Vídeo magnifico, de um dos meus navios preferidos.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
domingo, 30 de agosto de 2009
NRP " João Roby" em Angra do Heroísmo
Bonita manobra da corveta NRP "João Roby", rodando sobre o ferro (âncora) na baía de Angra, para atracar por BB no cais do Porto das Pipas, no dia de ontem 29 de Agosto. Conseguimos assim deste modo acompanhar a corveta no desempenho da sua missão nos Açores, espero contar novamente com a sua simpática presença dentro em breve no porto da Graciosa. Agradeço o envio deste link ao Sr. Capitão do Porto de A. H. e P. V. João Rodrigues Gonçalves.
"Ponta de São Lourenço" no Porto Santo
(©) Copyright fotos e info: João Abreu, Funchal.
sábado, 29 de agosto de 2009
ENP,SA- Lanchas de Pilotos
(©) Copyright fotos: Eng. José Miguel Silva/ ENP,SA
Musica: Cristina Branco " Gaivota"
"Electra" e "Europa"
 
  Estas são as mais recentes fotos  relativas ao processo de construção de duas lanchas de Pilotos encomendadas pela APTG,SA aos Estaleiros Navais de Peniche, processo esse que como se pode constatar encontra-se perto da sua conclusão, estando para breve a entrega das lanchas "Electra" e "Europa".
Estas são as mais recentes fotos  relativas ao processo de construção de duas lanchas de Pilotos encomendadas pela APTG,SA aos Estaleiros Navais de Peniche, processo esse que como se pode constatar encontra-se perto da sua conclusão, estando para breve a entrega das lanchas "Electra" e "Europa".(©) Copyright fotos:  Engº José Miguel Silva/ ENP
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Brigada Hidrográfica na Graciosa
Brigada Hidrográfica
Brigada Hidrográfica da Marinha deixa a Terceira a caminho da ilha Graciosa.
Uma Brigada Hidrográfica da Marinha encontra-se desde Julho nos Açores a fazer levantamentos no mar e em terra, com vista à actualização das cartas dos portos e fundeadouros do Grupo Central.
Terminados os trabalhos de campo na ilha Terceira, a Brigada Hidrográfica vai agora para a Graciosa onde permanecerá até ao dia 4 de Setembro.
Para poder cumprir a sua missão, a UAM* "Cagarra" está equipada com um sondador multifeixe e outros modernos e sofisticados equipamentos de sondagem e posicionamento. A brigada hidrográfica actualmente nos Açores é composta por cinco militares do Instituto Hidrográfico da Marinha, chefiados pelo primeiro-tenente hidrógrafo Carlos Marques.
* Unidade Auxiliar de Marinha
Nota de imprensa de:
João Rodrigues Gonçalves
Capitão-de-fragata
Capitão do Porto Angra do Heroísmo e Praia da Vitória
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Alto Douro vinhateiro
(©) Copyright fotos:José Modesto, Leça da Palmeira. 
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Policia Marítima- Graciosa
Um vídeo que nos dá a conhecer, mais alguns meios da Policia Marítima - Graciosa.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
N/M "Ponta do Sol"- Caniçal
Imagens de arquivo
Hoje operou no porto do Caniçal, o N/M " Ponta do Sol" da Transinsular, que faz a ligação Açores Madeira, e que transportava os contentores com gado bovino que embarcaram no porto da Graciosa na passada 6ª-feira no N/M "S. Rafael", tendo sido depois baldeados no porto de Ponta Delgada, para o N/M" Ponta do Sol", para permitir a ligação com a Madeira. O navio depois de operar no porto do Caniçal seguiu com destino ao porto de Leixões.
(©) Copyright fotos: Sergio Ferreira, Funchal
domingo, 23 de agosto de 2009
HSC "Bencomo"- SC Tenerife
 Este HSC " Bencomo" foi dos primeiros post deste blogue, porque na altura me fascinou o design do navio, mas tambem a rapidez com ele efectua as suas operações no terminal da Fred Olsen em Santa Cruz de Tenerife, um terminal dedicado apenas a passageiros da Fred Olsen que já teve nos Açores o ferry "Bajamar" ao serviço da Açorline.
 Este HSC " Bencomo" foi dos primeiros post deste blogue, porque na altura me fascinou o design do navio, mas tambem a rapidez com ele efectua as suas operações no terminal da Fred Olsen em Santa Cruz de Tenerife, um terminal dedicado apenas a passageiros da Fred Olsen que já teve nos Açores o ferry "Bajamar" ao serviço da Açorline. O facto de este terminal ser especifico, faz com que a Fred Olsen tenha duas escadas de passageiros no cais perfeitamente adaptadas ao navio, e sendo duas permite maior rapidez no embarque e desembarque de passageiros.
 O facto de este terminal ser especifico, faz com que a Fred Olsen tenha duas escadas de passageiros no cais perfeitamente adaptadas ao navio, e sendo duas permite maior rapidez no embarque e desembarque de passageiros. Para o embarque e desembarque de viaturas e camiões, existem três rampas ro-ro, o que permite uma rápida operação relativamente a viaturas, o parque de viaturas para embarque como se pode ver nas imagens fica logo na popa do navio, perfeitamente ordenado, o que também contribui para a eficiência. A operação deste navio entrar no porto e sair dura cerca de 20 minutos.
 Para o embarque e desembarque de viaturas e camiões, existem três rampas ro-ro, o que permite uma rápida operação relativamente a viaturas, o parque de viaturas para embarque como se pode ver nas imagens fica logo na popa do navio, perfeitamente ordenado, o que também contribui para a eficiência. A operação deste navio entrar no porto e sair dura cerca de 20 minutos. Felizmente, nos Açores vão surgindo nos portos cais dedicados exclusivamente a passageiros, como é o caso das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o cais ferry em Santa Maria ( este em obras), na Horta também irá ter um cais especifico, no porto da Praia da Vitória dispõe de um cais com gare marítima e rampa ro-ro. Como Jesus disse " nem só de pão vive o homem" isto para dizer que nem só de navios se faz o transportes marítimos de passageiros, sendo também importante as questões de logística relacionadas com esse transporte.
Felizmente, nos Açores vão surgindo nos portos cais dedicados exclusivamente a passageiros, como é o caso das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o cais ferry em Santa Maria ( este em obras), na Horta também irá ter um cais especifico, no porto da Praia da Vitória dispõe de um cais com gare marítima e rampa ro-ro. Como Jesus disse " nem só de pão vive o homem" isto para dizer que nem só de navios se faz o transportes marítimos de passageiros, sendo também importante as questões de logística relacionadas com esse transporte.(©) Copyright fotos: António Saez, Tenerife.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Os quatro navios de hoje
 Nesta imagem gentilmente enviada pelo Amigo Marcio Picanço, a quem Agradêço podemos ver a partida do HSC "Viking" do porto da Praia da Vitória com destino ao porto da Graciosa, uma viagem que dura cerca de 1 hora e 50 minutos,
Nesta imagem gentilmente enviada pelo Amigo Marcio Picanço, a quem Agradêço podemos ver a partida do HSC "Viking" do porto da Praia da Vitória com destino ao porto da Graciosa, uma viagem que dura cerca de 1 hora e 50 minutos,(©) Copyright fotos: 1ª, 2ª,4ª,5, MM Bettencourt;3ª, Marcio Picanço; 6ª,7ª,8ª, A. Bettencourt.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Lobo Marinho - Madeira

