Vídeo magnifico, de um dos meus navios preferidos.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
domingo, 30 de agosto de 2009
NRP " João Roby" em Angra do Heroísmo
Bonita manobra da corveta NRP "João Roby", rodando sobre o ferro (âncora) na baía de Angra, para atracar por BB no cais do Porto das Pipas, no dia de ontem 29 de Agosto. Conseguimos assim deste modo acompanhar a corveta no desempenho da sua missão nos Açores, espero contar novamente com a sua simpática presença dentro em breve no porto da Graciosa. Agradeço o envio deste link ao Sr. Capitão do Porto de A. H. e P. V. João Rodrigues Gonçalves.
"Ponta de São Lourenço" no Porto Santo
Na passada 5ª feira dia 27 de Agosto, operou no porto da ilha do Porto Santo o navio graneleiro da Transinsular "Ponta de São Lourenço" que faz o abastecimento de cimento á Madeira e ao Porto Santo, para tal a empresa Cimentos da Madeira dispõe de um terminal cimenteiro no Porto Santo, e outro nos Socorridos. O navio ao chegar ao Porto Santo contou com a ajuda na manobra do rebocador "Boqueirão" que vemos na primeira foto seguindo na popa do "Ponta de São Lourenço". Fotos gentilmente enviadas pelo Amigo João Abreu, autor do blog Navios no Atlântico .
(©) Copyright fotos e info: João Abreu, Funchal.
(©) Copyright fotos e info: João Abreu, Funchal.
sábado, 29 de agosto de 2009
ENP,SA- Lanchas de Pilotos
O nome Peniche parece derivar da palavra latina península (paene + insula) que à letra significa “quase ilha", pensando bem não haveria local mais adequado para o "nascimento" das duas lanchas de Pilotos "Electra" e "Europa" que têem como destino o Porto da Praia da Vitória na ilha Terceira e o Porto Comercial da ilha Graciosa, ambos sob jurisdição da APTG,SA.Este blogue tem acompanhado este processo de construção ( virtualmente) graças á gentileza do serviço de Pilotagem da APTG,SA , e á simpatia dos Estaleiros Navais de Peniche,SA na pessoa do Sr. Eng. José Miguel Silva, que me enviam as fotos aqui publicadas. Não percebo de construções de embarcações mas tenho a certeza que estas lanchas depois de entrarem ao serviço serão motivo de orgulho da APTG,SA especialmente do serviço de Pilotagem, mas também de quem as construiu os ENP,SA.
(©) Copyright fotos: Eng. José Miguel Silva/ ENP,SA
(©) Copyright fotos: Eng. José Miguel Silva/ ENP,SA
Musica: Cristina Branco " Gaivota"
"Electra" e "Europa"
Estas são as mais recentes fotos relativas ao processo de construção de duas lanchas de Pilotos encomendadas pela APTG,SA aos Estaleiros Navais de Peniche, processo esse que como se pode constatar encontra-se perto da sua conclusão, estando para breve a entrega das lanchas "Electra" e "Europa".
(©) Copyright fotos: Engº José Miguel Silva/ ENP
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Brigada Hidrográfica na Graciosa
Na sequência do anterior post ( ver info.), em que podemos ver a partida da UAM " Cagarra" da ilha Terceira, agora coloco a chegada da mesma ao porto da ilha Graciosa, transportada pela NRP " João Roby", sendo assim possível acompanhar este movimento entre os dois portos, a operação de descarga contou com a colaboração da APTG,SA.(©) Copyright fotos:1ª MM Bettencourt; 2ª e 3ª Paulo Medeiros, Graciosa
Brigada Hidrográfica
Brigada Hidrográfica da Marinha deixa a Terceira a caminho da ilha Graciosa.
Ontem, cerca das 1700, no porto da Praia da Vitória, com o apoio da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, procedeu-se ao embarque da lancha hidrográfica "Cagarra" a bordo da corveta NRP "João Roby".
Uma Brigada Hidrográfica da Marinha encontra-se desde Julho nos Açores a fazer levantamentos no mar e em terra, com vista à actualização das cartas dos portos e fundeadouros do Grupo Central.
