© Copyright fotos: Tito Nóia, Flores.
Fontes: Nordana ; Shymphony Shipping; Ferus Smit.
Um interessante e oportuno conjunto de fotos da autoria do amigo, Tito Nóia, que registam a passagem pela ilha das Flores do navio, "Nordana Star", operado pela empresa dinamarquesa, Nordana. Este é o segundo navio de uma série de seis encomendados aos estaleiros, Ferus Smit, localizados em Leer na Alemanha pela empresa holandesa, Symphony Shipping. O navio segue com destino ao porto de Argentia, no Canadá, e segundo se pode depreender das imagens públicadas na página da Symphony Shipping, este carregou no porto de Paldiski, Estónia um guindaste offshore (Ver aqui). A pausa na sua viagem e estadia ao abrigo da ilha, permitiu conhecer não apenas o navio mas também um pouco da história do seu operador.
IMO: 9721645
MMSI: 244860255
Ind. chamada: PCSX
Bandeira: Holandesa
Tipo: Carga geral / Heavy lift
T. A.B.: 6749 tons
D. W.T.: 10600 tons
Comprimento: 122.5 mts
Boca: 17 mts
Ano de construção: 2015
Gruas: 2 x 85 tons
O nome Nordanå advém da origem norueguesa e dinamarquesa (Norwegian and Danish) da empresa. A sua actividade teve início em 1957 com uma joint venture entre a norueguesa Fearnley & Eger e a dinamarquêsa DFDS. Mais tarde F & E decidiu retirar-se do serviço e continuando a gestão dinamarquesa, mas o nome continua tão forte como nunca. Inicialmente, o serviço tinha por base carryings desde o Mediterrâneo ao Caribe, América Central e México, e os navios regressavam ao Mediterrâneo através EUA / Escandinávia. Com a retoma da exploração de petróleo e gás no norte da África, um serviço direto dos EUA para Mediterrâneo foi implementado em 1961, e as escalas em portos escandinavos foram suspensas. Em 1969 foram adicionados ao serviço quatro navios irmãos convencionais com 85 toneladas de capacidade de carga pesada para dar resposta à crescente demanda pelo transporte de peças maiores e mais pesadas para o Norte de África.
Com o aumentando do congestionamento nos portos do Norte de África tornou-se evidente que a havia a necessidade de navios especializados para obter prioridade na atracação. Em 1979 foram introduzidos quatro navios Multipurpose RoRo. Os navios ofereciam um conceito totalmente novo único e sofisticado na movimentação de carga para o comércio e para o benefício distinto de muitos clientes diferentes da linha. Com a introdução de um conceito de RoRo mais avançado, os navios obtinham despachos rápidos, mesmo nos portos mais difíceis. A Nordanå desde então tem expandido o âmbito geográfico, a melhoria das frequências e ampliou os seus serviços para se tornar um dos principais transportadores regulares Multipurpose RoRo. Hoje a Nordanå é reconhecida como uma empresa portadora de especialidade, capaz de acomodar diferentes necessidades de seus clientes para movimentação de carga, confiabilidade e escalas.
Sem comentários:
Enviar um comentário