segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rebocador "Mistral" irá participar no desencalhe do "S. Gabriel"

O rebocador "Mistral" deverá chegar esta semana a Ponta Delgada, tem como missão participar nas operações de desencalhe do navio "S. Gabriel", que estão a ser efectuadas pela empresa TITAN, a tentativa de desencalhe será efectuada depois de retirado todo o combustível do navio, operação que ainda decorre.
O rebocador "Mistral" pertence á empresa holandesa de reboques ITC ( International Transport Contractors) tem sede em Amesterdão, Holanda, foi fundada em 1973, e tornou-se parte do Grupo TSCHUDI em 2003, especializou-se em salvamento oceânico, reboque de grandes navios, docas-secas, plataformas petrolíferas, etc. tem a sua frota dispersa por vários pontos do planeta estando o "Mistral" estacionado em Gibraltar( na foto pequena ao lado podemos ver o "Mistral numa operação ao serviço da TITAN).
Nome: Mistral
Nº IMO: 94553925
Ind. chamada: PHLK
Ano construção:2007
Estaleiro: Damen Shipyard
Registo: Amsterdão
Comprimento: 26.02 mts
Boca: 9,10 mts
Calado: 2,63 mts
Motores: 2x CAT 3508 BTA, max. Ouput 1 100 BHP ( cada)
Força de tracção: 31 tons
Bow Thruster: 100 BHP
Tripulação: 5 incluindo Comandante ( lotação máx. 7 pessoas)
Fonte : RTP Açores / Copyright fotos e imagem: ITC

domingo, 29 de novembro de 2009

Movimento cruzeiros em Tenerife.

Começa a semana com mar de fundo que atrasa a saída da Costa Magica (ver aquí). O navio italiano esteve acompanhado pelo norueguês Boudicca da Fred Olsen, dirigindo-se ambos para Mindelo (C. Verde). A terça-feira o fantástico navio da MSC Fantasia chegou procedente de Funchal às 0730h, e prolongou sua estadia até as 2000h, em que o navio insígnia da frota da Mediterranean,empreendeu sua marcha para Arrecife de Lanzarote. Esteve acompanhado pelo navio "nodriza" da Agencia Tributária (repressão tráffego droga) Petrel. Quarta-feira vemos outro navio da Olsen o Black Watch.
Sexta-feira cumprem visita o Island Escape (baseado em Tenerife) e o veleiro Sea Cloud e, ontem temos em um lindo amanhecer (ver aqui), a visita do mas recente cruzeiro da Cunard, o elegante Queen Victória que chega depois que sua estadia em Funchal. Também, como todos os sábados o AidaLuna inicia um novo cruzeiro interilhas.
Finalmente hoje ,Tenerife acolhe ao pequeno cruzeiro da Hapag Lloyd cColumbus, dedicado a cruzeiros em linha de aventura. Dará o salto trasatlántico à Guaira (Venezuela), em oito longos dias de navegação, emoldurado tudo isso em um cruzeiro ao redor do mundo que lhe fará passar ao Pacífico pelo o canal do Panamá, depois ao Indico e, pelo Canal de Suez para o Mediterrâneo com destino final em Nice, total 165 dias, desde sua saída de Sevilha.
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

sábado, 28 de novembro de 2009

S. Gabriel um resumo da semana



Faz hoje precisamente uma semana que o navio "S. Gabriel" encalhou na costa sul da ilha de S. Miguel, durante esta semana foram retirados os cavalos Lusitanos que estavam a bordo do navio recorrendo ás gruas do navio postas a funcionar pelos técnicos da TITAN, e á draga "Dragaçor", entretanto a TITAN tem feito deslocar para a ilha de S. Miguel equipamento para a operação de retirada do combustível que se encontra nos tanques do navio, tendo ontem sido retirados alguns contentores e cerca de 20 tons de fuel óleo, o trabalho da TITAN é chefiado pelo Eng. Stuart Miller. ( links com videos)
Fonte: RTP/AÇORES/ Video:
Youtube/caquissa / Copyright foto: Marcio Picanço.

Queen Victoria.

Tenerife, 0740h 28 Novembro 2009.
(©) Copyrights fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia de São Rafael

"S. Rafael" com a ilha Terceira no horizonte
O navio "S. Rafael" da Boxlines, efectuou hoje a sua escala quinzenal no porto da Graciosa, segundo parece não terei possibilidade de ver o "Südertor" no porto, pois consta que irá efectuar apenas 2 viagens aos Açores, depois... talvez venha o "Apolo".
Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

S. Gabriel dia 28-08-08

Recordando o navio "S. Gabriel" na sua primeira operação no dia 28-08-08 na nova estrutura do porto, ainda durante as obras de ampliação e realinhamento do cais, este navio foi sempre uma presença agradável no porto da Graciosa.
Copyright foto: MM Bettencourt, Graciosa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TITAN- Projecto "New Carissa"


Como sabemos a empresa de origem americana TITAN SALVAGE , foi contratada para efectuar o salvamento do N/M "S. Gabriel", por incrível que pareça algumas semanas atrás tinha pensado em fazer um post sobre esta empresa, por efectuar um trabalho que gosto de apreciar e que me fascina, digno de fazer parte dos "Mestre de Engenharia" do Canal Discovery, por isso decidi colocar mais um post e um vídeo( Youtube) sobre um antigo projecto da TITAN o " New Carissa". Em Fevereiro de 1999 o N/M "New Carissa" encalhou perto de Coos Bay, Oregon. No verão de 2007 o Estado do Oregon, fez um contrato com a TITAN SALVAGE, para remover a parte restante da popa do navio, a equipa de salvamento da TITAN começou as operações em Março de 2008, tendo a ultima parte do navio sido removida a 23 de Setembro de 2008, de seguida a TITAN procedeu á limpeza do fundo tendo retirado mais de 50 tons de detritos da ultima carga do N/M "New Carissa". O Plano da TITAN envolveu a utilização combinada de 2 das suas barcaças jack-up ( Karlissa A e Karlissa B), um teleférico, puxadores hidráulicos,dois guindastes de grande porte, etc. e claro uma experiente equipa de salvamento.
Copyright fotos e dados: TITAN SALVAGE / Video: youtube Kristi336

terça-feira, 24 de novembro de 2009

N/M "Südertor"


N/M "Südertor" poderá ser o substituto do N/M "S. Gabriel" na linha dos Açores, o navio pertence ao armador alemão, Phoenix Reederei Bereederungs, tem 116 metros de comprimento, 16 metros de boca, ano de construção 1998,nos estaleiros Jiangyang, China, tem uma capacidade de 519 Teu. Este navio é esperado no porto de Lisboa dia 25-11-09 pelas 01:00 horas, partindo no dia 26-11-09 pelas 23:00 horas com destino ao porto de Leixões.
Copyright fotos: Shop Blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Mar de Fondo". Mar Forte.

Hoje estiveram em nosso porto dois navios com o mesmo destino: Mindelo (R. de C. Verde). Mais o transcurso da manobra de saída da Costa Magica, se vê alterada (depois de ter deixado na sua lancha o piloto), pois aparece em cena uma nova lancha trazendo o que parece ser uma passageira atrasada do próprio C.Magica que fica ao "pairo". O forte mar sacode a lancha que desiste depois que várias tentativas...
..., até que o navio oferece a outra borda mais protegida. Finalmente, com uma hora de atraso, toma rumo para Mindelo para onde irá também o Boudicca (o qual vemos carregando combustível).(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.

Fotos do S. Gabriel

É com tristeza que vejo e partilho estas fotos do "meu" "S.Gabriel", que apesar de ser gémeo do "S. Rafael", este era o meu preferido, segundo noticia da RTPAçores foram ontem retirados 7 tripulantes do navio, estando os mesmos a serem ouvidos pela Autoridade Marítima, como é normal nestes casos. Este triste episódio faz lembrar outros dois relativamente recentes nos Açores, o "CP Valour" na ilha do Faial e o navio "Corvo" na Graciosa, que infelizmente acompanhei, e que foi retirado( destruído) pela Maior empresa de desmantelamento marítimo que é o Mar. Esta situação faz-me pensar numa frase que um dia ouvi dizer "É mais fácil aprender com os erros, mas mais barato aprender com os erros dos outros", isto porque ás vezes contrariando o ditado não é no poupar que está o ganho, estou a pensar precisamente nos seguros de mercadorias.Um Especial Agradecimento ao Amigo Tiago da Domingues Sub uma empresa de Actividades Marítimas referencia nos Açores.
Fontes:RTP-Açores
Copyright fotos: 1ª,2ª3ª,4ª,5ª,6ª e 8ª Tiago Domingues, S. Miguel./7ª Google sat

domingo, 22 de novembro de 2009

A semana em Tenerife.

Começa a semana com a visita do Independence of the Seas. Em terça-feira chega o veleiro Sea cloud, a quarta-feira há escala o Costa Luminosa e temos um descanso até sábado em que coincidem o elegante Oriana de P&O, o luxuoso veleiro Wind Spirit e o habitual Aida Luna.
Finaliza esta semana com o "pequenho" Vision of the Seas (de metade de deslocamento de seu irmão IOTS), em viagem transatlântico que lhe levará a Brasil (primeiro Recife, Salvador,Rio e finalmente Santos onde ficará baseado).
(©) Copyrights, texto y fotos: Antonio Sáez, Tenerife.
Comienza la semana con la visita del IOTS. El martes llega el velero Sea Cloud, el miércoles hace escala el Costa Luminosa y tenemos un descanso hasta el sábado en que coinciden el elegante Oriana de P&O, el lujoso velero Wind Spirit y el habitual Aida Luna. Finaliza esta semana con el "pequeño" Vision OTS (de mitad de desplazamiento de su hermano IOTS), en viaje transatlántico que le llevará a Brasil (primero Recife, Salvador,Rio y finalmente Santos donde quedará basado)
Vision of the Seas, rumo a Santos.
A sombra que projeta o vulcão Teide (3717m), desenha seu silhueta no céu.

TITAN a escolhida para a recuperação do "S.Gabriel"

A TITAN é uma empresa de salvamento marítimo com sede em Fort Lauderdale, Florida, tendo também escritórios no Reino Unido, Singapura, Brasil, Indonésia, Dubai, foi fundada em 1980 por David Parrot, desde então efectuou mais de 200 projectos de salvamento e remoção de destroços, tendo criado no sector uma sólida reputação. Recentemente uma equipa de salvamento da TITAN envolvida no salvamento da tripulação do navio Fedra, encalhado em Gibraltar, foi nomeada para o prémio “IMO 2009 Coragem excepcional no mar”.
No que toca a resgate de navios escolhi o resgate do “APL Panamá” sendo este um das operações de reflututuação mais bem sucedida de sempre, o “APL Panamá” um navio de 52 267 tons de porte bruto, com uma capacidade de 4 038 teu, encalhou no dia de natal de 2005 na Praia Enseada, México, tendo a TITAN entregue o navio ao seu propriétário no dia 12 de Março de 2006, durante este bem sucedido projecto a TITAN mobilizou várias equipas de salvamento e resgate especializadas, entre o muito equipamento utilizou, 5 puxadores hidráulicos de 300 tons cada, sete rebocadores com uma força de tracção combinada de 500 tons, uma plataforma plana sobre a qual foram montados os extractores, guindastes de vários tamanhos, uma SkyCrane helicóptero, uma draga entre outros, a TITAN conseguiu então remover o combustível e cerca de 1200 contentores, tendo também dragado a zona envolvente do navio ( areia ) afim de por a flutuar.
Fonte: TITAN SALVAGE /(©) Copyright fotos: TITAN SALVAGE