O N/M "VECTIS HARRIER" fez este sábado uma breve escala no porto da Praia da Vitória para desembarque de diverso material destinado à torre de controlo aéreo da base aérea americana das Lajes. Segundo nos foi dito destina-se este equipamento a renovação de funções de radiodetecção, radiosondagem e radiotelecomando. Mesmo sabendo-se que a base aérea americana será em 2014 reduzida a níveis mínimos no que respeita a pessoal e actividade logística, não se deixará de investir na segurança e na operacionalidade deste grande porta-aviões fundeado no meio do oceano Atlântico.
Nome: VECTIS HARRIER.
Data e Hora da entrada: 29.12.2012 - 11:00
Indicativo de chamada: 2FBR6.
Nº IMO: 9594303.
Porto de registo: Douglas.
Bandeira: Isle of Mann.
Ano de construção: 2012.
Porte (DWT): 8.557 tons.
Arqueação bruta: 6.190 Mtons.
Arqueação líquida: 2.274 Mtons.
Calado máximo à entrada: 6,40 mts.
Estaleiro: Jiangsu Yangzijiang Shipbuilding Co. Ltd. - Jiangyin JS - Nº. YZJ2010-939.
Último porto: Wilmington.
Próximo porto: Casablanca.
Tipo de carga: 43 Tons. de Carga Geral.
Recebedor: Força Aérea Americana.
Auxiliar de proa: 400 Kw.
Potência da Máquina Principal: MaK - 1x6M32C-4S-SA-LV -.3.000 Kw.
Armador: Super Greenship BV.
Agência: BENSAUDE Ag. Navegação. - João Martins.
Nome do Comandante: Andrii Berestianyi.
Piloto de Serviço: Henrique Almeida.
(©) Copyright texto: Cmdt Rui Carvalho, Praia da Vitória.
(©) Copyright fotos: Duarte Lourenço, Praia da Vitória.
7 comentários:
Que tengas un muy Feliz 2013 y todo se cumpla en los posible
Amigo Manuel Feliz ano2013 para si e toda afamilia com tudo de bom,que o proximo ano seja possivel encostar o meu barco na vossa ilha Graciosa.
Amigo Berto Grácias, para ti e família também um Bom 2013!
Saludos
Manuel
Amigo Fernando Henriques, Um Feliz 2013 também para a sua família, ficaria contente de o ver por cá!
Abraço,
Manuel
Antes de mais, um bom ano para si Manuel e toda a sua familia.
Depois tenho de dizer que desgosto totalmente da proa deste navio. Não discuto a eficiência desta nova geração de proas que anda a aparecer por aí (até porque não sou engenheiro naval), mas se a moda pega vou sentir muitas saudades das proas clássicas. Pensei que só os navios offshore iam aderir a isto mas vejo que é melhor preparar-me para o "pior".
Boas fotos.
Amigo Victor, Obrigado! Um excelente 2013 para si e sua família.
Quanto à proa não posso dizer que desgosto, mas como bem diz não somos eng. navais, enfim estas proas e a xbow, pode ser o futuro daqui por uns anos.
Estou a pensar no novo trimaram da Austal também tem uma proa recta!
Abraço
Manuel
Manuel, depois de ver as proas da futura classe de destroyers da US navy, classe "Zumwalt", já nem digo nada. São o inverso das actuais:
http://i.i.com.com/cnwk.1d/i/tim/2012/04/12/zumwalt_navy_destroyer_620x350.jpg
Mas se formos ver por ex. as fotos de alguns destroyers antigos, damos conta que aquilo que alguns pensam ser uma novidade é apenas um repescar de uma ideia já velha:
http://www.cityofart.net/bship/ijn_suzuya_exnovik_1108.jpg
http://hobbyterra.com/images/products/combrig/cg3529wl-fh.jpg
Mas neste caso porque foi preciso dar esta volta toda para voltarmos ao mesmo? Faz lembrar o mundo da moda... Muda alguns detalhes mas de resto "anda em circulo".
Amigo Victor, só agora estive a ver os links, de facto deve ser mesmo uma questão de moda! a xbow também é um voltar para trás no tempo.
Abraço
Manuel
Enviar um comentário