quinta-feira, 3 de maio de 2018

Governo dos Açores autoriza concurso para concessão do terminal de carga do Porto da Praia da Vitória

O Governo Regional decidiu dar orientações à Porto dos Açores para lançar o procedimento concursal para atribuição da concessão do terminal de transbordo de contentores ('transhipment') do Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
A decisão foi hoje anunciada pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, em Angra do Heroísmo, durante a apresentação do Comunicado do Conselho de Governo.
Berto Messias adiantou que esta decisão surge do estudo promovido pela Portos dos Açores, empresa que deverá agora “desencadear os procedimentos de obtenção de uma declaração de impacte ambiental e definir o modelo de concessão do terminal de 'transhipment' de contentores do Porto da Praia da Vitória”.
O Secretário Regional frisou que estes procedimentos visam “garantir a proteção do interesse público regional”, suscitando, em simultâneo, o “posicionamento e interesse dos operadores relevantes”.
Berto Messias destacou a “localização estratégica dos Açores”, onde confluem várias rotas marítimas internacionais no Atlântico, bem como a “dimensão e condições naturais do Porto da Praia da Vitória”, que representam “vantagens competitivas" na operação de um terminal de 'transhipment'.
“A magnitude deste projeto em termos de investimento e o tipo de negócio subjacente implica, inevitavelmente, o envolvimento de operadores privados na sua implementação e exploração futura, mediante concessão”, frisou o Secretário Regional.

GaCS/TM

Sem comentários: