Panama Canal Gatun Locks ® Wikipédia
“Os Açores vão estar no centro do futuro do mar português. O arquipélago será determinante para o transporte marítimo ...” Jornal Expresso 21/12/2013
Autor: Gonçalo Almiro Matos Costa
Só quem andar, muito, distraído não se terá apercebido do alcance da ideia acima transcrita.
Na verdade, é já no ano de 2014 que se irá inaugurar o alargamento do Canal do Panamá, permitindo assim que uma nova geração de navios chamados de post-panamax (que podem atingir os 366 metros de comprimento, 49 de largura e 15 de calado) cruzem os oceanos, pacifico e atlântico, entre a Asia e a Europa .
Esta renovada “autoestrada” marítima tem a particularidade de se situar, grande parte dela, em aguas sob jurisdição Portuguesa e é aqui que entra a importância do arquipélago dos Açores, situado no meio do oceano atlântico, onde haverá um grande aumento de trafego marítimo, mais concretamente a Sul do Grupo Oriental .
Ok e qual será a melhor maneira de os Açores aproveitarem a sua estratégica localização?
Vamos por partes, em primeiro lugar é necessário gerir, vigiar e garantir a segurança desta nossa autoestrada marítima ou seja o Estado Português deverá reforçar os meios navais e aéreos, entre outros, para assim poder garantir uma efetiva soberania Portuguesa em toda a área da sua jurisdição, legitimando por esta via a cobrança de taxas e serviços relacionados com a segurança, gestão de tráfego, monitorização ambiental, resgate de feridos etc .
Imagem retirada daqui
Em segundo lugar é necessário obter mais valias para a economia dos Açores devido ao intenso tráfego marítimo espectável. Desde a prestação de serviços de saúde de emergência , reabastecimento em alto mar (combustíveis, mantimentos, correio etc) , rotação de tripulação (possibilidade de utilização da capacidade hoteleira para descanso da tripulação), acesso a redes de telecomunicação de redes moveis (voz e dados), rebocadores (em caso de acidentes e avarias), reparações de emergência, etc.
Enfim aguardemos mais desenvolvimentos deste novo desígnio nacional que é o mar em que incontornavelmente os Açores não só fazem parte como são, em grande medida, a razão desse mesmo desígnio.
PS: Há quem defenda a utilização de alguns portos dos Açores como escala de navios post-panamax, esta opção é completamente inviável pois não se “desvia “ um navio desta dimensão para descarregar/carregar alguns contentores, alem de que nenhum porto dos Açores tem capacidade de receber navios com mais do que 12 metros de calado, alias o único porto português com capacidade para receber este tipo de navios é o Porto de Sines.
PS: Desejo aos meus leitores uma boa passagem de ano e boas entradas para o ano de 2014, Gonçalo Almiro Matos Costa
2 comentários:
Boas Manuel
Cada vez fico mais estupefacto com ideias destas.
Um abraço
JPastor
Sem desprimor, vejo especialmente castelos no ar!!
Votos de um Feliz 2014
Enviar um comentário