segunda-feira, 30 de setembro de 2013
LEGO, constrói modelo do Triple-E
Que lindo brinquedo irá disponibilizar a Lego em janeiro, eu quero um!
Vídeo: Yotube Canal The Brick Show·
domingo, 29 de setembro de 2013
Navio "Funchal" de regresso a Lisboa- Reportagem fotográfica de Rui Agostinho
Imagens captadas hoje, pelo Amigo, Rui Agostinho, relativas à chegada do navio "Funchal", ao porto de Lisboa, depois do seu histórico regresso aos Açores, agora com a cores da Portuscale Cruises, que acompanhamos aqui neste blog, graças aos nossos Amigos e Colaboradores.
Post´s relacionados:"Funchal" em Santa Maria - Reportagem fotográfica de Mário Silva.
"Funchal", regressa a Ponta Delgada 31 anos depois - Reportagem fotográfica de António Simas.
"Funchal", no porto da Horta- Reportagem fotográfica de Miguel Nóia.
"Funchal", no porto da Praia da Vitória /Reportagem fotográfica de Carlos Medeiros e José Chora
Carga fica em Lisboa e Leixões por falta de capacidade da frota da linha dos Açores
Como é do conhecimento geral, a frota de porta-contentores afecta à linha dos Açores sofreu recentemente dois ajustamentos, ou seja no primeiro, passamos de 8 (4+4 por semana), para 7 (4+3 semana), e no segundo de 7 para 6 (3+3 por semana).
Obviamente que foram os nossos armadores a tentarem proteger-se dos efeitos da crise, e a potenciar os seus navios com alguns ajustamentos. Contudo parece que a última redução da frota de 7 para 6 navios está a originar alguns problemas de logística, uma vez que em duas semanas consecutivas não foi possível embarcar toda a carga com destino aos Açores. Esta notícia não é uma grande surpresa pois era algo já previsto por alguns amigos conhecedores deste sector.
Relacionado com este assunto acima exposto pode-se ler um artigo publicado no jornal Açoriano Oriental (Ver Aqui), em que consta uma afirmação da direcção da CCIPD (Câmara de Comercio e Industria de Ponta Delgada) de que “nos últimos tempos alguma carga não tem sido transportada nas datas previstas”, entre o continente e os Açores, “alegadamente por indisponibilidade de capacidade dos navios utilizados”. Havendo também referencias no mesmo artigo sobre a insatisfação da CCIPD, sobre as taxas e tarifas do porto de Ponta Delgada, na sua generalidade, as mais altas dos portos dos Açores”.
Relacionado com este assunto acima exposto pode-se ler um artigo publicado no jornal Açoriano Oriental (Ver Aqui), em que consta uma afirmação da direcção da CCIPD (Câmara de Comercio e Industria de Ponta Delgada) de que “nos últimos tempos alguma carga não tem sido transportada nas datas previstas”, entre o continente e os Açores, “alegadamente por indisponibilidade de capacidade dos navios utilizados”. Havendo também referencias no mesmo artigo sobre a insatisfação da CCIPD, sobre as taxas e tarifas do porto de Ponta Delgada, na sua generalidade, as mais altas dos portos dos Açores”.
© Copyright fotos: João Carvalho, Lisboa (Arquivo).
Fonte: Açoriano Oriental.
sábado, 28 de setembro de 2013
Fotos do novo ferry da Atlânticoline "Mestre Simão"
Fotos enviadas por um Amigo, Obrigado!
Belas imagens, do novo ferry da Atlânticoline, em testes de mar, lembro que os novos ferrys estão sendo construídos nos estaleiros Armon em Burela, Espanha, tendo a fase de testes estado a correr de forma muito positiva.
O contrato entre a Atlânticoline SA e os Estaleiros Armon prevê a construção de dois navios de quarenta metros, um com capacidade para cerca de 333 passageiros e oito viaturas e outra para 287 passageiros e 12 viaturas, num investimento total de 18,6 milhões de euros. O primeiro navio já foi lançado ao mar, e está realizar testes a todos os equipamentos e sistemas, mantendo-se o que sempre a Atlânticoline referiu sobre este assunto, ou seja a entrega está prevista até ao final do ano, com inicio de operação em 2014. Ou seja nesta altura o processo segue o seu percurso normal, dentro do que a Administração da Atlânticoline programou.
