quinta-feira, 11 de março de 2010

Fragata "Bartolomeu Dias" em S. Miguel



Dando brio e lustre à cerimónia de rendição do Comando da Zona Marítima dos Açores, chegou hoje a Ponta Delgada um dos mais modernos vasos de guerra da Marinha Portuguesa. Trazendo a bordo um destacamento aéreo, constituido por um helicóptero Lynx e respectivo pessoal, a fragata "Bartolomeu Dias" atracou cerca das nove horas da manhã no cais das "Portas do Mar" local onde terá lugar parte da cerimónia. Com 122 m de comprimento e 3.300 tons de deslocamento, a "Bartolomeu Dias" é dos maiores navios da armada e navegou desde Lisboa em companhia da corveta "João Coutinho" que vem substituir na missão de soberania e fiscalização dos espaços marítimos, a "Baptista de Andrade". Posteriormente, ao início da tarde, as duas corvetas atracaram igualmente nas "Portas do Mar".
Fotos e texto: Colaboração de um Amigo de S. Miguel.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma corveta para cobrir tão vasta área enfim.

Pseudocodigo

Manuel Bettencourt disse...

Caro Anónimo, Obrigado pela sua visita e comentário, talvez fosse melhor duas mas não me sinto avontade nesse assunto.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel

Anónimo disse...

Ainda se cá ficasse a Fragata, mas quem cá fica é a velhissima Corveta.
De qualquer modo vejo-as muitas vezes no POL NATO da Praia da Vitória em importantíssimas missões, como por exemplo a BX2010.
Mas como temos uma vasta área marítima cheia de mar e poucos piratas (o alfeite está cheio deles, por ex.), as Fragatas e os Submarinos vão navegar para outras águas (mais calmas de certeza).

Ass: Fisgaóanzol

Manuel Bettencourt disse...

Caro Visitante, Obrigado pela sua visita e comentário, também gostava que ficasse cá a Fragata talvez um dia tivesse sorte de lhe tirar umas fotos, a NRP João Coutinho já lhe tirei fotos.
No Alfeite quero acreditar que não existem piratas mas sim homens que honram a Pátria e a Marinha Portuguêsa, mas se lá hipotéticamente houver algum pirata não é de estranhar eles existem em todo o lado e em todas actividades.Por favor pode-me explicar o que é a BX2010?
Cumprimentos e volte sempre
Manuel