![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2fnWO0oQ_byUFb7mT77TNrkr2EZ2joX34JVKdznskGokEP28Qj7D2RpeuXA-W-8TUzNDPnzouLjbH4vaWhccLu2gciBe96t7LOTJ5HmHfmKyyw6m6FzhvDzkqAqUT_3-6ps4V8EdrqUi9/s1600/image001.jpg)
É por isso importante como medida
de segurança preventiva efetuar Testes de Carga regulares, e não apenas visuais
de forma a avaliar a condição física do cabeço, pois a questão meramente
estética pode ser enganadora. É no contexto de uma cada vez maior preocupação
com a segurança, no global, e em particular com os cabeços de amarração que a
Portos dos Açores, mais concretamente, a DGPTG (Direção Geral dos Portos de
Terceira e Graciosa), construiu uma máquina de teste de cabeços denominada de
THC (Teste Hidráulico de Cabeços), máquina essa construída nas oficinas do
Porto da Praia da Vitória.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEBXxrLDuh5qJQU99n5dQcg4SQD2owHUBWpOeNTr0IyI9Zx_54os4ZimFEIrvR7wBUvzrhU2dr1TkGe8a4I5v6oCp6ExWVHGFPDD58PU8SyDgG005cuhyr8XHxe2Xu2UTQdbvT-h7Jw094/s320/image_cr.jpg)
A THC funciona com um sistema
hidráulico que simula diferentes intensidades de força, ângulos e direção. O
teste é executado em três estágios de 5 minutos cada, exercendo o sistema
diferentes forças programadas de acordo com o tipo e capacidade do cabeço. Para
segurança dos intervenientes nos testes a THC também está equipada com câmara
de vídeo que transmite e grava as imagens via Wi-Fi para a central de comando.
As imagens do post são referentes
aos testes efetuados no Porto da Graciosa nos dias 21 e 22 de Março.
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