Terminados os trabalhos de campo na ilha Terceira, a Brigada Hidrográfica vai agora para a Graciosa onde permanecerá até ao dia 4 de Setembro.
Para poder cumprir a sua missão, a UAM* "Cagarra" está equipada com um sondador multifeixe e outros modernos e sofisticados equipamentos de sondagem e posicionamento. A brigada hidrográfica actualmente nos Açores é composta por cinco militares do Instituto Hidrográfico da Marinha, chefiados pelo primeiro-tenente hidrógrafo Carlos Marques.
* Unidade Auxiliar de Marinha
Nota de imprensa de:
João Rodrigues Gonçalves
Capitão-de-fragata
Capitão do Porto Angra do Heroísmo e Praia da Vitória
Uma Brigada Hidrográfica da Marinha encontra-se desde Julho nos Açores a fazer levantamentos no mar e em terra, com vista à actualização das cartas dos portos e fundeadouros do Grupo Central.
Terminados os trabalhos de campo na ilha Terceira, a Brigada Hidrográfica vai agora para a Graciosa onde permanecerá até ao dia 4 de Setembro.
Para poder cumprir a sua missão, a UAM* "Cagarra" está equipada com um sondador multifeixe e outros modernos e sofisticados equipamentos de sondagem e posicionamento. A brigada hidrográfica actualmente nos Açores é composta por cinco militares do Instituto Hidrográfico da Marinha, chefiados pelo primeiro-tenente hidrógrafo Carlos Marques.
* Unidade Auxiliar de Marinha
Nota de imprensa de:
João Rodrigues Gonçalves
Capitão-de-fragata
Capitão do Porto Angra do Heroísmo e Praia da Vitória
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Alto Douro vinhateiro
Fotos bonitas, do Alto Douro vinhateiro e suas embarcações, gentilmente enviadas pelo Amigo José Modesto, um sitio bonito, que convida a umas férias.
(©) Copyright fotos:José Modesto, Leça da Palmeira.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Policia Marítima- Graciosa
Um vídeo que nos dá a conhecer, mais alguns meios da Policia Marítima - Graciosa.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
N/M "Ponta do Sol"- Caniçal
Imagens de arquivo
Hoje operou no porto do Caniçal, o N/M " Ponta do Sol" da Transinsular, que faz a ligação Açores Madeira, e que transportava os contentores com gado bovino que embarcaram no porto da Graciosa na passada 6ª-feira no N/M "S. Rafael", tendo sido depois baldeados no porto de Ponta Delgada, para o N/M" Ponta do Sol", para permitir a ligação com a Madeira. O navio depois de operar no porto do Caniçal seguiu com destino ao porto de Leixões.
(©) Copyright fotos: Sergio Ferreira, Funchal
domingo, 23 de agosto de 2009
HSC "Bencomo"- SC Tenerife
Este HSC " Bencomo" foi dos primeiros post deste blogue, porque na altura me fascinou o design do navio, mas tambem a rapidez com ele efectua as suas operações no terminal da Fred Olsen em Santa Cruz de Tenerife, um terminal dedicado apenas a passageiros da Fred Olsen que já teve nos Açores o ferry "Bajamar" ao serviço da Açorline.
O facto de este terminal ser especifico, faz com que a Fred Olsen tenha duas escadas de passageiros no cais perfeitamente adaptadas ao navio, e sendo duas permite maior rapidez no embarque e desembarque de passageiros.
Para o embarque e desembarque de viaturas e camiões, existem três rampas ro-ro, o que permite uma rápida operação relativamente a viaturas, o parque de viaturas para embarque como se pode ver nas imagens fica logo na popa do navio, perfeitamente ordenado, o que também contribui para a eficiência. A operação deste navio entrar no porto e sair dura cerca de 20 minutos.
Felizmente, nos Açores vão surgindo nos portos cais dedicados exclusivamente a passageiros, como é o caso das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o cais ferry em Santa Maria ( este em obras), na Horta também irá ter um cais especifico, no porto da Praia da Vitória dispõe de um cais com gare marítima e rampa ro-ro. Como Jesus disse " nem só de pão vive o homem" isto para dizer que nem só de navios se faz o transportes marítimos de passageiros, sendo também importante as questões de logística relacionadas com esse transporte.
