terça-feira, 12 de abril de 2011

N/M "CS CIHAN" na Praia da Vitória

 Acompanhámos esta tarde a atracação do N/M "CS CIHAN" no Porto da Praia da Vitória, sendo-lhe atribuído por nós o número 11 no escalonamento anual de navios de cereais/aditivos para rações. Apreciamos especialmente o nome deste navio CIHAN, ou seja UNIVERSO, palavra que pela sua grandeza e mistério nos leva a partilhar com todos vós o seguinte poema de Alberto Caeiro que os mais atentos reconhecem por certo como pseudônimo desse grande e misterioso poeta da pátria Portuguesa Fernando Pessoa.

O Universo não é uma idéia minha.

A minha idéia do Universo é que é uma idéia minha.
A noite não anoitece pelos meus olhos,
A minha ideia da noite é que anoitece por meus olhos.
Fora de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A noite anoitece concretamente
E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.
 DADOS TÉCNICOS:

Nome: CS CIHAN
Data e Hora da entrada: 11.04.2011 - 16:00
Indicativo de chamada: TCSL9
Nº IMO: 9045704
Porto de registo: Istanbul.
Bandeira: Turquia.
Ano de construção: 2007.
Comprimento f. a f.: 114,49 mts.
Boca máxima: 16,44 mts.
Porte (DWT): 7.600 tons.

Arqueação bruta: 5.423 Tons.
Arqueação líquida: 2.832 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,90 mts.
Último porto: Las Palmas.
Próximo porto: Aguarda Ordens.
Tipo de carga: 1518 tons de Palm Mist e Bagaço de Algodão.
Recebedor: Terceirense de Rações.
Auxiliar de proa: 350 kW.
Potência da Máquina Principal: 2700 KW.
Armador: Albatros Denizcilik Sanayi.
Agência: Thomé de Castro, Sucrs. Lda. - José Soares.
Nome do Comandante: Karabulut Mahmut.
Piloto de serviço: Henrique D'Almeida.
 (©) Copyright  texto e fotos: Cmdte Rui Carvalho, Praia da Vitória.

2 comentários:

barconauta_ disse...

Tem uma ponte engraçada este. Isto agora é todos os dias um novo! Muito bem!
Quanto à votação votei ontem, se nºao estou em erro.
Em relação à Victoria Beckam humm, gostava de ver as características técnicas dela cá, em fotos e registo biográfico ;-)
O meu Amigo Manuel daqui a dias já tem aí as turistas de Verão!
Abraço

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Ricardo, esta maré de navios diferentes na PVT deve-se ao Amigo e Cmdte Rui Carvalho, o meu agradeciemnto a ele.
Em relação à Victória Beckam, pode ser que se arranje as fotos, mas sou mesmo fã não é da Victória mas sim da Paris Hilton, é linda aquela miuda e rica hehheh.
è verdade estamos quase no Verão, quanto a turistas veremos, não tenho muita sorte.
Abraço,

Manuel