terça-feira, 22 de março de 2011

Exposição Ex-libris do Mar no Museu da Graciosa

 Adjunto do Capitão do Porto, 1º Ten. Pereira, Drº Jorge Cunha ( Director do Museu) , Capitão do Porto de A. do Heroísmo, Capitão-de-fragata, Diogo V.Branco.
 Encontra-se patente no Museu da Graciosa uma interessante exposição de marcas de posse bibliotecárias de temática marítima. Iniciativa do Grupo de Amigos do Museu de Marinha, e que é apresentada na Graciosa ( já esteve na ilha Terceira) na sequência de uma proposta do Sr. Capitão do Porto de Angra do Heroísmo, Capitão-de-fragata Diogo Vieira Branco. A mesma, é composta por 21 painéis que integram uma numerosa colecção de ex-líbris com imagética de expressão náutica, é acompanhada por um catálogo que relata detalhadamente a história do ex-librismo em Portugal.
Ex-libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros. Assim, designa-se vulgarmente por ex-líbris uma vinheta, colocada na contra-capa ou na página de rosto de um livro para indicar quem é o seu proprietário e que inclui, para além do nome deste, uma ilustração de natureza heráldica, alegórica ou simbólica e geralmente também um lema ou citação.
Esta exposição está patente até dia 8 de Abril, podendo ser visitada durante o horário de de funcionamento do museu.
Fonte: Site do Museu de Angra-(©) Copyright fotos: Rui Castro, Graciosa.

6 comentários:

César João disse...

Bom post,é disto que o povo gosta.
abraço!

p.s.e claro que a exposição deve estar a ser um sucesso?!

Manuel Bettencourt disse...

Boas Cesar, ainda não tive possibilidade de visitar, mas gostava, uma boa iniciativa sem duvida.
Abraço,
Manuel

EstivadoresAveiro disse...

Amigo Manuel,são essas exposições que nos fazem lembrar as origens do povo ligado ao mar. E pelas fotos parece-me também um bonito edifício.
Abraço
Orlando Miguel08

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Orlando, dizes bem, este povo está ligado ao mar, este mar que nos separa também nos une, infelizmente a politica tem aos poucos destruindo essa ligação histórica ao mar, esquecem-se que destruindo isso destroiem a identidade do País.
Abraço,
Manuel

Augusto disse...

Somos um Povo ligado ao Mar,desde sempre.Iniciativas como esta fazem todo o sentido.
Parabéns para a Graciosa,da Cidade Pescatória e Portuária de Matosinhos.
Augusto

Manuel Bettencourt disse...

Boas Amigo Augusto, é uma excelente iniciativa do Capitão do Porto Vieira Branco e do Museu da Graciosa. Não me esqueci da nossa história mas estou com dúvidas qual será a melhor opção.
Um Abraço para Matosinhos e para o porto de Leixões,
Manuel