Carecterísticas:
Nome: MADEIRENSE 3
Data e Hora da entrada: 17.02.2011 - 11:00
Indicativo de chamada: CSCC
Nº IMO: 9126467
Porto de registo: FUNCHAL
Bandeira: PORTUGUESA
Ano de construção: 1996
Comprimento f. a f.: 122.55 mts.
Boca máxima: 19.00 mts.
Porte (DWT): 6.917 tons.
Arqueação bruta: 5.712 Mtons.
Arqueação líquida: 2.649 Mtons.
Calado máximo à entrada: 5,70 mts.
Último porto: Ponta Delgada.
Próximo porto: Horta.
Tipo de carga: Contentores e Carga Geral.
Potência do auxiliar de proa: 400 KW.
Potência da Máquina Principal: 6.300 KW.
Operador: Box Lines Navegação, SA
Armador: Empresa de Navegação Madeirense 
N/M "Hermann Schoening"
Navio: Hermann Schoening
IMO: 9413901
Ind. chamada: A8TM4
Porte ( D.W.T.): 29 653 tons
T.A.B.: 20 491 tons
T.A.L.: 9701 tons
Ano de construção: 2010
Estaleiro: Wuhu Xinlian Shipbuilding, casco W0717
Bandeira: Libéria
Comprimento: 189,68 mts
Boca: 23, 6 mts
Calado: 10,10 mts
Operador: Intersee Schiffahrtsges
Dono registado: Hermann Schoening
Navios irmãos: Fritz, Hermann Schoning, Jans S, Luebbert
N/M "Kelly C"
 Nome: Kelly C
Imo: 955 80 24
Ind Chamada: 2 DNZ7
T.A.B.: 4151 tons
T.A.L.: 2323 tons
Porte ( D.W.T.): 6250 tons
Ano: 2010
Estaleiro: Jiangsu Yangzijiang, casco 2008-898
Bandeira: Inglesa
Porte de registo: Cowes
Operador: Carisbrooke Shipping Ltd
Comprimento: 106, 07 mts
Boca: 15, 5 mts
Calado: 6, 75 mts
Navios irmãos: Karen C, Karla C, Kati C, Kikki C, Kitty C, Kristin C ( existindo mais).
(©) Copyright fotos : Mário Gomes Silva, S. Miguel.
Obrigado, Mário !

19 comentários:

  1. Imagens interessantes.
    Em relação ao "Hermann schoenning", como é possivel que um navio com ano de construção: 2010, esteja naquele estado "deplorável" de conservação?
    O que está a acontecer com a Transinsular? Após rumores em várias direcções, agora o site deles resume-se a uma página sem links nenhuns e dali não sai. Tá pra acabar?

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  2. Caro visitante, Obrigado pelo comentário de facto faz uma observação muito interessante, bem que o navio devia estar com outro look. Quanto à Transinsular, de facto surge alguma informação confusa, para já e de concreto estão a reorganizar a frota, veremos o que nos trás o futuro.
    Quanto aos sites das Empresas de navegação, o da Transinslar não tem informação sobre a rotação dos navios e sua programação, a Mutualista também não percebo porque não tem site, resta a Boxlines que tem la a sua programação e alguma info.
    Um Abraço,
    Manuel

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  3. Quanto à reorganização da frota da Transinsular, confirma-se que realmente o "Monte da Guia" foi transferido para a linha da Madeira e na sequência a Transinsular está agora também a escalar Leixões além de Lisboa nessa mesma linha. Interessante também que a ENM por sua vez passou a escalar Lisboa além de Leixões com o "Funchalense 5".

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  4. Boas Vitor, Obrigado pelo comentário e visita, pois é o Monte Brasil junta-se ao Monte da Guia na linha da Madeira. Veremos se se altera mais alguma coisa em relação à linha da Madeira.
    UM Abraço
    Manuel

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  5. Mais uma coisa interessante: O portacontentores "Ilha da Madeira" da Vieira & Silveira tem prevista escala no dia 14 deste mês em Leixões vindo de Lisboa e depois sai para Ponta Delgada. Este navio fazia a linha da Madeira e a Vieira & Silveira pertence ao grupo ETE do qual faz parte a Transinsular. Atenção fotógrafos/spotters nos Açores!

