Há por aí quem não encontre no Porto da Praia da Vitória potencialidades alavancadoras da economia Açoriana, em minha opinião faltar-lhes-á visão ou então pura e simplesmente recusar-se-ão a ver, sendo este o pior cego como se sabe.
A mais pura racionalidade financeira determina que para alguns portos dos Açores as suas localizações, limitações ou massa crítica empresarial inibem ou impossibilitam o crescimento afastando-os da 1ª liga e das necessárias exigências dos portos do século XXI.
No entanto, este perfil de limitação não se enquadra no Porto da Praia da Vitória que oferece amplos espaços para crescimento, quer em área alagada, quer em área seca.
No seu interland inclui-se um aeroporto internacional que tem grande potencialidade como plataforma logística de carga aérea, infelizmente muito mal aproveitada.
O plano de investimento portuário concentrado no Porto da Praia da Vitória deverá incluir a construção do alongamento do molhe norte junto ao actual terminal P.O.L., movendo-se uma magistratura de influência diplomática junto do governo dos EUA de forma a adaptar este terminal com as devidas e necessárias obras para ali criar o futuro caís de cruzeiros da ilha Terceira.
Do outro lado da baía onde estão concentrados todos os serviços portuários, incluir-se-ia o aumento do actual caís -12 em 110 metros, passando este a ter uma nova frente de atracação com um comprimento total de 460 metros.
Para além do crescimento do cais -12 torna-se necessário também a construção de um novo cais multi-propose de 200 metros com uma rampa ro-ro e paralelo ao actual cais -7, conhecido por cais dos ferry´s, permitindo a operação simultânea de dois navios e principalmente melhorar a operacionalidade do terminal de cimento.
Acompanhará este novo cais -7 a construção de um amplo parque de estacionamento destinado ao parqueamento das viaturas para embarque e zona para o público, permitindo assim a reorganização e ordenamento de toda aquela área evitando o caos de trânsito que se tem verificado ao longo dos últimos anos.
Rebuscando ainda a ideia de ali concentrar o tráfego ferry, lembro que uma das indicações do estudo da BTM, tão badalado pela Atlânticoline e Governo Regional, aconselha uma maior inter-mobilidade, ou seja, a actividade ferry e os seus passageiros poderiam ganhar em termos de economia de escala com a localização do aeroporto internacional das Lajes a poucos quilómetros, como já foi aqui referido.
Esta é apenas uma ideia das eventuais potencialidades de crescimento do actual porto da Praia da Vitória, cada um terá certamente a sua visão e opinião, mas que o porto tem pontencial de crescimento lá isso têm, ficando também por desenvolver uma gama de oportunidades empresariais que se sabe um porto alavancar.
Veremos pois o que o futuro nos reserva, até porque no estudo BTM se refere como estratégico a criação de Hubs logísticos nos Açores, e o modelo concentrionista de Ponta Delgada não desenvolve os Açores por igual.
(©) Copyrights texto: Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyrights fotos: 1ª Carlos Medeiros; 2ª e 3ª António Saez; 4ª googlesat; 5ª desconheço o autor.
4 comentários:
Ola
Esta ideia ou projecto para o Porto da Praia é de facto muito bem pensado. Fazer um terminal de cruzeiros no cais dos Americanos ( assim é conhecido ) e já agora com rampa ro-ro pois não sabemos se algum dia iremos ter uma escala com um ferrys da Armas ou outro operador, é aproveitar um excelente espaço bem situado e muito pouco utilizado.
Cumprimentos
Jorge Azevedo.
Caro Jorge Azevedo, Obrigado pelo seu comentário, ficamos contentes que alguém repare nesta ideia do Amigo Rui Carvalho, afinal também penso que não nos podemos dar ao luxo de andar a fazer novos portos quando já existen e com as potêncialidades de crescimento da PVT.
Cumprimentos,
Manuel
Acho que sim!
Naquele cais só atracam os navios da marinha(sendo isto muito raro de se ver),podendo assim aproveitar esse cais para a construção de um cais ferry.
Sendo assim aproveitar o porto localizado no Cabo da Praia só destinado para as pescas e mercadorias e na Praia utilizar para um cais ferry,mas teria de haver uma reconstrução total daquele cais.
Abraço!
Simão
Boas Simão, temos que assumir que somos pobres, e que dentro das normas de segurança temos que aproveitar o que temos e melhorar, este é o caso disso mesmo.
Abraço
Manuel
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