domingo, 4 de março de 2012

Aplicar o conceito do N/T "Seychelles Paradise" a um novo sistema de transportes marítimos

(©) Copyrights fotos: Bogdan Kocemba, ; Juergen Braker, Marinetraffic.
Nestes últimos  dias, por culpa do triste episódio com o navio de cruzeiros, " Costa Allegra", ouvimos falar com frequência das ilhas Seychelles. Aquando dessa referencia, e no seguimento do anterior post "Um novo sistema de transportes marítimos para os Açores",  lembrei-me de um navio tanque que naquelas águas habita de nome "Seychelles Paradise", e que já foi anteriormente apresentado  neste blog.
Este navio foi desenhado pelos Estaleiros Lindenau, Alemanha, com o objectivo de assegurar o transporte de combustíveis, gás, abastecimento de navios e assegurar formação aos oficiais da marinha mercante, nas ilhas Seychelles.
Transpondo esta filosofia para os Açores, não seria uma opção a ponderá num futuro a redefinição da politica e logística   do transporte de combustíveis inter-ilhas? Em vez de pagarmos o afretamento de navios tanque, não poderia a região possuir um navio próprio  com as características do "Seychelles Paradise", tirando partido das suas valências?  Para além destas questões não seria vantajoso logísticamente falando ( e não só) proceder a carregamentos no Porto da Praia da Vitória, em virtude da sua centralidade geográfica e de  já existir aqui um grande parque de combustíveis?
Este post serve apenas de mera reflexão,  e de alerta ao que se vai fazendo em outras paragens.Como sempre agradeço a participação dos comentadores.

11 comentários:

  1. Manuel, no outro dia andei a espiolhar o tráfego pelas Caraíbas incluindo as ilhas mais pequenas, e vi por lá navios tanque muito parecidos a esse. Existem também nas Caraíbas "pequenas ilhas" com grandes refinarias. Há anos atrás (anos 90) um amigo meu da Praia da Vitória falava-me que estavam a pensar (ou alguém pôs a hipótese de) construir uma refinaria na Terceira mas que a população seria contra (questões ambientais?). Penso que seria um grupo brasileiro (seria a Petrobrás?). Depois nunca sube se houve movimentações mais a sério nesse sentido. De qualquer maneira fica a nota e relembro o caso dos holandeses que não brincam em serviço nas suas Caraíbas. Veja-se o exemplo de refinarias ou grandes terminais de combustiveis em Curacao, Aruba, Sint Eustatius etc.
    Mas holandeses já se sabe como é... Interessa é sempre ter em conta a questão ambiental e o turismo. A polémica que tem havido em Canárias contra a prospecção/exploração de petróleo é muito por causa disso.
    A utilização de um navio como o que é usado nas Seychelles para dar formação aos oficiais da marinha mercante parece uma boa ideia mas é um navio que exige todo o tipo de cuidados e por isso também tem mais riscos. Neste aspecto não sei se para dar formação não seria melhor um pequeno cargueiro sem cargas perigosas.
    Cumprimentos.

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  2. Amigo Victor, essa da refinaria nunca tinha ouvido falar. Quanto a este Seychelles Paradise, parece que custou 11 milhões de euros, quanto custa o afretamento do Chem Daisy? e no fim desse afretamento lá regressa a casa. Quanto à formação talvez tenha razão, contudo o importante é perceber que por esse mundo fora existem muitas possibilidades, algumas podem ser aplicadas ás nossas ilhas, e dessa forma tirarmos vantagens economicas.
    Um Abraço,
    Manuel

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  3. Manuel, tá certo que após o fretamento o navio tipo "Chem Daisy" regressa a casa mas também é certo que depois pode-se fretar um navio mais recente. Aliás o "Chem Daisy" já é mais recente que o "Eberhart Essberger" que estava antes e assim por diante. Um fretamento também é uma garantia que mais facilmente tem-se sempre um navio em condições ou actual sem grandes custos imediatos. :)
    Um abraço.

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  4. Amigo Victor é uma maneira de ver as coisas. Ainda bem que esse Essberger foi embora, nunca gostei dele, tinha uma pintura muito feia!!
    Abraço,
    Manuel

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  5. Manuel, mas que coincidencia achar que o "vermelhão" era feio e este "verde" das Seychelles é mais interessante. hehehe clubismos àparte, tá certo que o "Essberger" parecia que tinha caido dentro duma piscina de tinta vermelha, mas temos de ver um navio para além da pintura. E se é para falar de atentados visuais, há cada ferry da Tallink shuttle ou da Moby Lines com cada pintura... nem sequer lhe conto.... hehehe :) (pode fazer uma pesquisa no google mas tome uns sais de frutos antes)

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  6. Amigo Victor, não era só pela pintura que não gostava do Essberger, por mail explico-lhe melhor!
    Um Abraço,
    Manuel

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  7. bem que podemos esperar...pois pelo andar da carroça nem um ferry temos ainda....

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  8. Em Cabo Verde têm este que é de tamanho semelhante e do mesmo ano:

    http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9449211

    Está no marinetraffic como ancorado/amarrado na Ilha de São Nicolau-Cabo Verde neste preciso momento.

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  9. Obrigado, com mais tempo vou dar uma vista de olhos nas caraterísticas do navio potência etc.

    Ferry da Armas, Ilha Azul, catamarans ro/pax da Damen, sim senhor, muito bem.
    Abraço,
    Manuel

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