O facto de este terminal ser especifico, faz com que a Fred Olsen tenha duas escadas de passageiros no cais perfeitamente adaptadas ao navio, e sendo duas permite maior rapidez no embarque e desembarque de passageiros.
Para o embarque e desembarque de viaturas e camiões, existem três rampas ro-ro, o que permite uma rápida operação relativamente a viaturas, o parque de viaturas para embarque como se pode ver nas imagens fica logo na popa do navio, perfeitamente ordenado, o que também contribui para a eficiência. A operação deste navio entrar no porto e sair dura cerca de 20 minutos.
Felizmente, nos Açores vão surgindo nos portos cais dedicados exclusivamente a passageiros, como é o caso das Portas do Mar, em Ponta Delgada, o cais ferry em Santa Maria ( este em obras), na Horta também irá ter um cais especifico, no porto da Praia da Vitória dispõe de um cais com gare marítima e rampa ro-ro. Como Jesus disse " nem só de pão vive o homem" isto para dizer que nem só de navios se faz o transportes marítimos de passageiros, sendo também importante as questões de logística relacionadas com esse transporte.
(©) Copyright fotos: António Saez, Tenerife.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Os quatro navios de hoje
Logo pelas 7 horas começava as manobras de entrada do N/M "S. Rafael" para uma operação que teve como objectivo, carregar contentores com gado bovino com destino á ilha da Madeira, permitindo assim a ligação com o navio da Transinsular que faz a linha Açores-Madeira, ou seja o N/M " Ponta do Sol". Na imagem podemos ver também o N/M "Espírito Santo" a operar.
O N/M " Espírito Santo" saindo do porto
Nesta imagem gentilmente enviada pelo Amigo Marcio Picanço, a quem Agradêço podemos ver a partida do HSC "Viking" do porto da Praia da Vitória com destino ao porto da Graciosa, uma viagem que dura cerca de 1 hora e 50 minutos,Aspecto de parte do cais que de manhã serviu para a operação do N/M " Espirito Santo", agora convertida em parque de viaturas para o serviço do ferry.
Depois de concluída a operação do HSC "Viking " partia este novamente com destino ao porto da Praia da Vitória.
Ao final da tarde era a vez de operar o outro ferry ao serviço da Atlanticoline o N/F " Express Santorini" desta vez já com a sua rampa funcionamento.
Concluída a operação do N/F "Express Santorini" que durou cerca de 25 minutos era tempo de preparar para largar cabos, e finalizar o dia.
(©) Copyright fotos: 1ª, 2ª,4ª,5, MM Bettencourt;3ª, Marcio Picanço; 6ª,7ª,8ª, A. Bettencourt.
Nesta imagem gentilmente enviada pelo Amigo Marcio Picanço, a quem Agradêço podemos ver a partida do HSC "Viking" do porto da Praia da Vitória com destino ao porto da Graciosa, uma viagem que dura cerca de 1 hora e 50 minutos,Aspecto de parte do cais que de manhã serviu para a operação do N/M " Espirito Santo", agora convertida em parque de viaturas para o serviço do ferry.
Depois de concluída a operação do HSC "Viking " partia este novamente com destino ao porto da Praia da Vitória.
Ao final da tarde era a vez de operar o outro ferry ao serviço da Atlanticoline o N/F " Express Santorini" desta vez já com a sua rampa funcionamento.
Concluída a operação do N/F "Express Santorini" que durou cerca de 25 minutos era tempo de preparar para largar cabos, e finalizar o dia.
(©) Copyright fotos: 1ª, 2ª,4ª,5, MM Bettencourt;3ª, Marcio Picanço; 6ª,7ª,8ª, A. Bettencourt.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Lobo Marinho - Madeira
Em plena época Ferry nos Açores, pensei ser oportuno um olhar sobre o transporte ferry no outro arquipélago português a Madeira, onde opera o N/F " Lobo Marinho" da Porto Santo Line, que é um navio que me agrada visualmente pois gosto de navios que tenham cores que contrastem com o azul do mar. O N/F " Lobo Marinho" faz a ligação entre a ilha da Madeira e a de Porto Santo, para tal usa as rampas ro-ro do porto do Funchal e a rampa ro-ro do porto da ilha do Porto Santo, o que lhe acrescenta maior polivalência já que ao transporte de viaturas e passageiros este ferry transporta tambem para a ilha do Porto Santo a carga contentorizada, e autocarros, a A.P.R.A.M. dispõe de três rampas ro-ro uma no porto do Funchal, outra no porto do Caniçal e outra no porto da ilha de Porto Santo.
