quarta-feira, 8 de junho de 2011

N/M "CP Valour" o encalhe

 Photo copyright CP Ships Limited.

Dia 9 de Dezembro de 2005, o navio porta contentores “CP Valour”,  com 172 metros de comprimento e bandeira das Bermudas, navega procedente de Montreal com destino a Valência, Espanha. A determinada altura  perto da ilha do Faial, é registada uma avaria no motor do navio, um dos seus cilindros denota um aumento de temperatura,  a decisão depois de alguma ponderação e estudadas várias hipóteses acaba por ser efectuar a reparação num local abrigado do vento e da ondulação, observando as cartas esse local parece ser a Baía da Praia do Norte, ilha do Faial. Na manobra de fundear o navio acaba por encalhar, as tentativas para libertar o navio são infrutíferas, o primeiro a tentar foi o rebocador, “Ilha de S. Luís”, mais tarde é a vez do poderoso "Fotiy Krylov", acabando por terminar as tentativas para retirar o navio a 25 de Dezembro de 2005, ficando-se então à espera da sua remoção, entretanto este acidente havia causado poluição.
Brevemente publicaremos mais dois posts com mais algumas fotos relativas a este tema (  "CP Valour o resgate" e "CP Valour a ultima viagem".
Fonte:
(©) Copyright fotos:  Miguel Nóia, Faial. 
Post por: Miguel Nóia e MM Bettencourt.

5 comentários:

Anónimo disse...

Em são jorge 2 traineiras andaram à guerra/confrontos por causa da pesca do atum. aconselho ao blog a publicar e desenvolver esta noticia dos nossos mares.

Anónimo disse...

deixo o link http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/saojorgeonline/?k=Guerra-entre-Traineiras-dos-Acores-e-Madeira.rtp&post=33815

Manuel Bettencourt disse...

Obrigado pelo link Caro Visitante, espero que esta situação não se repita, mas felizmente parece que tudo acabou em bem.
Abraço e volte sempre
Manuel

Já publiquei o vídeo, como sempre os comentários estão abertos, e são sempre bem-vindos.

Marcelo Sousa disse...

Olá Manuel
Era só para perguntar quando é que vai publicar os outros dois posts sobre o CP Valour pois como já sabe, moro no Faial e por acaso vi o barco a navegar perto da minha residência pouco antes de encalhar pois moro muito perto do local do encalhe.
Abraço
Marcelo Sousa

Manuel Bettencourt disse...

Boas Marcelo tu tens razão na tua pergunta, espero que este fim de semana me seja possivel preparar uma série de post incluindo o Cp Valour, esta semana tem sido complicada para mim, espero que hoje tudo volte ao normal.
Um Abraço
Manuel