quarta-feira, 10 de março de 2010

Sines <--> Ponta Delgada?.

Em fotos obtidas a semana passada no estaleiro de Barreras em Vigo, pelo Sbt. Alfredo Campos, podemos apreciar que o novo ferryboat de Armas leva um considerável atraso na sua construção. Por enquanto só se rematou parte do casco e uma parte pequena da super estrutura do navio. Da comparação com o estado que apresentava em arquibancada o V. Tijarafe - pouco antes de sua bota-fora -, se poderia avançar que será practicamente impossível entregá-lo antes de fim de ano.
A Companhia precisa que ainda não se fixado nome algum para este novo navio, se bem se sugeriu o de V. de Tegueste por particulares, enquanto fontes ligadas N. Armas analisam a possibilidade de um nome afim às áreas insulanos de Açores ou Madeira (V. dó Pico), em um ´piscada´ a sua vinculação a estes arquipélagos. Um dos novos trajetos estudados inclui uma nova linha que uniria Sines (Portugal continental) com Ponta Delgada (em Açores), via Funchal.
Fuentes de los blogs: Foro Fotosdebarcos, Vigo;
Farinha Ferry, Madeira y Del acontecer portuario, Tenerife.
(©) Copyrights fotos: A. Campos e Ast. Barreras. Vigo.

4 comentários:

Rui Carvalho disse...

Caro Antonio Sáez

Espero sinceramente que seja Sines - Praia da Vitória.
No entanto, os Açores (9 ilhas em 3grupos)sob o ponto de vista dos nossos governantes (maioritariamente de São Miguel - "Curiscos")são muito pareceidos com o arquipélago da Madeira, ou seja, S.Miguel é a Ilha da Madeira, Santa Maria ali ao lado é o Porto Santo (para as férias dos Micaelenses) e o resto das das ilhas são as "DESERTAS".
E assim se governa com equidade.

Abraço

Rui Carvalho

P.S. - Dada a conjectura será melhor dar o nome de VULCAN DE FURNAS.

Manuel Bettencourt disse...

Amigo Rui, o porto da Praia da Vitória oferece algo de grande valor na minha humilde opinião que é centralidade geográfica, por isso gostava de ver no futuro um porto da Praia da Vitória ainda mais activo ( mais navios) e se possivel com a escala da Armas podia ser Sines-Ponta Delgada-Praia da Vitória- Funchal-Sines. Estou a pensar que se algum dia alguem da Armas lê isto vai dizer ou pensar "em minha casa mando eu".

Abraço
Manuel

antonio sáez disse...

Querido Rui:
Evidentemente, hay parte de conjeturas en lo indicado en el post, pero también hay certezas. Para Armas salir de P. Vitoria sería más seguro comercialmente
(serviría así al 70% población azoriana). PV a PD, menos de cuatro horas de Ferry 24-26 nos. Qué opinaría AtlánticoLine ??
El primer buque no creo que esté operativo hasta abril 2011.
Otra certeza es el encargo de CUATRO nuevos ferries al astillero Barreras --dos por año--. A menos que retire dos de los encargos, la necesidad de expansión de Armas fuera de Canarias es evidente. Creo que esta sería una de las primeras líneas a considerar.
Tomando en serio V. Furnas, es más local que V. Pico que representa no sólo a la región azoriana sino también es un icono portugués, conocido en el exterior.
La "guerra insular" no es exclusiva de Açores. En Canarias hay una enorme rivalidad entre Tenerife y G. Canaria.

Manuel:
Armas es una empresa comercial que vigila por sus intereses y por tanto, los de sus posibles clientes. Pienso que sería sensible al interés del pasaje siempre que no interfieran las "limitaciones" políticas.
Un abrazo de Antonio.

Rui Carvalho disse...

Caro António

Estou convencido que caso a ARMAS decida navegar para os Açores, deverá encontrar os mesmos problemas e a mesma oposição que tem encontrado na Madeira.
Mas também sei que se o serviço fôr favorável a todos os Açoreanos, o VÚLCAN DE FURNAS terá todo o agrado do povo dos Açores.

Abraço

Rui Carvalho

P.S. - Temos vindo a "lutar" pela centralização da distribuição das cargas, mas os "LOBBY'S" ainda são muito fortes.
Tenho a certeza que a razão vencerá.