Os drones cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia, a sua aplicação vai desde o puro lazer, ás mais variadas aplicações profissionais. Obviamente também o Shipping ganha com a sua utilização, pois permite-nos obter imagens de uma perspectiva totalmente diferente.
O vídeo e a foto aqui publicado, foram obtidos e editados pela, TOP View Aerial Photography And Videography, trabalhos que poderão ser seguidos no Facebook (Aqui) e no respectivo Canal do Youtube (Aqui).
O vídeo e foto foram registados no dia da estreia do paquete, "AIDAvita", no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira, post que pode encontrarAqui.
Registo fotográfico da entrada do N/M "LEO STAR I" no porto da Praia da Vitória com o auxilio dos rebocadores portuários "ILHA DE SÃO LUÍS" e "PERO DE TEIVE" das Dirções Gerais do Triângulo e Grupo Ocidental e de São Miguel e Santa Maria, respetivamente. Ocasião rara que aqui destacamos. Este graneleiro manifesta cerca de 10.600 toneladas de milho para os recebedores UNICOL e TERCEIRENSE RAÇÕES, ficando a bordo outra partida de peso igual para recebedores na Ilha de São Miguel.
Nome: LEO STAR I. Tipo: Graneleiro. IMO: 9044011. Indicativo: ELXC6. MMSI: 636015065. Bandeira: Libéria. Porto de Registo: Monrovia. Número Oficial: 15065. Donos e Operadores: Asterismos Navigation Corp.- Atenas, Grécia. Classe: Bureau Veritas. Ano de Construção: 1993. Estaleiro: Onomichi Dockyard Co. Ltd.- Onomichi, Japão- Casco#369. Comprimento Fora a Fora: 157,50 metros. Boca Máxima: 25,03 metros. Calado: 9,15 metros. Arqueação Bruta: 13,696 toneladas. Porte Bruto: 22,145 toneladas. Número de Tripulantes: 27. Gruas: 4X 30,00 toneladas. Potência de Máquina: 5,295 kW (7,199 hp), 158,00 rpm. 1 hélice FP, 158,00 rpm. Velocidade de Serviço: 14,00 nós. Velocidade Máxima: 14,40 nós. Potência de Máquinas Auxiliares: 1,100 kW. Número de Caldeiras: 1. Potência de Geradores Auxiliares: 960,00 kW. Nomes Anteriores: Dorothea Oldendorff (1993-08/2004), Beatriz (08/2004-01/2011). Último Porto: Pireos, Grécia. Próximo Porto: Ponta Delgada.
Excelente registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, relativo à escala hoje em Ponta Delgada, do navio de cruzeiros, "Britannia", da operadora britanica P&O.
Depois da primeira escala de um navio da AIDA CRUISES no porto da Praia da Vitória, nomeadamente com o paquete AIDAcara a 12 de Abril (ver aqui), registamos uma segunda escala também com estreia, o AIDAvita, que nos visita incerido num cruzeiro de 18 noites de Hamburgo até Miami. O próximo porto de escala é Ponta Delgada. Este navio tem previstas para a Praia da Vitória mais três escalas em 2017 e três em 2018, cá o esperamos.
Nome: AIDAvita. Tipo: Passageiros/Cruzeiro. IMO: 9221554. Indicativo: IBNP. MMSI: 247114900. Bandeira: Itália. Porto de Registo: Génova. Donos: Costa Crociere SpA- Génova, Italia. Operadores: Aida Cruises- Rostock, Alemanha. Classe: Germanischer Lloyd. Ano de Construção: 2002. Estaleiro: Aker MTW Werft GmbH - Wismar - Alemanha - Casco#003. Data de Entrega: 30/04/2002. Comprimento Fora a Fora: 202,85 metros. Comprimento entre Perpendiculares: 176,26 metros. Boca Máxima: 28,10 metros. Pontal: 17,10 metros. Calado: 6,30 metros. Deslocamento: 22.223 toneladas. Arqueação Bruta: 42.289 toneladas. Arqueação Líquida: 20.875 toneladas. Porte Bruto: 4.232 toneladas. Número de Cabines: 635. Número de Camas: 1.582. Número de passageiros: 1.582. Número de Tripulantes: 419. Potência de Máquinas: 27.550 kW (37.458 hp), 600 rpm. 2 hélices CP, 162 rpm. Velocidade de Serviço: 19,70 nós. Velocidade Máxima: 21,80 nós. Potência de Thrusters: 1,200 kW + 700 kW (1632 + 952 bhp).
