quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sarah

Lançamento do casco nº283 - Sarah no dia 29 de Abril, no estaleiro Ulstein Verft, Noruega. O navio Sarah é do tipo SX121, construído para a Marine Subsea, o navio depois de entregue irá prestar serviço para a companhia estatal Angolana Sonangol. A cerimónia de baptismo terá lugar no dia 4 de Julho 2009.
(©) Copyright fotos: Ulstein Group.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Tecnologia Skysails

A pipa controlada por computador mede 160 mts quadrados, pode reduzir até 20% o consumo de combustível do cargueiro.

Esta info foi enviada pelo Amigo Patrick Picaluga, Brazil, autor do excelente Blog Navios em Rio Grande que convido a visitarem.

Lagoa


N/M Lagoa, ex Açor B da Mutualista Açoreana, esta manhã no Porto de Leixões, este navio da frota da Transinsular tem 100,6 mts de comprimento, 16,5 de mts de boca, 6,3 mts de calado e uma capacidade de 375 TEU`s, foi construído em 1997. Esta Foto foi gentilmente enviada pelo Amigo José António Modesto, Obrigado.

(©) Copyright foto: José António Modesto.

Bonanza Express

A Fred Olsen informou ontem que deixará inactivo o fast ferrie Bonanza Express, devido á evolução negativa do mercado interinsular de passageiros e carga ( Canárias).
Em comunicado a companhia recorda que o fast ferrie permanecia inactivo desde Dezembro de 2008, e que depois de analisada a situação concluio que a melhor decisão seria deixar o navio na inactividade.
Fonte: Gente em Tenerife
(©) Copyright fotos: Angel Godar.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Quase um século de tecnologia...

Vapor La Palma e HSC Bentago.
Bentago, chegando esta tarde desde Gran Canaria.

Ponta da Barca - o regresso

O Ponta da Barca é um dos três navios da frota dos Transportes Marítimos Graciosenses, Lda. desde a criação deste blog em Dezembro 08 que não tinha tido o prazer de contar com a presença deste navio no Porto da Graciosa, devido a uma ausência de 6 meses, tempo esse decorrido em reparações num estaleiro no Seixal.
O Ponta da Barca foi construído em 1967 pelo estaleiro Ulstein Mek. Verkstad AS em Ulsteinvik, Noruega ( construção nº46) como navio de carga geral com o nome de North Star, e adquirido pelos TMG Lda. em 1998.
Características: comprimento 49,79 mts, boca 9,25, calado 4 mts.
Ver história do navio completa Aqui
Fonte: Blogue dos Navios e do Mar
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt.

SF Alhucemas

Os estaleiros H J Barreras de Vigo, lançaram á água no passado dia 27 de Abril, um novo ferrie
com o nome de SF Alhucemas, ao acto oficial assistiram o Presidente da Baleária+ , Adolf Utor,e o Presidente dos Estaleiros, José Francisco Gonzalez. O navio lançado á água é o 3º de 4 navios encomendados aos estaleiros de Vigo.
O SF Alhucemas representa um investimento de 89 milhões de euros, apresenta as seguintes características: 154 metros de comprimento, 25 metros de boca, uma velocidade de 22 nós e uma capacidade de 1354 metros lineares de carga, tem capacidade para 1000 passageiros e prevê-se que entre em funcionamento em finais de Setembro.
A companhia envestirá cerca de 350 milhões de euros na série de 4 ferries encomendados aos estaleiros HJ Barreras.

Fonte: Baleária

(©) Copyright fotos: Baleária

domingo, 26 de abril de 2009

Porto do Caniçal - Madeira


O Porto do Caniçal, Ilha da Madeira está sob a administração da APRAM ( Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira) é destinado á descarga de contentores, e pontualmente carga geral convencional e graneis sólidos. Nas fotos os navios Insular do armador Transinsular e o Ilha da Madeira da empresa Vieira e Silveira.
(©) Copyright fotos: Sergio Ferreira, Funchal.

A Ponte

Olhando a bonita foto do catamarã Bencomo Express, que tem como fundo a bonita cidade de Santa Cruz de Tenerife, reparei para um pormenor na popa do navio, a imagem de uma ponte que liga Gran Canária a Tenerife, esta imagem vai de encontro ao meu pensamento sobre os ferries, que é o facto de serem verdadeiramente pontes entres as ilhas e não só.No video seguinte pode-se ver o interior (YouTube,) do Bencomo Express.
(©) Copyright fotos: António Sáez, Tenerife.




sábado, 25 de abril de 2009

Porto de Ponta Delgada



O Porto de Ponta Delgada, fica situado na costa sul da ilha de S. Miguel a maior e mais populosa ilha dos Açores, é o maior porto dos Açores, conta agora com um cais de cruzeiros, Portas do Mar ( foto 1) que veio valorizar o porto e a cidade de Ponta Delgada. Fotos do fotografo Carlos Medeiros, que através da fotografia faz um excelente trabalho de divulgação dos Açores.