Nesta altura o processo encontra-se na fase-8 (processo de design e aprovações necessárias fase-1, corte da chapa fase-2, montagem dos blocos fase-3, armamento fase-4, pintura pintura fase-5, lançamento à água fase-6, aprestamento fase-7, testes de mar fase-8, baptismo e entrega fase-9).
Nome: Mestre Simão
Nº IMO: 9690482
Bandeira: Portuguesa
Tipo: Passgeiros
T.A.B.: 748
D.W.T.: 224
Comprimento: 40 mts
Boca:10,75 mts
Estaleiro: Astilleros Armon SA - Navia casco nº 734
Sociedade Classificadora: BUREAU VERITAS
Sociedade Classificadora: BUREAU VERITAS
© Copyright foto: ASTILLEROS ARMON BURELA, S.A
Astillleros Armon, Burela, SA : Fundado em 1992 para satisfazer a procura de navios até 70 mts de comprimento, este estaleiro foi projectado com modernas infra-estruturas que o optimizam a produtividade do mesmo.
Força Aérea evacuou ontem, 27 de Setembro, um tripulante do paquete 'Funchal'.
Copyright texto: Força Aérea Portuguesa /Esquadra 751
Força Aérea evacuou ontem, 27 de setembro, um tripulante do paquete 'Funchal'. Atendendo à distância a que se encontrava o paquete (aproximadamente 350 Km a Este da ilha de S. Miguel), foi enviado para o local uma aeronave C-295, para realizar a detecção inicial do navio, acompanhar e apoiar as comunicações entre o helicóptero, o paquete e os Centros de Busca e Salvamento envolvidos. A retirada do paciente foi efectuada com sucesso pelas 17h30 , tendo a aeronave aterrado no heliporto do hospital Divino Espírito Santo em Ponta Delgada pelas 19H00. As condições meteorológicas no local eram vento aproximadamente de 25 nós e ondulação de 3 metros.
© Copyright fotos (arquivo): Miguel Nóia, Faial ; MM Bettencourt, Graciosa.
N/M "Sete Cidades", o navio que assegura a ligação entre Açores e Madeira
© Copyright fotos: José Chora, Porto da Praia da Vitória.
N/M "Sete Cidades", do armador Transinsular, em operação no "caís-10", porto da Praia da Vitória, no passado dia 26 de Setembro. Este navio actualmente tem uma programação de escalas que inicia-se com a partida de Lisboa, Ponta Delgada, Pico, Flores, Praia da Vitória, Ponta Delgada, Caniçal (Madeira) terminando novamente em Lisboa. Embora seja esta a programação publicada no site do armador, esta ordem está sujeita a alterações.
Contudo convém salientar que este navio assegura a ligação quinzenal à ilha da Flores e assegura a única ligação entre os Açores e a Madeira com escalas quinzenais no porto do Caniçal.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Migthy Ships, "Emma Maersk"- Discovery Chanel
Belíssimo documentário sobre o N/M "Maersk Emma", embora longo vale a pena ver o funcionamento deste gigante da Maersk Line!
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
"Funchal", no porto da Praia da Vitória /Reportagem fotográfica de Carlos Medeiros e José Chora
© Copyright fotos: Carlos Medeiros; José Chora, Praia da Vitória.
É com enorme Prazer, que partilho esta excelente reportagem fotográfica, da autoria dos Amigos Carlos Medeiros e José Chora, que nos relata o histórico regresso do emblemático paquete "Funchal", aos Açores, neste caso específico o porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, onde atracou cerca da 9 horas, tendo largado às 19:30, rumo a Lisboa, concluindo assim o seu cruzeiro pelos Açores, que incluiu também escalas em Santa Maria, Ponta Delgada, Horta, de onde o navio chegou procedente.
O navio "Funchal", projectado por, Rogério Oliveira, é uma das embarcações mais emblemáticas da marinha mercante portuguesa, originalmente pertencente à frota da "Empresa Insulana de Navegação", opera agora com as cores da Portuscale Cruises, empresa nacional recém criada pelo empresário Rui Alegre.
O meu Sincero Agradecimento aos Amigos, Carlos Medeiros e José Chora, pela generosa partilha destas belas imagens!
Nome: FUNCHAL.IMO: 5124162.
Indicativo de Chamada: CSBM.
Numero de MMSI: 255971000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Madeira.
Operadores: SCMA- Lisboa, Portugal.
Ano de Construcao: 1961.
