domingo, 9 de janeiro de 2011

Fenícios nos Açores, antes dos Portugueses?

(©) Copyright fotos: Leandro Martins, Faial.
Algum tempo atrás, publicava esta interessante foto, do nosso Amigo, Leandro, na altura o meu primeiro pensamento foi, "alguém fez uma viagem no tempo e veio parar ao porto da Horta". Recentemente um comentador de nome Tomás, enviava-me um link, que contribuía para esclarecer esta interessante viagem do, "Phoenicia". Esta embarcação é uma réplica de um antigo barco Fenício, construído com o objectico de realizar uma viagem de circum-navegação do continente Africano, que contabiliza cerca de 20 000 milhas náuticas. Mais de dois mil e quinhentos anos atrás, uma das maiores jornadas da história da humanidade começou na costa egípcia do Mar Vermelho, o historiador grego, Heródotus diz-nos como. Em 600 a.C., marinheiros fenícios realizaram a primeira circum-navegação de África, uma viagem em águas desconhecidas e anteriormente consideradas perigosas demais para tentar.
Em 2008-2010 uma reconstrução de um navio mercante fenício / Mediterrâneo, construído no antigo porto fenício de Arwad, realizou uma viagem para refazer a rota contornando o continente Africano. Recriar esta viagem histórica, foi o principal objectivo da expedição deste navio fenício.
Se toda esta história já era fascinante, ainda mais interessado fiquei quando ao ler o blog da tripulação do "Phoenicia", estes faziam uma explicação pelo facto de esta viagem incluir um desvio até os Açores (Horta). Segundo o texto lá publicado põe-se a hipótese dos antigos Fenícios já conhecerem a existência dos Açores antes do descobrimento pelo Portugueses em 1430, enfim vale a pena ler o artigo.
Mais info: The Phoenician Ship Expedition
; Imagem: Phoenician Ship Expedition

Sem comentários: