quinta-feira, 31 de março de 2011

Porto de Tenerife, cheio "a tope".

Insignia, llegando. En la parte superior silueta del MSC Fantasia.
Insignia en puerto. Costa Fortuna llegando de América.
Uma jornada como a de ontem se deu poucas vezes de tão excecional movimento de navios. Às duas da tarde o porto albergava nove barcos de passageiros, dos quais cinco eram cruzeiros de grande porte (*). As cifras em conjunto dos cruzeiros são espetaculares . Mais de 15.000 visitantes, quase 500.000 tons. de deslocação e um comprimento que superava em conjunto os 1.300 metros. O primeiro em sair fué a "pequeno" Insígnia (de 30.000 tons) às 1600h, depois às 1700h o Prinsendam, chegado dantes de ontem de madrugada (ver aqui), a seguir o Costa Fortuna (procedente de Funchal). Às 1800h marcha o MSC Fantasía e, às 1900h o Independence OTS, chegado de Lisboa.
(*) Junto dos ferries Tauce, Timanfaya y Teide e o HSC Bencomo.
Salida del Prinsendam. Fantasia, Fortuna y Tindaya .
(©) Pepe Marrero (Autoridad Portuaria, Tenerife).
No recorte de LTodo podemos apreciar a situação dos navios de passageiros em águas do arquipélago, ontem às 2330h. 1 Insígnia, 2 C. Fortuna,3 MSC Fantasia, 4 Prisendam, 5 e 6 os gémeos Bela e Blu da Aida. 7 é o HSC Bentago em Agaete. O 8 corresponde com a situação do grande Independence OTS, 9 o pequeno Fran, enquanto o 10 corresponde-se com em V. Tauce e o HSC Bonanza na ilha do Hierro.
(©) www.Vistaire.es Tenerife. Obtenida desde micro Zepelin teledirigido.
(©) Copyright texto e imágenes: Antonio Sáez, Tenerife.

6 comentários:

FranciscoM disse...

O que não deixa de ser estranho é pq razão as Canárias, com tantos turistas, cruzeiros e outros navios têm uma taxa de desemprego de 29% ?

O que corre mal nessa economia ?

Manuel Bettencourt disse...

Espectaculo, amigo Saez, um dia fantastico em Santa Cruz, lindas imagens.
Saludos,
Manolo

Bruno Rodrigues disse...

Realmente um dia de sonho para qualquer entusiasta de navios, em particular de navios de cruzeiro! Para todos os gostos!

Um abraço,
Bruno

antonio sáez disse...

Querido Francisco: El fuerte desarrollo al principio de esta década, en turismo y construcción, hizo que aumentara exageradamente la entrada de emigrantes desde América y Africa. La crisis en Europa hace bajar el turismo (y sus puestos de trabajo), frenando totalmente la construcción. Una parte muy importante de ese paro lo soportan los emigrantes recién llegados. Además de ello se suma la crisis financiera (con restricción de créditos a las empresas.unadamente ahora la ocupación hotelera se está recuperando, pero se necesita una mejor orientación económica para crear tantos puestos de trabajo.
Gracias a D. Manuel por su apoyo
Salu2.

Emanuel Sousa disse...

Boas. Como diz o senhor Bruno Rodrigues Realmente deve ser "um sonho" estar a ver aquelas imagens pessoalmente. Parabens pelas fotos.

Abraço: Emanuel Sousa

antonio sáez disse...

Agradecer tanto a Bruno como al sr. Sousa sus comentarios. Verdaderamente esta jornada es imborrable, se disfruta mucho con esta concentración de buques.
Saludos desde Tenerife.