 Em plena época Ferry nos Açores, pensei ser oportuno um olhar sobre o transporte ferry no outro arquipélago português a Madeira, onde opera o N/F " Lobo Marinho" da Porto Santo Line, que é um navio que me agrada visualmente pois gosto de navios que tenham cores que contrastem com o azul do mar. O N/F " Lobo Marinho"  faz a ligação entre a ilha da Madeira e a de Porto Santo, para tal usa as rampas ro-ro do porto do Funchal e a rampa ro-ro do porto da ilha do Porto Santo, o que lhe acrescenta maior polivalência já que ao transporte de viaturas e passageiros este ferry transporta tambem para a ilha do Porto Santo a carga contentorizada, e autocarros, a A.P.R.A.M. dispõe de três rampas ro-ro uma no porto do Funchal, outra no porto do Caniçal e outra no porto da ilha de Porto Santo.
Em plena época Ferry nos Açores, pensei ser oportuno um olhar sobre o transporte ferry no outro arquipélago português a Madeira, onde opera o N/F " Lobo Marinho" da Porto Santo Line, que é um navio que me agrada visualmente pois gosto de navios que tenham cores que contrastem com o azul do mar. O N/F " Lobo Marinho"  faz a ligação entre a ilha da Madeira e a de Porto Santo, para tal usa as rampas ro-ro do porto do Funchal e a rampa ro-ro do porto da ilha do Porto Santo, o que lhe acrescenta maior polivalência já que ao transporte de viaturas e passageiros este ferry transporta tambem para a ilha do Porto Santo a carga contentorizada, e autocarros, a A.P.R.A.M. dispõe de três rampas ro-ro uma no porto do Funchal, outra no porto do Caniçal e outra no porto da ilha de Porto Santo.Fotos gentilmente enviadas pelos Amigos Sérgio Ferreira e João Abreu, Funchal, a quem Agradeço.
(©) Copyright fotos:1ª,2ª,3ª João Abreu, Funchal; 4ªe 5ª Sérgio Ferreira, Funchal.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Nova viatura da Policia Marítima

(©) Copyright fotos e texto:
João Rodrigues Gonçalves
Capitão-de-fragata
Capitão do porto de Angra do Heroísmo
Aproveito a ocasião para Saudar o Sr. Capitão do Porto de Angra do Heroísmo, João Rodrigues Gonçalves pelo excelente trabalho na divulgação das actividades da Marinha na Capitania sob sua jurisdição, e também Saudar os agentes da Policia Marítima da Graciosa pela sua sempre disponível colaboração e profissionalismo. 
A dupla de ontem


(©) Copyright fotos:1ª João Sousa:2ª e 3ª MM Bettencourt, Graciosa.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
"Ponta da Barca" Ro " Express Santorini" Pax
 onta da Barca" carregando as viaturas que se destinavam ao N/F "Express Santorini" que neste momento ainda se encontra impossibilitado de o fazer em virtude do recente acidente com a rampa lateral, a solução encontrada pela Atlanticoline foi recorrer á versatilidade dos TMG com os navios N/M "Ponta da Barca" e N/M " Espirito Santo" ( sábado) para fazer o transporte das viaturas. Dos portos do grupo central apenas o Porto da Praia da Vitória dispõe de rampa ro-ro, para utilização da rampa de popa do N/F "Express Santorini".
onta da Barca" carregando as viaturas que se destinavam ao N/F "Express Santorini" que neste momento ainda se encontra impossibilitado de o fazer em virtude do recente acidente com a rampa lateral, a solução encontrada pela Atlanticoline foi recorrer á versatilidade dos TMG com os navios N/M "Ponta da Barca" e N/M " Espirito Santo" ( sábado) para fazer o transporte das viaturas. Dos portos do grupo central apenas o Porto da Praia da Vitória dispõe de rampa ro-ro, para utilização da rampa de popa do N/F "Express Santorini". (©) Copyright fotos:1ª,2ª,4ª,5ª A. Bettencourt, Graciosa;3ª Rui Carvalho, Terceira
Subscrever:
Comentários (Atom)
 
 