Estaleiro: Helsingor Skibsvaerft og Maskinbyggeri A/S- Helsingor, Dinamarca. Casco#353.
Numero de Conves: 3.
Comprimento Fora a Fora: 152,65 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 138,50 metros
Boca Maxima: 19,08 metros.
Pontal: 9,15 metros.
Calado: 6,32 metros.
Altura: 39,00 metros.
Deslocamento: 8,870 toneladas.
Arqueacao Bruta: 9,563 toneladas.
Arqueacao Liquida: 3,759 toneladas.
Porte Bruto: 2,975 toneladas.
Numero de Cabines: 241.
Numero de Camas: 570.
Numero de Tripulantes: 165.
Gruas: 4 de 3 toneladas cada.
Potencia de Maquinas: 2X Werkspoor (Holanda) 10,002 hp (7,356 kw).
Velocidade de Cruzeiro: 14,50 nos.
Velocidade Maxima: 17,00 nos.
Trabalho de recolha de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
"Funchal", no porto da Horta- Reportagem fotográfica de Miguel Nóia
© Copyright fotos: Miguel Nóia, Faial.
Com esta espectacular reportagem fotográfica, o nosso Amigo, Miguel Nóia, registou a escala ontem do emblemático navio de passageiros "Funchal", no porto da Horta, onde em outros tempos foi presença regular com as cores da Empresa Insulana de Navegação, regressou agora com as cores da Portuscale Cruises.
"O Paquete Funchal iniciou a sua carreira como o Paquete da Presidência da República, para visitas transatlânticas, antes da sua conversão para navio de cruzeiro. É o marco da nossa frota, foi alvo de uma total remodelação, tornando-se assim num navio de quatro estrelas, estando mais acolhedor e encantador do que nunca.com 10.000 toneladas de arqueação bruta, este navio de linhas clássicas com um perfil dotado de um charme reconhecido, os decks tornaram-se mais amplos e abertos proporcionando um ambiente intimista para os verdadeiros amantes dos cruzeiros e do mar.
Um navio com capacidade para 580 passageiros, o Funchal proporciona convívio e agradáveis e inesquecíveis momentos sociais, num estilo personalizado de cruzeiro, com uma tripulação atenta e dedicada, maioritariamente portuguesa, alguns dos quais têm acompanhado este navio por mais de 20 anos, o que lhe permitiu conquistar clientes seguidores e muito fidelizados.
Navegando por todo o mundo, ao longo da magnífi ca costa sul Americana, o círculo Ártico, os Fiordes Noruegueses, as ilhas do Atlântico, o mar mediterrâneo, o mar Negro, o mar Vermelho, Austrália e Extremo oriente, o m/V Funchal atualmente destaca-se como um dos melhores exemplos de navios de cruzeiro clássico, cuja personalidade é cada vez mais procurada por experientes viajantes de cruzeiros.o navio Funchal e realmente muito encantador como a bela ilha da madeira, de cuja capital leva seu nome." © Texto Portuscale Cruises
Dados técnicos:Nome: FUNCHAL.
IMO: 5124162.
Indicativo de Chamada: CSBM.
Numero de MMSI: 255971000.
Bandeira: Portugal.
Porto de Registo: Madeira.
Operadores: SCMA- Lisboa, Portugal.
Ano de Construcao: 1961.
Estaleiro: Helsingor Skibsvaerft og Maskinbyggeri A/S- Helsingor, Dinamarca. Casco#353.
Numero de Conves: 3.
Comprimento Fora a Fora: 152,65 metros
Comprimento entre Perpendiculares: 138,50 metros
Boca Maxima: 19,08 metros.
Pontal: 9,15 metros.
Calado: 6,32 metros.
Altura: 39,00 metros.
Deslocamento: 8,870 toneladas.
Arqueacao Bruta: 9,563 toneladas.
Arqueacao Liquida: 3,759 toneladas.
Porte Bruto: 2,975 toneladas.
Numero de Cabines: 241.
Numero de Camas: 570.
Numero de Tripulantes: 165.
Gruas: 4 de 3 toneladas cada.
Potencia de Maquinas: 2X Werkspoor (Holanda) 10,002 hp (7,356 kw).
Velocidade de Cruzeiro: 14,50 nos.
Velocidade Maxima: 17,00 nos.
Trabalho de recolha de dados técnicos: Paulo Peixoto, Boston.
Subscrever:
Mensagens (Atom)