Fotos gentilmente enviadas pelos Amigos Sérgio Ferreira e João Abreu, Funchal, a quem Agradeço.
(©) Copyright fotos:1ª,2ª,3ª João Abreu, Funchal; 4ªe 5ª Sérgio Ferreira, Funchal.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Nova viatura da Policia Marítima
Desde o passado dia 13 de Agosto que a Polícia Marítima da ilha Graciosa dispõe de mais uma viatura, neste caso um revolucionário veículo 4x4 Yamaha Rhino, de última geração.O Rhino é, segundo a própria Yamaha, um veículo incrivelmente duro, todo-o-terreno e potente, que se sente à vontade em qualquer tipo de terreno.Equipado com um motor de 660 cc, tem uma capacidade de carga de 180Kg e de tracção de 545Kg.(mais específicações técnicas em . (Yamaha) O Rhino da PM da Graciosa, faz parte dum lote de quatro viaturas recentemente distribuídas por várias unidades da PM nos Açores.Com este meio os agentes da PM em serviço na ilha Graciosa passam a dispôr, não só de uma capacidade acrescida em termos de todo-o-terreno, mas também duma maior flexibilidade no desempenho da missão de fiscalização do espaço de jurisdição da Autoridade Marítima.
(©) Copyright fotos e texto:
João Rodrigues Gonçalves
Capitão-de-fragata
Capitão do porto de Angra do Heroísmo
Aproveito a ocasião para Saudar o Sr. Capitão do Porto de Angra do Heroísmo, João Rodrigues Gonçalves pelo excelente trabalho na divulgação das actividades da Marinha na Capitania sob sua jurisdição, e também Saudar os agentes da Policia Marítima da Graciosa pela sua sempre disponível colaboração e profissionalismo.
A dupla de ontem
Ontem operaram no porto da Graciosa dois navios, o primeiro a operar foi o N/M "Espírito Santo", que entrou ás 7:30 horas, por volta das 10:00 horas entrava o HSC "Viking", que operou até ás 11:00 horas tendo partido em direcção ao porto da Praia da Vitória, viagem que durou cerca de 1 hora e 50 minutos, um navio que segundo a opinião de vários passageiros, que nele viajaram, tem agradado na rapidez das ligações e no conforto, por volta das 15:30 era a vez de sair o N/M"Espírito Santo" também ele em direcção á Praia da Vitória .
(©) Copyright fotos:1ª João Sousa:2ª e 3ª MM Bettencourt, Graciosa.
(©) Copyright fotos:1ª João Sousa:2ª e 3ª MM Bettencourt, Graciosa.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
"Ponta da Barca" Ro " Express Santorini" Pax
Estas fotos são relativas ao passado domingo, e podemos ver o N/M " Ponta da Barca" carregando as viaturas que se destinavam ao N/F "Express Santorini" que neste momento ainda se encontra impossibilitado de o fazer em virtude do recente acidente com a rampa lateral, a solução encontrada pela Atlanticoline foi recorrer á versatilidade dos TMG com os navios N/M "Ponta da Barca" e N/M " Espirito Santo" ( sábado) para fazer o transporte das viaturas. Dos portos do grupo central apenas o Porto da Praia da Vitória dispõe de rampa ro-ro, para utilização da rampa de popa do N/F "Express Santorini". O N/F " Express Santorini" depois da saída do N/M "Ponta da Barca" embarcou os seus passageiros, e dirigiu-se para o Porto da Praia da vitória, por curiosidade o "Express Santorini" faz a viagem em metade do tempo do "Ponta da Barca" que necessita de 6 horas aproximadamente.
(©) Copyright fotos:1ª,2ª,4ª,5ª A. Bettencourt, Graciosa;3ª Rui Carvalho, Terceira
Subscrever:
Mensagens (Atom)