segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

PASSAGEM DA TEMPESTADE ‘KYLLIAN’ DEIXA ALGUNS ESTRAGOS NOS PORTOS DOS AÇORES


Comunicado
Tendo em conta a passagem da tempestade ‘Kyllian’ pelos Açores, ao longo de todo o dia de ontem, sábado e considerando os efeitos que se fizeram sentir em alguns dos espaços sob jurisdição da Portos dos Açores, S.A., bem como na perspetiva de esclarecer, neste âmbito, a comunicação social, vem a administração portuária informar o seguinte:

  1. Os diferentes espaços portuários dos Açores sofreram ao longo de todo o dia de ontem e, sobretudo, ao final da tarde e noite, quando a ondulação se tornou mais significativa, os efeitos da passagem pelo nosso arquipélago da tempestade ‘Kyllian’, tendo esta empresa pública acompanhado ao longo de todo o sábado e também durante a noite seguinte a evolução da situação, com objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência de danos, que, para já, ainda estão por determinar, concretamente ao nível dos molhes de proteção.

  1. As infraestruturas portuárias viradas aos quadrantes de Sul do Grupo Central foram as mais afetadas, com especial destaque para o Porto das Lajes do Pico e para o das Velas, na ilha de São Jorge, mas também ocorreram galgamentos de molhes-cortina e cais nos Portos do Corvo (Porto da Casa), Lajes das Flores, Madalena e Calheta (São Jorge).

  1. A Portos dos Açores, S.A. encontra-se, ainda, a avaliar a extensão dos estragos verificados, o que prosseguirá nos próximos dias e especialmente quando as condições de mar o permitam, com total segurança para os recursos humanos envolvidos, sendo, neste momento, a situação mais relevante a do Porto das Velas, onde quatro contentores estacionados na plataforma e no parque de contentores foram arrastados para o mar.

  1. Dois desses contentores foram estabilizados e um deles foi já recuperado para terra, embora quanto aos outros dois ainda não tenha possível determinar a sua posição exata, no fundo do porto, o que levou, como medida de precaução, a que a Autoridade Marítima, por edital de “aviso à navegação”, condicionasse o acesso àquele porto, até apuramento de estarem reunidas as condições de segurança para o normal retomar das operações de tráfego de navios.

  1. No dia deste domingo foram já realizados, entretanto, mergulhos na bacia do Porto das Velas, embora, em virtude das águas se apresentarem com reduzida visibilidade, os trabalhos levados a efeito não tenham sido conclusivos, pelo que irão prosseguir já amanhã.

  1. A Portos dos Açores, S.A. reafirma o seu empenho em que a operação marítima, nos espaços sob sua jurisdição, se faça com respeito pelas condições de total segurança para pessoas e bens e, dessa forma, também, para recuperar, no mais curto prazo de tempo, a normalidade das operações portuárias nas Velas.


Horta, PA-SA, 24 de Fevereiro de 2019


Portos dos Açores, S.A.
Departamento Jurídico, Administrativo e de Comunicação

Sem comentários: