O mês de Junho destaca pela pouca presença de navios de cruzeiros, com a excepção da visita semanal do pequeno G. Voyager da IberoJet. Esta segunda -feira passada registra a presença do MSC Melody em programa de 11 dias desde Gênova, que escalou também em Funchal, Tánger (Marrocos) e nos portos espanhóis de Valência, Málaga e Maiorca assim como no porto francês de Nice.
Lembramos com nostalgia a visita do original Celebrity Eclipse um dos navios mais espeta culares que nos visitaram, fechando no último dia cinco de Junho a campanha crucei rística. Mostramos uma selecção de imagens de sua visita.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
Draga "Vlaanderen XVIII" em Ponta Delgada
O navio draga, "Vlaanderen XVIII" , escalou o porto de Ponta Delgada no passado dia 26 de Junho, um navio digno de figurar na etiqueta "Navios Singulares", aliás este porto de Ponta Delgada têm o previlégio de receber alguns navios espectaculares, esta draga de casco Verde fica bem com este blogue e com a ilha de S. Miguel conhecida como "Ilha Verde" .
Nº IMO: 7026479
Ind. chamada: ORYN
Bandeira: Belgica
Porto de registo: Zeebrugge
Comprimento: 124,06 mts
Boca: 23,04 mts
Calado: 9,82 mts
Velocidade: 14 nós
Ano de construção: 1970
Construtor: IHC Smit N.V. Kinderdijk, Holanda, casco nº 754.
Motores: 2x Deutz RSBV 12 M 640 diesel.
Capaciade: 11 300 m3
Propriedade: Baggerwerken Decloedt & Zoon N. V.
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, Ponta Delgada.
Nº IMO: 7026479
Ind. chamada: ORYN
Bandeira: Belgica
Porto de registo: Zeebrugge
Comprimento: 124,06 mts
Boca: 23,04 mts
Calado: 9,82 mts
Velocidade: 14 nós
Ano de construção: 1970
Construtor: IHC Smit N.V. Kinderdijk, Holanda, casco nº 754.
Motores: 2x Deutz RSBV 12 M 640 diesel.
Capaciade: 11 300 m3
Propriedade: Baggerwerken Decloedt & Zoon N. V.
(©) Copyright fotos: António M. Dias de Simas, Ponta Delgada.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
"Electra" colabora na colocação de boia ondógrafa
A lancha de Pilotos "Electra", participou na recolocação da bóia Ondógrafa, esta boiá que estava em manutenção já está novamente operacional emitindo dados que podem ser observados na página do Projecto Climaat.
Apesar de ser um objecto relativamente pequeno , são de grande importância os dados registados e emitidos por esta bóia (e pelas outras nas diversas ilhas da Macaronésia europeia), contribuindo para melhorar a informação de natureza operacional e a segurança no mar.
(©) Copyright fotos: Victor Fonseca, Graciosa.
Apesar de ser um objecto relativamente pequeno , são de grande importância os dados registados e emitidos por esta bóia (e pelas outras nas diversas ilhas da Macaronésia europeia), contribuindo para melhorar a informação de natureza operacional e a segurança no mar.
(©) Copyright fotos: Victor Fonseca, Graciosa.
domingo, 27 de junho de 2010
N/M "APOLO" na Graciosa
O N/M "APOLO" operado pela Boxlines Navegação, SA, escalou o porto da Graciosa ontem sábado, pela segunda vez, tinha-se estreado no nosso porto este ano a 22 de Abril, mas na altura apenas repunha uma escala cancelada na semana anterior( devido ao mau tempo), pelo habitual N/M "S. Rafael", agora desta vez o "Deus" Greco-romano veio para ficar, já que será ele a escalar o porto da Graciosa nos próximos tempos.
(©) Copyright fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
HSC "Hellenic Wind"
Manobra de entrada do HSC "Hellenic Wind" no porto da Graciosa ontem dia 24 de Junho, este "rapaz", se não viesse de uma familia de "gatos" ( superseacat -MDV 1200), seria um forte concorrente ao famoso e rápido rato mexicano Speedy Gonzalez.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
N/F "Express Santorini", na Graciosa e no porto Pipas
O N/F "Express Santorini", efectuou a sua 21ª escala no porto da Graciosa, chegou procedente das ilhas do triângulo, e desta vez teve como destino o porto Pipas em Angra do Heroísmo, onde por estes dia se realiza as maiores festas da ilha Terceira, as Sanjoaninas 2010, e que teve o seu dia principal ontem com o desfile das marchas.
As fotos que se seguem são referentes à escala do "Express Santorini", no Porto Pipas, Angra do Heroísmo, local onde o Governo Regional se propõe construir um caís para cruzeiros e ferrys.
De referir que depois da escala do "Express Santorini" foi a vez do HSC "Hellenic Wind" efectuar a sua operação.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Draga "Ilhéu da Mina"
Tal como aconteceu o ano passado, a draga "Ilhéu da Mina" visitou-nos com o objectivo de descarregar areia para reposição do areal da praia, o transporte da areia e colocação na praia ficou a cargo da empresa local Gracitrans, enquanto que todo o processo é da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
N/M "AGATHA" na Praia da Vitória
Contrariamente à primeira tempestade tropical da temporada 2010 que desolou a América Central em Maio, esta "AGATHA" chegou de mansinho com pezinhos de lã, quiçá surumbática. 12º navio da época de cereais/aditivos, manifesta 5400 toneladas de milho carregadas no porto francês de La Pallice para o recebedor UNICOL.
Data e hora: 21.06.2010 - 07:00
Tipo de navio: Graneleiro.
Carga: 5.400 Tons. de Milho.
Indicativo de Chamada: V2DA4
Nº IMO: 9147887
Porto de Registo: St. John's.
Bandeira: Antigua e Barbuda.
Ano de construção: 1998.
Comprimento fora a fora: 107,10 mts.
Boca: 18,40 mts.
Porte (Dwt): 7.580 tons.
Arqueação Bruta: 5.381 tons.
Arqueação Liquida: 2.626 tons.
Calado máximo à Entrada: 6,40 mts.
Potência da Máquina Principal: 2.400 Kw.
Potência do Impulsor de Proa: 170 Kw.
Último porto: Ponta Delgada.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Armador: Dohle Minibulker Beteiligungsges mbH & Co. KG.
Agência: Oceânica, Agência de Navegação Lda..- Marco Mouro.
Nome do Comandante: Sergei Derjabin.
Piloto de serviço: Guilherme Bettencourt.
Copyright texto e fotos 1 a 6ª: Rui Carvalho, Praia da Vitória.
Copyright foto: 7ª http://veja.abril.com.br/imagem/buracoguatemala_620.jpg
Copyright foto: 7ª http://veja.abril.com.br/imagem/buracoguatemala_620.jpg
domingo, 20 de junho de 2010
A dupla de Domingo
O N/F "Express Santorini", é agora o nosso habitual visitante dos Domingos, sem se dar por isso tornou-se rapidamente o 2º navio com mais manobras no porto da Graciosa ( 2010), logo seguido pelo 3º classificado o N/T "Eberhart Essberger", que também operou hoje, enquanto que o 1º lugar deste "meu" campeonato vai para a equipa da casa, o N/M "Espírito Santo", que lidera esta classificação destacado. Infelizmente para mim este campeonato têm poucas equipas, para agravar ainda mais esse facto tenho uma equipa suspensa ( Transmaçor)por tempo indeterminado ( em todos os campeonatos há situações muito estranhas), graças a Deus temos alguns jogos de outros campeonatos para transmitir, sem essa variedade de jogos seria difícil manter as audiências e perderiamos os patrocinos milionários.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyrights fotos: MM Bettencourt, Graciosa.
sábado, 19 de junho de 2010
Adeus, Southern Cross.
A plataforma Southern Cross abandona Tenerife depois de uma comprida estadia de 18 meses -em vez dos três que tinha inicialmente previsto- para proceder a revisão, manutenção e modernização. durante este longo tempo se transformou em um ícone inseparável do porto de Santa Cruz (de acuerdo con MM
Bettancourt), presidindo a cena portuária.
Com vários dias de antecedência chegam os espetaculars rebocadores de altura Sea Bear (de apoio) e Sea Wolf (que realizasse o arraste) ambos com aproximadamente 74 mts de comprimento, 15.000 cv e um espetacular bollard pull de 185 mt. Os vemos no dique do leste a manhã da quinta-feira passada.Participam os dois Sea junto com o Boluda Mistral (vermelho, encarregado de rebocar-lo ao exterior do porto) e os VB Canárias e VB Risban que lo separam do dique.
Uma vez a plataforma se encontra no exterior, o Sea Wolf se encarrega do reboque, quando chega o HSC Bencomo procedente de Agaete. Se soma o Sea Bear para dirigir-se para o litoral de Túnis em onde os navios situarão a plataforma petrolífera. O viaje para a uma velocidade de quatro nós, durará mais de duas semanas.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Bettancourt), presidindo a cena portuária.
Com vários dias de antecedência chegam os espetaculars rebocadores de altura Sea Bear (de apoio) e Sea Wolf (que realizasse o arraste) ambos com aproximadamente 74 mts de comprimento, 15.000 cv e um espetacular bollard pull de 185 mt. Os vemos no dique do leste a manhã da quinta-feira passada.Participam os dois Sea junto com o Boluda Mistral (vermelho, encarregado de rebocar-lo ao exterior do porto) e os VB Canárias e VB Risban que lo separam do dique.
Uma vez a plataforma se encontra no exterior, o Sea Wolf se encarrega do reboque, quando chega o HSC Bencomo procedente de Agaete. Se soma o Sea Bear para dirigir-se para o litoral de Túnis em onde os navios situarão a plataforma petrolífera. O viaje para a uma velocidade de quatro nós, durará mais de duas semanas.
(©) Copyrights texto e fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Subscrever:
Mensagens (Atom)