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  6. Boas Obrigado pela info, interessante essa notícia, esse navio só poderá fazer PDL ou PVt pois são os unicos com gruas portuárias, uma vez que o Ilha da Madeira não tem gruas.
    Mas porque virá ele para os Açores? será algum acordo devido à troca do Monte Brasil para a Madeira?
    Um Abraço
    Manuel

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  7. Manuel, referiu exactamente aquilo em que eu estava a pensar após ter postado o meu último comentário. Será que o "Ilha da Madeira" vai fazer: "PDL-Praia da Vitoria-Horta"? Mas que eu me lembre a Horta não tinha grua para movimentar contentores e como disse e bem o "Ilha da Madeira" não tem gruas. Será que só escalará PDL e Praia da V.? E mais uma vez confirma-se a minha ideia de que a Vieira & Silveira funciona como uma espécie de filial da Transinsular. Uma coisa é certa, a Transinsular (ou grupo ETE) reduziu e muito a sua capacidade de transporte para os Açores. O "Insular" + "Ilha da Madeira" juntos ficam muito aquém na capacidade de transporte de TEUS dos gémeos "Monte Brasil" + "Monte da Guia". A Boxlines e a Mutualista estão "a comer" o mercado à Transinsular nos Açores? Só a crise explica isto? Fica para os Açoreanos que têm mais dados do que eu analizarem. O que eu sei é que neste momento os 4 maiores portacontentores que estão a operar para as ilhas desde o continente português estão todos na linha da Madeira, sendo o maior em capacidade de TEUs o "Funchalense 5" de 724 TEUs, seguido do "Christina I" de 654 TEUs.

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  8. Boas Vitor, tens razão, hoje andei ás voltas por causa da tua história do "Ilha da madeira", que tens razão vem aos Açores, segundo me disseram vem substituir o Sete Cidades que vai para a doca-seca. Penso que só irá operar em PDL ou PDL e PVT pois como dizes e tens toda a razão´são os uncicos com gruas portuárias.
    Agora fico a pensar que assim sendo no futuro ficamos nos Açores com Sete Cidades+Ponta do Sol+ Insular, enquanto que a Madeira fica como dizes com os dois Montes.
    Agora repara que como dizes a Madeira tem os maiores porta-contentores insulares, e a Transinsular coloca nessa linha os dois maiores navios da frota, o que quer dizer que a Madeira tem uma grande oferta de espaço nos portacontentores.
    Abraço,
    Manuel
    Um Abraço
    Manuel

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  9. Manuel, se o "Sete Cidades" vai para doca-seca e o "Ilha da Madeira" vai substitui-lo, isso significa que o "Ilha da Madeira" vai fazer a linha Açores-Madeira e vou continuar a ve-lo por cá no Caniçal? Portanto a Transinsular substitui os 2 "Montes" pelo "Insular"... Não pode ser só a crise, a Transinsular deve estar efectivamente a perder quota de mercado para os restantes 2 concorrentes nos Açores. Veja-se que na Madeira têm ainda a concorrência do ferry da ARMAS que tem cada vez mais carga rodada e já transporta a maioria das viaturas.

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  10. Manuel: Cometi um pequeno erro. Afinal o "Insular" (647 TEUs) tem maior capacidade que os "Montes" (621 TEUs). Mesmo assim uma diferença que não justifica a substituição de 2 navios por 1. O "Insular" é assim o 3º maior portacontentores a operar nas ilhas em termos de capacidade de TEUs, e o maior da Transinsular.

