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Várias vezes aqui escrevi a minha humilde opinião sobre o serviço ferry, mas hoje quanto a mim faz todo o sentido voltar a chamar à atenção para as virtudes deste serviço, numa altura em que todas as rampas ro-ro estão operacionais. Também várias vezes referi que entendo que este serviço devia evoluir para uma operação anual incluindo a carga rodada inter-ilhas (Sem esse acréscimo, não!), na minha opinião só assim se começaria a desenhar um serviço com sustentabilidade, mas infelizmente penso estar longe desse meu sonho, continuaremos a proteger certos lobbies sustentando poucos em detrimento de muitos, mas mesmo assim não deixarei de sonhar.
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Porque me preocupa isto? Bem meus Amigos vivo numa pequena ilha que infelizmente enfrenta um Enorme problema que é a constante perda de população. Estou convencido que um serviço ferry inteligente e anual, seria uma "ponte" perfeita entre todas as ilhas, possibilitando uma maior, mais fácil e mais económica circulação inter-ilhas. Acredito que essa "ponte" seriam factor de maior desenvolvimento sócio-económico dos Açores e poderia com a maior circulação de pessoas e bens potenciar uma forma de as pequenas ilhas voltarem a ganhar população, mesmo que numa primeira fase fosse flutuante. À milhares de anos os romanos acharam fundamental construírem as suas estradas até à antiga Roma, e nós quanto tempo mais vamos adiar essas "estradas" permanentes inter-ilhas? Sendo que a forma mais barata e funcional é um ferry, 10, 20 anos mais? Atenção que o tempo não espera pelo tempo!
As fotos deste post são de 8 (Hellenic Wind) e 9 de Agosto (Express Santorini), e registam o movimento de passageiros e viaturas que chegam principalmente para as Festas do Senhor Santo Cristo, que decorrem nesta altura na ilha.
Como é totalmente impossível registar estas imagens recorri a dois Amigos o Mário Jorge, e João Agostinho, aos dois o meu Sincero Agradecimento!
© Copyright fotos: Mário Jorge e João Agostinho, Graciosa.
6 comentários:
O Hellenic Wind mantem os motores a funcionar daquela maneira depois de atracado com os carros a descer a rampa e tudo?
O segredo em ver mais vezes essas imagens bonitas de desembarque na Graciosa, é as pessoas conhecerem com antecedência o que podem contar em termos de regularidade, haver uma clara definição do que podemos ter, quando e como, isso interessaria ao cidadão em geral e muito mais aos demais agentes económicos, esse é o segredo de sucesso de qualquer serviço de transporte. penso que teríamos de ver escalas semanais para Março a Junho e Outubro a Dezembro e de preferência num mesmo dia da semana para que as pessoas soubessem intuitivamente o dia do ferry e se possível ate a hora, pensar permitir que por exemplo as empresas pudessem passar o dia inteiro na Graciosa e voltar ao fim do dia a Terceira permitindo negociar vender gerar economia fazer crescer as empresas locais e de fora, ver se seria possível isso e como, haver um trajeto que permitisse Ponta Delgada - Praia da Vitoria - Graciosa, ligando os dois maiores mercados com o mais pequeno.
Claro tudo isto teria de ser visto num contexto mais vasto e complexo que são os Fluxos gerados nos Açores enquanto arquipélago pelo seu todo.
A maneira como o fazemos é que varia muito... um conceito ferry cruise com velocidades para as deslocações noturnas entre ilhas mais distantes de grupos diferentes permitindo velocidades mais reduzidas e noite num pequeno hotel flutuante estilo hurtigruten na Noruega, ligações mais rápidas entre ilhas do mesmo grupo, sair ao fim da noite de ponta delgada jantar e dormir descansado num pequeno hotel flutuante chegar a praia da vitoria ao despontar do dia ou ainda madrugada e seguir logo de manha para cada uma das ilhas do grupo central e voltar ao fim do dia fazer nova viagem de madrugada mas em sentido contrario para na madrugada fazer a passagem novamente para o grupo ocidental. Será que este modelo interessa ou pelo contrario, preferimos ser um pouco menos sustentável mas havendo mesmo que ligações a luz do dia mesmo que demorando cerca de 3 horas entre os grupos e ligando um pouco mais tarde as ilhas do grupo central. os pros e contras dos diversos modelos devem ser todos muito bem analisados, mas uma coisa parece-me obvia seja qual for o modelo possível fazer bem melhor com o que agora os portos dispõe isso sem duvida alguma é possível.
Caro Duarte Viveiros, excelente comentário, obrigado pela participação! O blog também é feito de comentadores e comentários!
Caro Anónimo, sobre certas questões não posso responder, mas não se esqueça que a escala é curta e se houver um atraso, ainda mais curta fica!
Cumprimentos aos dois e voltem sempre
Manuel
O Ferry Nefeli que era da HellenicSeaways vai começar a operar pela Venezuelana Navibus na rota de Margarita com o nome La Galera
Nefeli
http://i237.photobucket.com/albums/ff128/nenez0r/1821267.jpg
La Galera
http://i237.photobucket.com/albums/ff128/nenez0r/lagalera.jpg
Na rota de Margarita também entrou a pouco tempo o antigo Ferry Espanhol Euroferry Passifica agora a operar pela companhia Venezuelana Conferry com o nome "Virgen del Valle II"
Caro DB, obrigado pelo comentário, pelo que li penso que vai um hsc da acciona também!
Cumprimentos e volte sempre
Manuel
http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=46078
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