O próximo mês de Novembro vai trazer alterações, no que à linha dos Açores diz respeito. O navio "Ponta do Sol", vai ser substituído na sua habitual rotação pelo navio "Madeirense 3". Esta troca faz com que o, "Ponta do Sol", deixe de fazer escala na Graciosa, e de ter uma operação partilhada entre a Box Lines /Transinsular, algo que passa a acontecer com o navio "Monte Brasil".
De referir ainda, que o, "Ponta do Sol", passa a assegurar as escalas com a ilha das Flores, saindo o, "Insular", para a linha da Madeira por troca com o, "Monte Brasil".
Sendo assim teremos na semana par nos Açores: "Monte Brasil" (Box Lines /Transinsular), "Ponta do Sol" (Transinsular), e, "Corvo" (Mutualista).
Na semana ímpar: "Madeirense 3" (Box Lines), "Monte da Guia" (Transinsular), e "Furnas", (Mutualista).
Um imagem gentilmente enviada pelo amigo, Sérgio Clino, relativa ao transporte de uma pá de um aerogerador, efectuado pela, Laso Transportes Especiais, perfazendo o conjunto um comprimento de 70 metros!
Registo fotográfico da autoria do amigo, António Simas, referente à passagem ontem pelo porto da Ponta Delgada, do navio de cruzeiros, "Royal Princess".
A Atlânticoline, assinala hoje 11 anos, Parabéns! Tenho esperança, que num futuro próximo os Açores possam usufruir de um serviço ferry anual, com a inclusão de carga rodada, preparado para assumir-se como polivalente, eficiente, moderno, rápido, arma no combate à desertificação, pedra base de um mercado interno, ou seja, um activador sócio-económico da região como um todo. Estas imagens, provam que vários sectores da pequena economia insular, podem beneficiar de um sistema ferry permanente.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Depois da escala do N/T "CHEMTRANS RIGA" a 27 de Agosto (ver aqui) é a vez da estreia do navio químico "SEAEXPLORER" no porto da Praia da Vitória. Manifesta 5.247 toneladas de fuelóleo para o recebedor BENCOM carregados no porto de Antuérpia, no qual carregou também uma partida para o porto de Ponta Delgada de onde provém.
Nome: SEAEXPLORER.
Tipo: Produtos Químicos.
IMO: 9248796.
Indicativo: 9HJI7.
MMSI: 215311000.
Bandeira: Malta.
Porto de Registo: Valletta.
Número Oficial: 7909.
Donos e Operadores: Thenamaris Ships Management Inc.- Atenas, Grécia.
Pesquisa de dados técnicos: Paul Peixoto, Boston EUA.
Algumas fotografias registando a segunda escala do paquete "BRAEMAR" no porto da Praia da Vitória que, após nos ter visitado a 24 de Abril de 2012 (ver aqui) falhou duas escalas seguidas devido a mau tempo durante a viagem, e consequente atraso na chegada à ilha Terceira. Agora cá o temos novamente e num dia de autêntico verão que favoreceu a visita dos 790 passegiros embarcados em Southampton.
Nome: BRAEMAR.
Tipo: Passageiros/Cruzeiro.
IMO: 9000699.
Indicativo: C6SY7.
MMSI: 311541000.
Bandeira: Bahamas.
Porto de Registo: Nassau.
Número Oficial: 8000647.
Donos e Operadores: Fred Olsen Cruise Lines Ltd.- Ipswich, Inglaterra, Reino Unido.
Classe: Bureau Veritas.
Ano de Construção: 1993.
Data de Entrega: 21/06/1993.
Estaleiro: Union Naval de Levante SA- Valencia, Espanha. Casco#198.
Comprimento Fora a Fora: 195,82 metros.
Comprimento entre Perpendiculares: 171,29 metros.
Boca Máxima: 22,52 metros.
Pontal: 12,80 metros.
Calado: 5,45 metros.
Deslocamento: 11,047 toneladas.
Arqueação Bruta: 24,344 toneladas.
Arqueação Liquida: 8,103 toneladas.
Porte Bruto: 2,978 toneladas.
Número de Convés: 9. 8 para Passageiros. Número de Cabines: 510. Número de Camas: 987. Número de Tripulantes: 400.