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  11. Boas Vitor, como és uma pessoa bem informada também deves de ouvir aqueles rumores sobre a Transinsular, de que esta não estará a passar por uma fase boa digamos assim, mas só eles saberão a verdade.
    Nos Açores existe um acordo operacional entre a Boxlines e a Mutualista, que poderá facilitar a vida a estes dois.
    Um Abraço
    Manuel

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  12. Com essa da capacidade em Teus dos porta-contentores deste-me uma ideia para um futuro post que será mais ou menos a capcidade de Teus para os Açores e madeira pode ser interessante, e sempre dá para eu aprender mais qualquer coisa.
    Um Abraço
    Manuel

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  13. Manuel, nesse estudo teriamos de ter em conta o tempo de rotação das linhas. O problema aqui, se a Transinsular substituiu mesmo 2 por 1 no caso referido atrás, é que ainda por cima a rotação dos portacontentores em causa nos Açores é quinzenal, enquanto na Madeira é semanal. Pena no estudo que vier a fazer ser muito dificil contabilizar a carga no ARMAS, visto que nem eu sei como é contabilizada, pois as balanças que havia para camiões foram desactivadas no Funchal, e existem sim no Caniçal sendo que os ferrys não operam lá regularmente. Este problema já foi referido por outras pessoas. Em Espanha é contabilizada a carga Ro-Ro em toneladas nos diversos portos. Realmente não conta como TEU mas é carga na mesma.
    Se a Mutualista e a Boxlines têm realmente um acordo operacional, e a Transinsular um dia vier a ser vendida, espero que continue em mãos portuguesas, e de preferência que seja gerida por alguém que tenha experiência no mercado das ilhas e seja conhecedora da realidade portuguesa.

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  14. Bom dia Vitor, o que eu pensava era fazer um apanhado dos navios de contentores na madeira e açores e as suas capacidades. A Transinsular aqui nos açores também tem escalas semanais, embora certa ilhas como a Flores e S. Maria sejam quinzenais, tenho duvidas em ralação ao pico e S. Jorge, será isso que irei tentar tirar duvidas.
    Um Abraço hoje tenho por cá o Ruby do "tio" Luís Sousa.
    Abraço
    Manuel

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  15. Olá Manuel, o que eu me referia em relação ao tempo de rotação é que por exemplo o "Insular" desde que sai de Lisboa para os Açores, depois só volta a sair de Lisboa +-15 dias depois. Era a isso que eu me referia. O tempo que cada navio leva a fazer a viagem completa. Para a Madeira porque a distância é menor e só escala 1 porto na região, leva 1 semana. Ou seja, a Transinsular devia deslocar o dobro dos navios para os Açores. Não sei se no estudo que poderia fazer acharia interessante incluir os navios da O.P.D.R. que fazem a linha do Norte da Europa para a Madeira, com capacidade para 700 TEUs cada e que acabam por tirar tráfego aos armadores nacionais pois é carga que deixa de ser baldeada ou carregada em Lisboa.
    Um abraço, e boa operação do "Ruby".

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  16. Olá Vitor, o Ruby já está partiu ás 19 horas runo ao proximo porto PVT onde tem manobra marcada pelas 23:30, trabalha amanhã e na sexta deve estar no Pico, para operar no Sbado em Ponta Delgada, e depois sair novamente em direcção a Lisboa, de facto tens razão em relação à rotação ( eu não percebi bem) o Ruby só sai de Lisboa de 15 em 15 dias.
    Tenho uns posts em atraso, por vezes falta-me o tempo, mas vou fazer o tal post, até porque estou curioso para ver o resultado.
    Para incluir os OPDR, não tenho informação são escalas semanais ou quinzenais?
    Abraço
    Manuel

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  17. Manuel, os O.P.D.R. escalam o Caniçal de 14 em 14 dias.
    Cá está o actual horário: http://www.opdr.com/fileadmin/user_upload/schedules/Canary_Island_Madeira.pdf
    Um abraço.

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  18. Obrigado, olha nesta semana estão nos Açores o Insular e Ponta do Sol da Transinsular, o Ruby da Boxlines e o Corvo da Mutualista Açoreana, estou a ver que rotação estão a fazer no localizatodo e marine traffic.
    Abraço
    Manuel

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