Existem cabeços de amarração de
várias formas, tamanhos, capacidades ou materiais, e ao longo da sua vida vão
sofrer agressões não apenas com a corrosão mas também com outros fatores, que
poderão originar o seu enfraquecimento e das suas fixações. Se tal acontecer poderá originar acidentes
graves.
É por isso importante como medida
de segurança preventiva efetuar Testes de Carga regulares, e não apenas visuais
de forma a avaliar a condição física do cabeço, pois a questão meramente
estética pode ser enganadora. É no contexto de uma cada vez maior preocupação
com a segurança, no global, e em particular com os cabeços de amarração que a
Portos dos Açores, mais concretamente, a DGPTG (Direção Geral dos Portos de
Terceira e Graciosa), construiu uma máquina de teste de cabeços denominada de
THC (Teste Hidráulico de Cabeços), máquina essa construída nas oficinas do
Porto da Praia da Vitória.
Já foram efetuados testes mecânicos
no Porto das Pipas, Porto da Praia da Vitória, ambos na ilha Terceira, e mais
recentemente também no Porto da Praia da Graciosa.
A THC funciona com um sistema
hidráulico que simula diferentes intensidades de força, ângulos e direção. O
teste é executado em três estágios de 5 minutos cada, exercendo o sistema
diferentes forças programadas de acordo com o tipo e capacidade do cabeço. Para
segurança dos intervenientes nos testes a THC também está equipada com câmara
de vídeo que transmite e grava as imagens via Wi-Fi para a central de comando.
As imagens do post são referentes
aos testes efetuados no Porto da Graciosa nos dias 21 e 22 de Março.
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