Esta estreia do "RUBY", fica marcada na minha memória pela utilização do rebocador da APTG, SA adstrito ao porto da Praia da Vitória "O BRAVO", uma vez que o navio tinha uma avaria no impulsor de proa, a manobra de entrada assessorada pelo Piloto de serviço, permitiu também á lancha de Pilotos "ELECTRA", pôr em acç
ão a sua polivalência que a caracteriza.
A Box Lines escala assim a Graciosa uma semana depois da ultima viagem, e como facilmente se pode perceber teve que empregar o seu empenho e vontade, e utilizar os meios dísponiveis para operar , mantendo assim a habitual semana ímpar que permite a sempre importante ligação com a Madeira, através da Transinsular ( baldeação em PDL), exemplo disso a maior parte da carga de ontem eram contentores de gado bovino, e alguns deles com destino a esse tão apreciado mercado . Ao contrário do que aconteceu recentemente, desta vez (como sempre) ninguém se referiu ao facto positivo de termos contentores duas semanas consecutivas, nem muito menos ao esforço que foi feito, parece-me que nesta sociedade quando se faz algo positivo passa despercebido, apenas se valoriza o negativismo e o mal dizer, e ás vezes com grande falta de precisão, por isso não admira que este País esteja deprimido, e não é pouco.
Nome: RUBY
A Box Lines escala assim a Graciosa uma semana depois da ultima viagem, e como facilmente se pode perceber teve que empregar o seu empenho e vontade, e utilizar os meios dísponiveis para operar , mantendo assim a habitual semana ímpar que permite a sempre importante ligação com a Madeira, através da Transinsular ( baldeação em PDL), exemplo disso a maior parte da carga de ontem eram contentores de gado bovino, e alguns deles com destino a esse tão apreciado mercado . Ao contrário do que aconteceu recentemente, desta vez (como sempre) ninguém se referiu ao facto positivo de termos contentores duas semanas consecutivas, nem muito menos ao esforço que foi feito, parece-me que nesta sociedade quando se faz algo positivo passa despercebido, apenas se valoriza o negativismo e o mal dizer, e ás vezes com grande falta de precisão, por isso não admira que este País esteja deprimido, e não é pouco.
Nome: RUBY
Estaleiro: Qingshan, Wuhan, China.
T. arqueação bruta: 4454 tons
T. arqueação líquida: 2141 tons.
Comprimento: 100,6 mts.
Boca: 18,8 mts.
Calado: 6,65 mts.
Velocidade:15,4 nós.
Motor principal: MAK 9M32 C, 4320 Kw a 600 rpm.
Bowthruster: 350 Kw
Acomodação: 13 pessoas/ 13 cabines.
Capacidade Teus: 505
Gruas: 2 x 40 tons
Copyright fotos: MM Bettencourt: 2ª e 6ª João V. Gouveia, Graciosa.

Copyright fotos: MM Bettencourt: 2ª e 6ª João V. Gouveia, Graciosa.
3 comentários:
Já vi este menino por Lisboa, mas não houve oportunidade para fotografá-lo! É um navio "igual" aos que estão nas carreiras das ilhas...
Amigo Ricardo, este menino como sabes é irmãozinho do Apolo, S. Rafael, S. Gabriel que por cá passaram nos ultimos anos.
Abraço,
Manuel
Sim Manuel sei disso, é aliás um tipo de navio bastante vulgar de construção Alemã. Já visitei um estaleiro (na net, penso que o mesmo onde este foi construído), e só lá estavam 4 do género destes parados, mas com nomes todos esquisitos, talvez algum dia, algum dia ainda cá venha parar...são navios funcionais!
Enviar um comentário