(©) Copyright fotos : Carlos Medeiros, Terceira.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Porto dos Cristianos

Los Cristanos situado ao sul da ilha de Tenerife, é uma localidade em plena zona turística; tem um pequeno e compacto porto cuja característica principal é que é dos primeiros de Espanha no movimento de passageiros (ao redor de 1.8 milhões de viajantes / ano. Sua localização privilegiada nas ligações marítimas com as ilhas da Gomera (Parque Nacional de Garajonay), La Palma (P.N. A Caldera Taburiente) e El Hierro (Reserva da Biosfera) faz que se gere esse grande movimento (turístico e residente).
Os barcos Volcan de Taburiente da Naviera Armas, o grande trimarán Benchijigua e o pequeno catamarán Benchi, ambos de Olsen são os encarregados da tarefa, com sua incesante actividade.
Fotos porto: A.P. Tenerife y GoogleSat. (©) Copyright texto: MM Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyright imagens: Antonio Sáez, Tenerife.

O dia da Boxlines

Foto relativa ao dia de ontem, descarga de uma máquina com 41 tons.
(©) Copyright: MM Bettencourt

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cruise Day in Graciosa

Hoje foi um dia especial no Porto da Graciosa, com a presença de três navios, o N/P Expedition da Gapadventures e o N/M Paulo da Gama dos TMG Lda. estiveram atracados no porto que ficou completo, enquanto o N/P Polar Star devido ao seu calado ficou fundeado.
N/P Expedition na manobra com o N/P Polar Star e o N/M Paulo da Gama no horizonte.
N/P Expedition entrava no porto ás 7:30.
8:00 começava a manobra do N/M Paulo da Gama.
N/P Polar Star fundeava por volta das 8:30.
O Piloto da APTG,SA concluia as manobras e desembarcava.
Vista panorâmica ( foto tirada pelo Amigo João Agostinho ,Obrigado).
12:05 N/M Paulo da Gama preparava-se para sair.
Foto dos dois navios de cruzeiros.
O N/P Polar Star recolhia os semi-rígidos
Para os habitantes da nossa Ilha hoje foi um dia muito especial que ficará na memória.
FIM
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt

domingo, 19 de abril de 2009

Porto de Leixões

Magnifica panorâmica do Porto de Leixões, daqui embarca muita carga com destino ao Porto da Graciosa (á nossa escala claro). O Porto de Leixões tem como grande divulgador, (através do seu blog) o Amigo José António Modesto.
(©) Copyright foto: APDL

Angra do Heroísmo

Foto da cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, onde está localizada a marinha de recreio náutico e o Porto Pipas, as duas estruturas sob a Administração da APTG,SA. No Porto Pipas encontra-se atracado o navio Hanseatic. Mais uma magnifica foto do Amigo Carlos Medeiros, colocada com autorização do mesmo a quem Agradeço.
(©) Copyright foto: Carlos Medeiros, Terceira.

sábado, 18 de abril de 2009

Porto da Praia da Vitória

O Porto da Praia da Vitória está localizado na baía da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, está sob a jurisdição da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa,S.A. Foto gentilmente cedida pelo Amigo Carlos Medeiros grande amante da fotografia, a quem Agradeço (ver galeria).
(©) Copyright foto: Carlos Medeiros, Terceira.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lanchas de Pilotos


Fotos relativas ao processo de construção, de duas lanchas de pilotos, encomendadas pela APTG,SA aos Estaleiros Navais de Peniche. Fotos gentilmente enviadas pelo Amigo Rui Carvalho,Obrigado.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Paulo da Gama

Navio Paulo da Gama, de entrada no Porto da Graciosa ás 9:20 de hoje, depois de cerca de 9 horas de viagem desde o Porto da Praia da Vitória - Terceira.
Paulo da Gama de saída do Porto da Graciosa cerca das 17:15
(©) Copyright fotos:MM Bettencourt

Porto de Leixões

Foto do Porto de Leixões amavelmente cedida pelo Amigo José Modesto.

Tom Elba

Fotos do N/T Tom Elba tiradas no
dia 14 de Abril 09 (Terça-feira), tem de comprimento 80,80 mts, boca 13,57 mts, ano de construção 1980
Em breve deixará de ser visita habitual do porto, pois foi vendido para Malta, poderá ser substituido pelo N/T Ebro.


(©) Copyright fotos: MM Bettencourt

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Regresso de Páscoa

Domingo 12 04 09.
Domingo fim de férias da Páscoa, grande intercambio de pessoas
e veiculos entre Tenerife e Gran Canária.
Antes da chegada do Volcan Timanfaya,
15:36 imagem panorama (ampliavel) do parque da Armasdetalhe dos motards e caravanas.
17:59 desembarque Volcan de Timanfaya. O Bencomo aproximando-se no horizonte.
18:05 Caravanas no parque da Armas, fondo.
18:11 Bencomo atraca.
18:12 inicio do desembarque de veiculos
Añadir imagen18:14 Sai o primeiro passageiro
18:14 duas pranchas completas.
8:17 finaliza saida da veiculos, esplanada do parque da cima
( panorama de duas fotos ). Inicio da entrada de veiculos.
18:25 Subida dos passageiros.
18;29 Ultimo veiculo ( amarelo ) mais o trailer das bagagens. Final...,
não... autocarro no limite tempo, passageiros pela rampa.
18:30 Senhora a correr..., consegue entrar pela rampa.
18:33, Agora sim,...soltem as amarras.
Total desembarque - embarque:
¡22 minutos!
Bencomo de Olsen. Trayecto Tenerife - Agaete (G. Canaria).
(©) Copyright texto: MM Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyright fotos: Antonio Sáez, Tenerife.