sexta-feira, 5 de março de 2010

HSC "Hellenic Wind" nos Açores em 2010

Hoje ficamos ficamos a saber (AO) qual o segundo ferry que irá acompanhar a parti de 07 Junho o "Express Santorini" na operação da Atlanticoline de 2010, trata-se do HSC "Hellenic Wind" ( ex Viking) ambos pertencem à Hellenic Seaways, sendo assim voltamos a ter a mesma dupla do ano passado.
O HSC " Hellenic Wind" pertence à família dos MDV1200 ( conhecidos como Superseacat ) são uma série de hight speed crafts (HSC), construídos pelos estaleiros Fincantieri, Itália, para a Ocean Bridge Investments e Sea Containers, Lda. entre 1996 e 1999, tendo sido construídos 6 destes navios. Os primeiros 2 navios do tipo MDV1200, foram o HSC Pegasus One e HSC Pegasus Two, construídos para a Ocean Bridge Investmnets em 1996 e 1997 respectivamente, mais 4 destes navios foram construídos para a Sea Containers, Lda. entre 1997 e 1999. A Sea Containers Lda originalmente tinha encomendado um navio Auto Express 78 á Austal Ships, mas o primeiro da série falhou a velocidade requerida e foi recusado, tendo então a Sea Containers, Lda. se virado para os Estaleiros Fincantieri e encomendado 2 destes
navios MDV1200, e depois mais dois. Características dos Superseacat: Comprimento 100,3 metros, boca 17,1 metros,calado 2,6 metros, 689 passageiros, 120 viaturas e 4 autocarros, velocidade de serviço 35 nós e máxima 40 nós, motores 4x Ruston V 20 RK270 diesel, com 6875 KW de potência, fornecida a 4 jactos de água Kamewa S112, impulsor de proa Brunvoll FU-45 LTC 1225-330 KW. De salientar que o desenho exterior deste tipo de navio foi concebido pelos famosos escritórios de design Pininfarina, Itália que conta com clientes famosos, como a Ferrari, Maserati, Volvo, e projectos de arquitectura como por exemplo o estádio da Juventus, entre outros .
Fontes: Wikipedia; Absolute Astronomy & Ship-Technology.
(©) Copyright fotos: 1ª,2ª,3ª,4ª,6ª e 7ª MM Bettencourt, Graciosa; 5ª, Ship-Technology.

Sem comentários: